Se você está só esperando a Black Friday para trocar o celular, é bom se preparar. O NerdBunker se juntou ao Magalu e produziu um guia de dicas para você comprar o smartphone ideal na loja.
Vale lembrar que o Jovem Nerd é parte do grupo Magalu, que já está com promoções antecipadas, que duram todo o mês de novembro. A Black das Blacks, campanha do Magalu na Black Friday, está marcada para 24 de novembro.
Voltando aos celulares, a escolha de um bom aparelho não é das mais fáceis e envolve algumas discussões subjetivas. O NerdBunker, porém, fez um intensivão tecnológico e separou alguns fatores que você não pode deixar de lado para fazer a melhor compra na Black Friday. Confira!
Memória RAM e processador
Começando pela memória RAM e processador, a dupla é responsável pelas múltiplas tarefas que um celular consegue fazer e é muito importante para os interessados de plantão.
Em smartphones mais potentes — que recebem a denominação de “topo de linha” — à venda nas lojas, é possível encontrar memórias RAM de até 12 GB, como nos casos de Samsung Galaxy S23 Ultra e Samsung Galaxy Z Fold5.
Para quem não sabe, a memória RAM armazena arquivos temporários, que fazem com que os aplicativos sejam executados rapidamente, e roda serviços em segundo plano. O ideal aqui é optar por aparelhos que tenham entre 6 GB e 12 GB de memória, para não sofrer com travamentos.
O processador, como o nome indica, tem a função de processar os dados e coordenar diferentes operações como rodar um jogo, tirar uma foto, acessar um determinado aplicativo, entre outras. A arquitetura de um processador varia entre quad-core (4 núcleos), hexa-core (6 núcleos) e octa-core (8 núcleos).
Para os que buscam uma boa união entre memória RAM e processador, vale ficar de olho em promoções da linha S da Samsung. O S22, lançado em 2022, tem processador octa-core e 8 GB de memória RAM. Para quem busca custo-benefício, fica a dica para o Samsung Galaxy S20 FE, com processador octa-core e 6 GB de RAM.
Câmera e bateria
Outra parte importante na hora de escolher um celular é a câmera. Aqui, os celulares da Apple levam vantagem e são popularmente conhecidos pela qualidade das fotos que conseguem produzir.
Contudo, vale lembrar que escolher uma boa câmera não significa, necessariamente, escolher as lentes com maior número de megapixels. Por vezes, celulares com 13 MP podem produzir fotografias melhores que aparelhos com 50 MP.
Ao escolher uma boa câmera, é importante observar as tecnologias que o aparelho tem (número de lentes, recurso para tirar fotos no escuro, mecanismo de estabilização de imagem, etc). Além disso, fica a dica de pesquisar fotos de outros consumidores produzidas pelo celular antes de colocar seu cartão ou pix para jogo.
Atentar-se a bateria também é um passo importante. Afinal, ao entrar nas redes sociais ao longo do dia, jogar nas horas vagas e assistir um videozinho ou outro, a bateria invariavelmente vai descarregar.
Aqui, o recomendado é adquirir um celular que tenha, no mínimo, 4.000 mAh (miliampere-hora, que indica a capacidade elétrica de uma bateria), o que, em geral, rende um dia de autonomia.
Para quem utiliza um número maior de aplicativos ou funcionalidades, pode ser interessante apostar em aparelhos com baterias mais potentes. Já é possível encontrar celulares com até 7.000 mAh no mercado, por exemplo.
Há também, vale o registro, acessórios que podem te ajudar nessa luta por uma maior autonomia de bateria. Os power banks são baterias externas que armazenam uma determinada quantidade de mAh e servem como fonte de energia para recarregar os celulares nas horas de aperto.
Fica a dica do power bank Geonav PB20KBK, com 20.000 mAh, que rende até 5 cargas em celulares de 4.000 mAh.
Armazenamento
Cansou de ter que ficar excluindo arquivos ou fotos para liberar espaço? Pois é, um celular com mais espaço consegue te livrar dessa dor de cabeça. Além disso, é válido destacar que, caso um smartphone fique muito cheio, é possível — e até provável — que o aparelho apresente lentidão.
Ou seja, investir em um bom armazenamento pode te livrar de problemas de funcionamento em seu aparelho, como travamentos em aplicativos.
Aqui, a regra é muito simples: quanto maior, melhor. É possível encontrar aparelhos de até 1 TB de armazenamento, como o iPhone 15 Pro Max e Samsung Galaxy Z Fold5. Os celulares, contudo, estão na faixa de mais de R$ 10 mil.
Para os que querem apostar no custo-benefício, um caminho são os celulares intermediários, que têm até 256 GB de espaço. É o caso do Samsung Galaxy A34, com 256 GB, e na faixa de preço de R$ 1.899,00.
As melhores promoções de celulares na Black Friday estão no Magazine Luiza
Tem um sistema operacional preferido e não esconde a torcida na disputa entre Android ou iOS? É da galera que só compra iPhone ou é fã dos celulares da Samsung? Essas e outras marcas de smartphones deverão marcar presença na Black Friday da loja.
Renove seu smartphone com descontos exclusivos na Black Friday do Magalu
Além dos celulares em promoção, vale ficar de olho em acessórios como power banks, capinhas e suportes, que podem aprimorar sua experiência.
Se quiser trocar de aparelho e aproveitar para dar um up nos recursos do seu smartphone, o momento também é esse!
Economize com ofertas incríveis de celulares na Black Friday
Com essas dicas em mente, o Magalu está oferecendo diversas promoções para você garantir o seu celular dos sonhos.
Para quem já quiser queimar a largada, a loja já está com ofertas antecipadas de Esquenta Black Friday, com produtos que não ficarão mais baratos nem mesmo na Black. Vale dar uma olhadinha.
Acompanhe o NerdBunker para ficar por dentro de uma curadoria de primeira de produtos e promoções, incluindo celulares. Aproveite e conheça as nossas redes sociais, entre em nosso grupo do Telegram e mais — acesse e confira.