Continua após a publicidade..

13 ícones do cinema de terror moderno

O cinema de horror é cheio de personagens memoráveis. Quando se pensa em filme de terror, é comum pensar em Freddy Krueger, Jason Voorhees, Michael Myers e muitos outros. Acontece que o gênero é tão fértil que muitos outros ícones surgiram desde a explosão nos anos 1970 e 80.

Pensando nisso, reunimos abaixo uma lista com 13 novos ícones do cinema de terror. Além dos próprios assassinos, também lembramos sobreviventes e coadjuvantes, afinal de contas não é possível fazer horror só com o matador. A única regra da brincadeira é que os participantes precisam ter aparecido de 2000 em diante.

Confira a lista completa abaixo:

1 – Samara (O Chamado)

Samara Morgan em O Chamado
Samara saindo da TV em O Chamado. Crédito: DreamWorks/Divulgação

Para começar a lista com o pé direito, vamos começar com Samara Morgan, a protagonista da série O Chamado. Ainda que a personagem original seja Sadako, do filme japonês Ringu (1998), foi a versão norte-americana que alçou a macabra garotinha que sai do poço para assassinar suas vítimas a ícone.

Continua após a publicidade..

2 – Annabelle (Invocação do Mal e Annabelle)

Boneca Annabelle em Invocação do Mal
Boneca Annabelle em Invocação do Mal. Crédito: Warner/Divulgação

O cinema de terror é cheio de brinquedos assassinos, mas Annabelle veio para ficar. A boneca maligna estreou nos cinemas em Invocação do Mal (2013), filme baseado nos casos dos demonologistas Ed e Lorraine Warren. Mesmo não sendo a assombração principal do longa, o brinquedo fez tanto sucesso com os fãs que ganhou um filme próprio em 2014 – que por sua vez deu origem a uma trilogia solo.

Vale dizer que Annabelle está na lista também para representar os vários monstros da franquia Invocação do Mal, que a cada lançamento traz novos bichões para tirar nosso sono.

3 – Pearl (X – A Marca da Morte e Pearl)

Mia Goth como Pearl em X e Pearl
Mia Goth como Pearl em X e Pearl. Crédito: A24/Divulgação

X – A Marca da Morte (2022) apresentou a idosa Pearl como a macabra vilã que torna a vida dos protagonistas um inferno. Criador da personagem, o diretor e roteirista Ti West gostou tanto da personagem que se reuniu com a intérprete Mia Goth para bolar uma história de origem para ela. O resultado foi Pearl (2022), longa dedicado a contar a juventude nos anos 1910. Inédito no Brasil, o prelúdio foi ainda mais elogiado que X e ajudou a popularizar a imagem de Mia Goth como a assassina de vestido vermelho.

Continua após a publicidade..

4 – Esther (A Órfã)

A pequena Esther em A Orfã
A pequena Esther em A Orfã. Crédito: Warner/Divulgação

A Órfã é um suspense muito bem construído que se destaca pela personagem principal. Dedicada a infernizar a vida de uma família, Esther é a fonte de um mistério cuja resolução ficou na mente do público ao ponto de tornar o filme um queridinho cult. Muito do sucesso do longa se deve à interpretação de Isabelle Fuhrman, que interpretou a perturbadora Esther aos 11 anos e brilhou mesmo contracenando com nomes como Vera Farmiga (Invocação do Mal) e Peter Sarsgaard (Batman).

5 – Art, O Palhaço (Terrifier)

Art, O Palhaço, de Terrifier
Art não está para palhaçada. Crédito: Bloody Disgusting/Divulgação

Terrifier 2 é um filme de terror independente que caiu nas graças do público e marca a consagração de Art, O Palhaço. Criado no longínquo ano de 2008 como coadjuvante do curta The 9th Circle, o mímico sádico teve uma evolução gradual até estrelar a dobradinha Terrifier. Tão sangrento e cruel quanto carismático, o personagem se tornou favorito dos fãs e deve voltar em breve.

6 – Billy (Jogos Mortais)

Billy, o macabro boneco de Jogos Mortais
Billy, o macabro boneco de Jogos Mortais. Crédito: Lionsgate/Divulgação

A franquia Jogos Mortais conseguiu um feito e tanto ao popularizar uma figura que não é nem um personagem. Presente em todos os filmes da saga, a marionete que explica os jogos para os participantes se tornou o símbolo desse universo cheio de mortes e armadilhas sinistras. O pobre Billy não tem nem o nome citado ao longo dos nove filmes, e ainda assim conquistou um espacinho em nossos corações.

7 – Chris (Corra!)

Daniel Kaluuya como Chris em Corra!
Chris revive traumas em uma das grandes cenas de Corra! Crédito: Universal/Divulgação

Escrito e dirigido pelo talentoso Jordan Peele, o filme Corra! se tornou um dos terrores mais aclamados dos anos 2010. Muito dessa popularidade está ligada à figura de Chris, o protagonista vivido por Daniel Kaluuya (Black Mirror). Preso em uma situação no mínimo esquisita, as descobertas e reações do personagem é o que alimenta o longa.

Continua após a publicidade..

Não à toa, Peele repetiu a parceria com Kaluuya em Não! Não Olhe! (2022), outro dos grandes filmes de terror dos últimos anos.

8 – Grace (Casamento Sangrento)

Samara Weaving em Casamento Sangrento
Samara Weaving como Grace em Casamento Sangrento. Crédito: Fox Searchlight/Divulgação

Casamento Sangrento acompanha Grace, uma noiva que precisa literalmente sobreviver a uma noite de jogos em que a “brincadeira” escolhida é ser caçada pela família de seu noivo. Cheio de tensão, reviravoltas e até humor, o filme é carregado por Samara Weaving, que interpreta a noiva fugitiva. É do carisma e entrega da atriz que surgem alguns dos momentos mais memoráveis deste que é um dos horrores mais divertidos dos últimos anos.

9 – Tara Carpenter (Pânico)

Jenna Ortega como Tara Carpenter em Pânico
Jenna Ortega como Tara Carpenter em Pânico. Crédito: Paramount/Divulgação

Quinto filme de uma das franquias mais queridas do terror, Pânico (2022) apresentou um novo elenco de vítimas. Uma delas é Tara Carpenter, jovem que sofre o ataque brutal que abre a retomada da saga. Além de sobreviver ao assassino Ghostface, a personagem merece lugar na lista por representar os vários papéis de Jenna Ortega no horror. Com apenas 20 anos, a atriz já esteve em A Babá: Rainha da Morte (2020), Terror no Estúdio 666 (2022), além do já citado X – A Marca da Morte e até séries como Wandinha e VOCÊ, que brincam com o gênero à própria maneira.

10 – Fauno (O Labirinto do Fauno)

Doug Jones como Fauno em O Labirinto do Fauno
Doug Jones como o misterioso Fauno de O Labirinto do Fauno. Crédito: Warner/Divulgação

Entre assassinos e vítimas, o terror também reserva espaço para outros papéis. Um exemplo é o Fauno, de O Labirinto do Fauno (2006). Misteriosa e sinistra, essa criatura é responsável por levar a protagonista Ofelia (Ivana Baquero) para sua fantástica aventura. Vivido por Doug Jones, o Fauno mostra diferentes faces que o tornam tão enigmático quanto carismático. Isso sem falar no visual, que garante ao personagem o posto de um dos monstros mais memoráveis da história do cinema.

11 – Thomasin (A Bruxa)

Anya Taylor-Joy como Thomasin em A Bruxa
Anya Taylor-Joy como Thomasin em A Bruxa. Crédito: A24/Divulgação

Ter a responsabilidade de protagonizar um dos filmes de terror mais comentados do ano não é para qualquer um, mas Anya Taylor-Joy conseguiu. Protagonista de A Bruxa (2015), ela interpreta Thomasin, a filha mais velha que acaba se tornando o bode expiatório de uma família banida de seu lar. Os horrores que a personagem precisa enfrentar e sua evolução se tornaram marcantes o suficiente para alçar não apenas a atriz, como também o diretor e roteirista Robert Eggers e até a distribuidora A24, que entrou no radar dos cinéfilos de plantão.

12 – Annie (Hereditário)

Toni Collette como Annie em Hereditário
Monólogo de Toni Collette torna o jantar de Hereditário um dos mais memoráveis do cinema. Crédito: A24/Divulgação

Lembrado entre os filmes mais perturbadores dos últimos anos, Hereditário (2018) acompanha o cotidiano cada vez mais insano e trágico de uma família após a perda da avó. A figura central desse lar é Annie, artista vivida magistralmente por Toni Collette. Talentosa, a atriz incorpora a macabra espiral de loucura que dá o tom do projeto em uma interpretação primorosa.

13 – Pennywise (It: A Coisa)

Bill Skarsgard como o aterrorizante palhaço Pennywise em It - A Coisa
Bill Skarsgard deu nova vida ao palhaço Pennywise. Crédito: Warner/Divulgação

Tá certo, o Pennywise não é exatamente um “novo” ícone do terror. Você pode dizer que eu roubei citando um personagem criado para o livro It – A Coisa de 1986, que ganhou versão em live-action no filme para a TV de 1990. Não tiro a razão dessa acusação, mas defendo a inclusão pois a versão de Bill Skarsgard renovou a força do palhaço maligno no consciente coletivo. Cada detalhe da interpretação do ator tornou o personagem ainda mais amado (e temido), ao ponto de It – A Coisa (2017) ter se tornado a maior bilheteria da história do terror.

Bônus: Gabriel (Maligno)

Gabriel prestes a atacar vítima em cena de Maligno
Gabriel prestes a atacar uma vítima. Crédito: Warner/Divulgação

Lançado em meio à pandemia, Maligno (2022) acabou passando batido por muita gente. Essa injustiça vêm sendo corrigida aos poucos, já que o público está revisitando o último filme de James Wan (Invocação do Mal, Jogos Mortais). O ponto central da produção é o misterioso vilão Gabriel. Dono de uma das cenas de transformação mais memoráveis da década, o personagem já caiu no gosto dos aficionados por terror, que o abraçaram em toda a sua maldade e esquisitice. O tempo dirá se ele merece o título de ícone, mas nós aqui do NerdBunker acreditamos que sim.

Siga de olho no NerdBunker para mais novidades e desgraceiras. Aproveite e siga a gente nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *