Continua após a publicidade..

Loki retorna sem tempo a perder em estreia da 2ª temporada | Recap

Após mais de dois anos e muitas viagens pelo multiverso, o Deus da Trapaça está de volta ao MCU. A série Loki retorna ao Disney+ com uma segunda temporada de 6 episódios e sem tempo a perder, já que a AVT está ameaçada e pode desmoronar o próprio espaço-tempo como o conhecemos.

[Atenção: Zona de Spoilers de Loki abaixo]

O primeiro capítulo do novo ano retoma os acontecimentos imediatamente após o fim da primeira temporada. Para refrescar a sua memória, recapitulemos rapidinho: Loki (Tom Hiddleston) e Sylvie (Sophia Di Martino) chegam à Cidadela no Fim do Tempo. Lá, os dois descobrem o enigmático Aquele Que Permanece (Jonathan Majors), que explica que a AVT e a “linha do tempo sagrada” são um grande plano para evitar o surgimento de outras variantes de si mesmo dispostas a destruir o multiverso. Algo que já foi visto, por exemplo, em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023), que apresentou a variante maligna Kang, o Conquistador.

O antagonista apresenta aos Lokis (Sylvie é uma variante feminina do personagem) a opção de manter as coisas sob o controle, assumindo a AVT, ou deixar que as linhas do tempo ramificadas cresçam sem a interferência da agência temporal.

Continua após a publicidade..

Após uma discussão que logo descamba para a porradaria, Sylvie mata Aquele Que Permanece e empurra Loki por uma porta temporal para uma AVT diferente, na qual o próprio Aquele Que Permanece é endeusado em estátuas gigantescas e antigos amigos como Mobius (Owen Wilson) e a caçadora B-15 (Wunmi Mosaku) não reconhecem o Deus da Trapaça. E aí que vem a primeira pegadinha da temporada 2.

A pergunta não é “onde””, mas “quando?”

Ao contrário do que se imaginava, Loki não é enviado para uma realidade diferente. O anti-herói acaba na mesma AVT, mas centenas (talvez até milênios) de anos antes da briga contra Aquele Que Permanece. Justamente por isso, Mobius, B-15 e toda a turminha da agência temporal nem sequer conhecem, ainda, o personagem.

Loki corre pelos corredores da AVT, desesperado em voltar para Sylvie e também para fugir das tropas da agência, que agora o caçam. Após uma perseguição que tem até o anti-herói saltando entre carros voadores e quebrando tudo nos sempre excêntricos escritórios da AVT, o protagonista é “sugado” de volta para o “presente”, que lida com o crescimento descontrolado das ramificações na linha do tempo.

Continua após a publicidade..
Loki e Mobius correm para salvar a AVT. Crédito: Marvel Studios/Reprodução

Loki encontra o “seu” Mobius, que leva o protagonista aos porões da AVT para solucionar o problema do deslize temporal. Acontece que o asgardiano está “deslizando” pelo tempo, podendo, a qualquer momento, ser sugado para diferentes pontos da linha temporal. Para encontrar uma solução, a dupla vai atrás de um cara que entende uma coisa ou outra sobre multiverso.

Tudo em todo o lugar na AVT

Loki e Mobius vão ao setor de reparos da agência temporal, onde trabalha o simpático Ouroboros. Vivido pelo maravilhoso Ke Huy Quan (Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo), o personagem chega com uma bem-vinda novidade no segundo ano da série e se encaixa perfeitamente na loucura temporal da trama.

Isso porque o roteiro, de forma divertida, brinca com a identidade do personagem (Ouroboros é a serpente que devora a própria cauda) ao trazer um paradoxo para resolver o deslize temporal. Isso porque o Ouroboros do presente explica que deslizes temporais nunca existiram na AVT… até o Loki do presente deslizar para o passado, onde encontra um Ouroboros “mais jovem”. Loki e o O.B. do passado bolam uma engenhoca que ajudará o asgardiano a retornar, inteiro, para a linha do tempo principal, o que, por consequência, faz com que o Ouroboros do futuro/presente já tenha o mecanismo pronto e as memórias da interação com Loki chegando em tempo real.

Ke Huy Quan chega como destaque do novo ano. Crédito: Marvel Studios/Reprodução

Ou seja, o Ouroboros do presente tem a solução para o problema de Loki, porque o protagonista deslizou ao passado para ajudar o próprio Ouroboros na resolução da questão, o que aconteceu porque Loki precisou, em primeiro lugar, procurar o Ouroboros no presente. Onde o ciclo da serpente começa ou termina, já queimamos neurônios o suficiente tentando decifrar…

Continua após a publicidade..

O.B., Mobius e Loki bolam um plano para capturar o protagonista pelo tempo e salvar a própria AVT do colapso. Isso porque o crescimento desenfreado de linhas do tempo está sobrecarregando o tear temporal, mecanismo que transforma o tempo abstrato em uma linha do tempo física. O colapso do tear significaria também a destruição completa da AVT e de todas as linhas do tempo.

Para se salvar, Loki precisa estar fora do espaço e do tempo no exato momento em que Mobius acoplar um dispositivo para pescá-lo do tempo abstrato. Apesar de dolorosa, a tarefa é relativamente fácil, já que basta o anti-herói se podar com um dos bastões da AVT, se não fosse um problema: Loki desliza para o futuro e perde o bastão.

Eu, eu mesmo e Sylvie

No futuro, Loki corre para arrumar um jeito de se podar a tempo de ser fisgado por Mobius e se depara com uma AVT aparentemente em colapso, com quedas de energia e correria para todo lado. O anti-herói acaba trombando com Sylvie, aparentemente feliz de revê-lo, mas é podado por alguma figura misteriosa antes de falar com a variante e amada.

No presente, Mobius encara ondas de radiação e tempo abstrato para ir até o tear temporal e salvar a vida do amigo. O momento ganha tensão quando Loki quase não consegue se podar a tempo, mas o anti-herói surge no último segundo e é literalmente atirado para dentro das portas da AVT junto com o colega de trabalho.

Mobius tenta fisgar Loki do deslize temporal. Crédito: Marvel Studios/Reprodução

Livre do deslize temporal, Loki agora precisa se juntar a Mobius na busca por Sylvie e por um jeito de salvar a AVT do colapso, antes que a variante seja encontrada pelas tropas da agência fiéis à Linha do Tempo Sagrada.

Sem aparecer muito desde o season finale passado, Sylvie aparece numa linha do tempo ramificada, descobrindo as delícias da Terra num McDonald’s da década de 1980. Após dar live-arbítrio a todas as linhas do tempo, a personagem busca um merecido descanso, mas mal sabe que tudo que ela ama está prestes a implodir.

Loki exibe episódios inéditos toda quinta, às 22h, no Disney+. Siga de olho no NerdBunker para mais novidades e cobertura da série. Aproveite e siga a gente nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *