Como uma maneira de celebrar o 60º aniversário de Doctor Who, a Wizards of the Coast decidiu viajar no tempo com uma TARDIS para entregar uma coleção de Magic: The Gathering que se inspira na série britânica — e parece ter saído dos sonhos dos fãs.

Continua após a publicidade..

A convite do estúdio, tivemos a oportunidade de participar de um evento do próximo set do jogo de cartas, o Magic: The Gathering – Doctor Who, que teve uma apresentação do chefe de game design do projeto, Gavin Verhey, e prévias do que podemos esperar.

Algumas cartas da coleção, que vão atiçar o lado colecionador de qualquer apaixonado pela série britânica (Imagem: Wizards of the Coast/Divulgação)

Magic: The Gathering – Doctor Who será focado em quatro decks de Commander, com cartas inéditas e reimpressões de cards conhecidos inspirados no universo de Doctor Who.

Segundo Verhey, o conceito de cada Commander Deck foi capturar a essência não apenas da franquia, mas também da comunidade — e explorar a ideia de que cada fã tem um Doutor favorito e começou a assistir a partir de uma temporada específica.

Continua após a publicidade..

Ao lidar com uma produção de 60 anos de história, os desenvolvedores sentiram o desafio de condensar uma obra tão rica e extensa, mas conseguiram homenagear desde o primeiro Doutor da década de 1960 até a nova era da série na coleção.

O set é baseado apenas na série televisiva de Doctor Who, então não há referências a outras mídias da franquia (Imagem: Wizards of the Coast/Divulgação)

Antes de detalhar cada Commander Deck, é importante ressaltar que todos têm cartas de Doutores que podem ser combinadas com os Companheiros (“Companions”, no original). Isso permite que você tenha a carta do Companheiro e uma criatura extra como comandantes, se a outra for a carta do Doutor.

A ideia é que os jogadores possam combinar Doutores com diferentes Companheiros para gerar combinações inusitadas — e, consequentemente, efeitos também inusitados.

Continua após a publicidade..

Os quatro decks de Commander

O primeiro Commander Deck é “Blast From the Past” e, como o próprio nome indica, é o mais nostálgico da coleção por ter os oito primeiros Doutores, honrando os períodos iniciais da série (1963 a 1989).

O pacote é comandado pelo Quarto Doutor, com a Companheira Sarah Jane Smith. O tema central do deck é a já conhecida mecânica “Histórico”, que valoriza as cartas Saga — que são representações de episódios icônicos de Doctor Who por aqui.

Um exemplo é o card “City of Death”, que é baseado nos acontecimentos do arco de mesmo nome da série antiga.

Ao todo, a coleção apresenta 15 cartas Saga — uma para cada Doutor (Imagem: Wizards of the Coast/Divulgação)

O segundo Commander Deck é “Timey-Wimey”, que apresenta os 9º, 10º e 11º Doutores — e, por isso, já prevemos que provavelmente será o queridinho dos fãs.

Continua após a publicidade..

O deck é comandado pelo Décimo Doutor (David Tennant), com sua Companheira Rose Tyler (Billie Piper), e tem uma mecânica inédita de viagem no tempo. A ideia é possibilitar que os jogadores sintam que manipulam o espaço-tempo, permitindo que você adicione e remova marcadores de tempo para causar efeitos como suspender e desaparecer.

O cuidado não apenas com a arte, mas a recriação de momentos icônicos da série (como a aparição do pintor Van Gogh) é de encher os olhos (Imagem: Wizards of the Coast/Divulgação)

O terceiro Commander Deck é “Paradox Power”, com os dois Doutores restantes (12º e 13º), homenageando a era mais recente da série britânica.

A Doutora é a comandante do deck, com a Companheira Yasmin Khan. E a mecânica principal é a “Paradoxo”, que concede um benefício especial quando o jogador conjurar uma mágica de qualquer lugar que não seja sua mão, apresentando sinergia com recapitular, rebote, suspender e outros efeitos.

Por fim, o quarto e último Commander Deck é “Masters of Evil”, que presta uma homenagem inusitada aos vilões da franquia.

Weeping Angel é tão arrebatador em Magic quanto na própria série! (Imagem: Wizards of the Coast/Divulgação)

O deck foca em Daleks, Ciborgues, Weeping Angels e outras muitas encarnações do Mestre, com a mecânica de escolha vilanesca como tema principal. Ela possibilita que você obrigue os oponentes a escolher duas opções terríveis para eles — mas benéficas para você.

Além das particularidades citadas, todos os quatro decks têm cartas de comida, cards de plano, encantamentos, criaturas lendárias e tokens que foram recriados com uma roupagem de Doctor Who, além de um Artefato da Tardis.

Boosters de Colecionadores terão versões alternativas e cartunescas de cartas da coleção (Imagem: Wizards of the Coast/Divulgação)

Segundo Verhey, a intenção da Wizards of the Coast é fazer com que Magic: The Gathering – Doctor Who seja uma porta de entrada tão convidativa quanto a coleção de O Senhor dos Anéis, que fez um baita sucesso com a comunidade do jogo de cartas.

De forma geral, a sensação é que o novo set tem um bom potencial para isso, principalmente porque é perceptível o cuidado que os desenvolvedores tiveram ao colocar personagens, vilões, episódios e até momentos e objetos específicos do universo da série dentro da coleção. Sem esquecer aqueles que são os favoritos dos fãs.

Assim, cada carta da coleção é chamativa, bem feita e parecem úteis em termos de gameplay, com potencial para conquistar qualquer jogador que é apaixonado por Doctor Who. Allons-y!

Magic: The Gathering – Doctor Who será lançado no dia 13 de outubro, incluindo Brasil.

Acompanhe o NerdBunker também no TwitterInstagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.

Fonte: Wizards of the Coast