Quando o assunto é jogo de corrida arcade, é difícil competir com Forza Horizon 5. A produção da Xbox Game Studios domina o gênero com sua fórmula de mundo aberto recheada de variedade. Agora, um rival capaz de balançar esse reinado chegou. Estamos falando de The Crew Motorfest.
Produzido pela Ubisoft, o jogo já está disponível em acesso antecipado desde dia 11 de setembro, quando recebemos uma cópia de review aqui no Jornal dos Jogos. Desde sua apresentação, o jogo não para de ser comparado com o título da Playground Games.
E o motivo para isso é claro: a Ubisoft pegou sua franquia de competição de carros e, basicamente, misturou com a fórmula certeira de Forza Horizon 5. Após nossos testes com a versão de PC, já podemos atestar que o resultado é bem interessante. Confira nossas primeiras impressões com o game!
Cópia de Forza Horizon 5?
The Crew Motorfest chegou trazendo uma experiência que, com o perdão do reducionismo, claramente copia Forza Horizon 5. O título da Ubisoft possui um festival com cenário em mundo aberto, ambientes paradisíacos do Havaí e foco no arcade, incluindo até um botãozinho pra voltar no tempo.
A parte boa é que o jogo capricha ao adotar essa fórmula. Trazendo mais de 600 veículos terrestres, marinhos e aéreos, o jogo deixa suas intenções claras logo em sua introdução: atirar para todos os lados. Além do mundo aberto explorável, o título conta com as playlists, que trazem pequenas histórias envolvidas em sequências de corridas.
Trazendo desde narrativas ficcionais até quadros com youtubers, as playlists são a desculpa da Ubisoft para entregar um gameplay variado de corrida. O jogo oferece desde competições de Fórmula 1 até experiências que lembram Need for Speed, com uma vibe noturna e cheia de neon.
O título também possui três “níveis de dificuldade”, prometendo uma experiência bem abrangente. No entanto, não espere algo profissional ou tão aprofundado quanto outras experiências. As playlists ao estilo Need for Speed estão longe de serem tão “recheadas de ilegalidade” quanto a franquia da EA, enquanto as corridas de Fórmula 1 são só uma brincadeira perto de títulos focados na modalidade.
Em suma, o jogo da Ubisoft é como um parque de diversão gigantes com carros, mas que não vai fundo em muitos dos seus conceitos. Porém, a falta de profundidade é justificável, já que o título atira pra todo lado e também possui até mesmo modalidades como corridas de aviões e barcos. Ou seja, Motorfest está mais para passeio no Havaí do que uma competição aprofundada e séria.
The Crew Motorfest está bonito e otimizado
Na parte visual, o jogo também está caprichado, principalmente levando em conta o fator “entre gerações”. Com cada playlist, o visual de Motorfest vai se adaptando, garantindo um pouco mais de imersão nas corridas. Considerando a abrangência do game e os padrões da Ubisoft, os gráficos possuem um cuidado e detalhamento que merecem destaque.
A otimização de Motorfest também está interessante. Para descer o nível em nosso gameplay, testamos o jogo por aqui em um notebook com GTX 1050 Ti, e o resultado foi satisfatório. Prova disso são as capturas que ilustram este texto: mesmo sem tanto poder de fogo, deu pra encarar o game com um visual decente e em Full HD.
Outro detalhe foi o uso do HDD. Enquanto a Ubisoft recomenda um SSD para encarar Motorfest, não tivemos tantos problemas quando colocamos o jogo em um armazenmento mais lento, mas a experiência apresenta defasagens.
Além das telas de carregamento lentas, algumas texturas apresentaram demora ao aparecer e o jogo engasgou em corridas de alta velocidade. Porém, de resto, a experiência foi tão tranquila quando rodar o game em um SSD.
Conexão ininterrupta e falta de dublagem
Quanto aos problemas que encontramos no início de nossa jornad, Motorfest acaba dando duas derrapadas que são comuns, mas poderiam ter sido evitadas pela Ubisoft. Para começar, o jogo atualmente exige conexão ininterrupta. Enquanto o título promete uma experiência conectada com outros usuários, seri interessante poder encarar o mundo aberto sem precisar estar conectado com a internet.
Além disso, The Crew Motorfest também chegou sem dublagem em português brasileiro, trazendo apens legendas. Considerando os padrões de localização da Ubisoft, que sempre manda bem nesse quesito, a ausência do áudio em nosso idioma é uma decepção.
Enquanto o foco do jogo são as corridas, a exploração do mundo aberto envolve bastante diálogo com uma inteligência artificial que te guia durante a jornada. Além disso, todo o conteúdo das playlists também poderia ficar mais rico com uma dublagem além das legendas.
Potencial da assinatura da Ubisoft
Mesmo com a falta de dublagem, Motorfest traz um fórmula divertida, que pode render horas de diversão, e tem uma disponibilidade interessante. Enquanto os valores de compra chegam em até R$ 500 na compra, o título foi disponibilizado em sua versão mais cara na assinatura Ubisoft+.
Com isso, ao pagar R$ 50 na assinatura da Ubisoft, você pode acessar o jogo completo. Assim, você pode desde matar a vontade de conhecer o título, e quem sabe zerá-lo, até experimentar antes de uma compra definitiva.
Vale ressaltar que o movimento da Ubisoft também será repetido em Assassin’s Creed Mirage, mostrando que a companhia está bastante interessada em emplacar o seu próprio Xbox Game Pass. Com a lançamentos de peso como esse e a futura parceria com a Activision Blizzard, vale a pena ficar de olho na assinatura.
Veja preço e requisitos de PC pra rodar The Crew Motorfest
Levando em conta o tamanho do lançamento de The Crew Motorfest, a ação mostra que a Ubisoft está disposta a apostar pesado em sua assinatura, o que pode ser positivo para os gamers — afinal, a empresa trabalha em múltiplas plataformas. Resta agora aguardar par ver se a tática será positiva para o jogo de corrida, que pode ser uma boa pedida para quem busca uma diversão descompromissada com carros.]
Além de estar no Ubisoft+, The Crew Motorfest pode ser comprado e jogado no PC (Ubisoft Store e Epic Games), PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S e X.
———
Produtos relacionados na Amazon