Quando se trata de representar o Brasil no exterior, Kleber Mendonça Filho é um dos principais nomes que despertam olhares de estrangeiros. O cineasta conquistou certa reputação lá fora com Aquarius e Bacurau, com críticas emocionadas, prêmios prestigiados e até mesmo o convite para o júri do Festival de Cannes, em 2021.
Ao que tudo indica, o diretor pernambucano mantém a sequência de acertos, visto que seu mais novo filme, Retratos Fantasmas, também está conquistando corações pelo mundo. “O filme é muito bem recebido, em geral”, reconheceu o cineasta ao NerdBunker. “Quando fomos para Portugal, esgotou as três pré-estreias e a sessão no São Jorge [cinema de rua em Lisboa], que tem 800 lugares, o que me deixou impressionado.”
“Aqui no Brasil, parece estar em uma rampa de conexão. É muito curioso isso”, ponderou sobre a recepção do público brasileiro nos festivais. Vale pontuar, claro, que o papo rolou uma semana antes da estreia no circuito nacional, quando realmente parecia que o filme ainda não tinha engatado por aqui. Da nossa conversa com o cineasta até agora, Retratos Fantasmas conquistou mais de 45 mil espectadores no país (via Exibidor), um feito impressionante para um documentário nacional.
“Ao mesmo tempo, continuam surgindo convites muito prestigiosos“, retomou o diretor sobre a calorosa recepção no exterior. “Festival de Nova York, Toronto, Busan na Coreia. São coisas muito boas para o filme.”
Retratos Fantasmas pode vencer no Oscar 2023?
Com tanta aclamação, é natural que surja a pergunta: e o Oscar? Dos anos 1960 até hoje, o cinema brasileiro teve sete obras reconhecidas pela grande noite do cinema, mas nenhuma realmente saiu vitoriosa — ainda que nomes como Cidade de Deus (2002) e a excelente atuação de Fernanda Montenegro em Central do Brasil (1998) tenham passado perto.
Retratos Fantasmas, documentário que narra a gloriosa e turbulenta história dos cinemas de rua de Recife, está encaminhado para brigar pelo ouro pelo Brasil, tendo sido escolhido como o representante nacional na categoria de “Melhor Filme Internacional” da premiação. Para Kleber Mendonça Filho, a história de sucesso do filme é orgânica e nunca foi pensada com a finalidade de atrair a atenção dos votantes do Oscar:
“Olha, a gente não chama de campanha. Pelo o que vejo, em uma questão técnica e não de opinião, é que esse é o filme brasileiro de maior visibilidade estrangeira neste momento. Então, vamos inscrever. Essa é a nossa campanha (risos). De resto, é divulgar o que está acontecendo com o filme, que é tudo verdade. Vamos ver.”
O cineasta ainda afirmou que encara a possibilidade de conquistar uma indicação da mesma forma que fez nos trabalhos anteriores: “É o que eu fiz com Bacurau e Aquarius”, disse. “Eram os filmes brasileiros de maior visibilidade de cada ano.”
Vale citar que Retratos Fantasmas conta com mais uma arma em seu arsenal. Além do prestígio do cineasta e a ótima recepção no exterior, a campanha do Oscar terá o reforço da Cinetic Marketing, agência de publicidade norte-americana que é praticamente uma máquina de vencer estatuetas no Oscar.
Ao longo dos últimos anos, a agência impulsionou 18 vitórias na grande noite do cinema (via JC), incluindo títulos aclamados como Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (2022), Drive My Car (2021), Ataque dos Cães (2021), Coda: No Ritmo do Coração (2021) e muito mais.
Há uma equipe dedicada a garantir o máximo de visibilidade ao longa, mas a grande parte do mérito é do próprio filme. Apesar de ser uma história altamente local, Retratos Fantasmas tem grandes chances de cair nas graças dos votantes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Ao mergulhar no passado de Recife, o filme evoca a importância da experiência cinematográfica e a função social do cinema em meio à vida na cidade.
O tema não só costuma cair nas graças do Oscar, especialmente na era em que a ameaça do streaming cria urgência para ressaltar o valor de sair de casa para ver filmes, como também tem apelo global, visto que o infeliz esquecimento da experiência cinematográfica é uma tendência global. Sendo assim, quem sabe Kleber Mendonça Filho não entrega o primeiro ‘careca dourado’ do cinema brasileiro com seu conto sobre o poder de assistir cinema no Brasil?
Retratos Fantasmas segue em cartaz nos cinemas brasileiros.