Os fãs de Star Wars ao redor do mundo se preparam para o retorno a uma galáxia muito, muito distante. Desta vez, com uma anfitriã bastante especial. Após uma longa trajetória nas animações, a guerreira Ahsoka chega ao Disney+ com uma série própria em live-action, cujos dois primeiros episódios estreiam na telinha já nesta terça (22).
Embora a produção tenha uma narrativa própria que, em um primeiro momento, não deve afastar os fãs de primeira viagem nas aventuras da personagem, a experiência de curtir Ahsoka fica ainda mais completa se você souber alguns pontos bem importantes da jornada da ex-Jedi, vivida em live-action por Rosario Dawson, ao longo do universo Star Wars. Confira abaixo os principais pontos para saber antes de assistir aos episódios:
[Atenção: Zona de Spoilers de The Clone Wars e Rebels abaixo]
Quem é Ahsoka Tano?
Apresentada no longa animado Star Wars: The Clone Wars (2008), Ahsoka foi uma criação original do produtor Dave Filoni e da lenda George Lucas. A personagem alienígena chegou cheia de garra e uma boa dose de sarcasmo como a Padawan de Anakin Skywalker, bem no meio das Guerras Clônicas.
O filme constrói a relação da jovem com Skywalker, a quem chama de “Skyfora”, e com Obi-Wan Kenobi, dividindo perigosas missões com a dupla de Jedi. Ahsoka também ganhou destaque na série animada de Clone Wars, que seguiu os eventos do filme e abordou o conflito ocorrido entre Ataque dos Clones (2002) e A Vingança dos Sith (2005).
Por que Ahsoka não é Jedi?
Como você provavelmente percebeu, a gente se referiu algumas vezes a Ahsoka como uma “ex-Jedi”, e isso não só não é por acaso, como é parte importante do desenvolvimento da personagem.
Na quinta temporada de The Clone Wars, Ahsoka é incriminada por um atentado terrorista ao Templo Jedi, em Coruscant. Disposta a provar a própria inocência, a jovem aprendiz foge da prisão e busca o real culpado pelo crime. A perseguição faz a Jedi se aliar à antiga inimiga, Asajj Ventress, mas Ahsoka acaba, mais uma vez, aprisionada e banida da Ordem Jedi.
Prestes a ser condenada pelo crime que não cometeu, Ahsoka é salva, no último momento, por Anakin, que apresenta a verdadeira culpada à justiça. Porém, mesmo com a oferta de retorno à Ordem, a jovem, magoada, deixa o passado Jedi para trás, optando por seguir um caminho próprio.
O arco compreende os episódios 17 a 20 da temporada 5 de Clone Wars e está disponível na Disney+. Como a série funciona de forma episódica, você pode assistir ao arco sem precisar acompanhar toda a história da série, embora a gente recomende MUITO que você dê uma chance às animações de Star Wars.
Quem são Sabine, Hera e Ezra Bridger?
Ahsoka tem como companheiros de aventuras o trio Sabine Wren, Hera Syndulla e Ezra Bridger. Os três personagens aparecem em Star Wars Rebels e também darão o salto para live-action.
Vivida por Natasha Liu Bordizzo, Sabine é uma guerreira mandaloriana e armeira da nave Ghost. Em Rebels, a personagem se junta à crescente Aliança Rebelde na luta contra o Império Galáctico. Após a derrota dos vilões, Sabine e Ahsoka partem numa jornada em busca de um antigo companheiro perdido: Ezra Bridger.
O jovem protagonista de Rebels é treinado nos caminhos da Força pelo Mestre Jedi Kanan Jarrus. Como a animação é situada entre A Vingança dos Sith (2005) e Uma Nova Esperança (1977), Ezra e companheiros são perseguidos pelo Império, que busca exterminar os Jedi remanescentes.
Ezra se sacrifica no final da animação para derrotar o Grão Almirante Thrawn, que liderava um ataque ao planeta Lothal. Através de sua conexão especial com a Força, o jovem Jedi invoca criaturas mágicas que levam a nave e frota de Thrawn a partes desconhecidas da galáxia. Mas engana-se quem pensa que o perigo acabou, já que o retorno do vilão é justamente a grande ameaça da série de Ahsoka.
Completando o time, temos a piloto Hera, vivida na série por Mary Elizabeth Winstead. Mais uma na lista de “velozes e furiosos” da galáxia, Hera também esteve na linha de frente dos Rebeldes e será o rosto do lado político de Ahsoka, mostrando a perseguição aos remanescentes do Império e a reconstrução da República.
Quem é Thrawn e por que ele é uma ameaça?
Boa parte de Ahsoka deve focar na busca por Ezra e o iminente retorno do Grão Almirante Thrawn. Criado na literatura pelo escritor Timothy Zahn, ainda na década de 1990, Thrawn foi rebootado para o cânone oficial em Star Wars em Rebels.
Membro de alta patente do Império, ele persegue Ezra, Hera, Sabine e a tripulação da Ghost ao longo da série até desaparecer no espaço com o jovem Jedi. Thrawn é citado também na terceira temporada de The Mandalorian, que mostra uma reunião de Moff Gideon (Giancarlo Esposito) e outros senhores da guerra imperiais, discutindo o retorno do Almirante.
Caso reapareça, o vilão pode liderar uma perigosa investida final dos imperiais espalhados pela galáxia contra a Nova República.
Episódios essenciais de Clone Wars e Rebels para Ahsoka
Em primeiro lugar, não queremos chover no molhado, mas recomendamos bastante que você assista às duas animações. Se você ainda precisa de motivo, neste link apresentamos um guia de por que Rebels traz tudo que os maltratados fãs de Star Wars tanto buscam nos filmes em live-action.
Ainda assim, se você anda mais sem tempo do que Boba Fett prestes a ser devorado pelo Sarlacc, apresentamos alguns episódios essenciais de Ahsoka ao longo das animações e séries. Todos os episódios e filmes citados estão em streaming no Disney+:
- Star Wars: The Clone Wars (2008) – O filme.
- The Clone Wars: Temporada 5 – Episódios 17 a 20. O arco mostra o grande desafio de Ahsoka e a saída da jovem da Ordem Jedi.
- The Clone Wars: Temporada 7 – Episódios 9 a 12. O arco final da animação mostra a aventura de Ahsoka no planeta Mandalore, bem no meio dos eventos de A Vingança dos Sith (2005). A trama intensa mostra o paradeiro da personagem durante a Ordem 66, que causou o extermínio dos Jedi e mais.
- Rebels: Temporada 2 – Episódios 21 e 22. O fim da segunda temporada da série marca o reencontro e o duelo de Ahsoka com Anakin Skywalker, agora tomado pelo Lado Sombrio e sob a máscara do sinistro Darth Vader.
- The Mandalorian: Temporada 2 – Episódio 5. O mandaloriano Din Djarin (Pedro Pascal) cruza caminhos com Ahsoka na jornada para retornar o pequeno Grogu ao seu povo.
Ahsoka estreia com dois episódios nesta terça-feira (22), a partir das 22h, no Disney+. Os demais episódios chegam ao streaming em lançamento semanal. Ray Stevenson, Ivanna Sakhno e Lars Mikkelsen completam o elenco.
Siga de olho no NerdBunker para cobertura da série e mais novidades de uma galáxia muito distante. Aproveite e siga a gente nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.