A NVIDIA inaugurou a semana de novidades da Gamescom, evento de games que acontece na Alemanha, para revelar vindouras melhorias às tecnologias que oferece para os jogadores de PC.
A conferência abriu com novidades do GeForce Now, serviço de streaming de jogos. Nos Estados Unidos e Europa, a assinatura Ultimate do serviço agora terá performance digna de uma GeForce RTX 4080, o que se traduz em jogos rodando em resolução 4K e 120fps via streaming.
A partir de agosto, o serviço também ganhará integração com o PC Game Pass, permitindo que alguns dos títulos do catálogo se beneficiem de todo o poder de processamento do GeForce Now. Alguns dos jogos da primeira leva incluem Gears 5, Deathloop e mais.
A apresentação então seguiu para tecnologias um pouco mais experimentais. É o caso do NVIDIA Ace, que é sigla para Avatar Cloud Engine, uma ferramenta capaz de criar diálogos e interações com personagens não-jogáveis através de inteligência artificial. Na demonstração, vimos uma conversa com um dono de um futurista restaurante de macarrão, praticamente saído de Blade Runner.
O personagem e o cenário foram feitos a mão, mas a voz, resposta e comportamentos do vendedor, não. Ainda assim, o personagem respondia diretamente à perguntas do jogador, com sliders que alternavam sua personalidade em acidez, ironia, hostilidade e mais. Tudo parece ainda muito inicial, mas é possível imaginar mods para RPGs que possam se beneficiar de tal tecnologia.
Veja a demonstração abaixo:
Falando em mods, a NVIDIA apresentou algo bem relevante para a comunidade de criadores: RTX Remix, um conjunto de ferramentas que permite incluir funções RTX em jogos mais antigos. Isso significa mais facilidade para “remasterizar” títulos com iluminação em ray tracing e DLSS, tecnologia que o multiplicador de desempenho via inteligência artificial.
Para demonstrar isso na prática, foi anunciado Half-Life 2 RTX, uma remasterização do jogo clássico da Valve feita pela Orbifold Studios, desenvolvedora composta por vários modders e fãs. Uma prévia deu um gostinho, mostrando uma cena do game de 2004 com iluminação refeita, ray tracing e texturas em alta resolução — porém não espere jogar tão cedo assim. O desenvolvimento do projeto está apenas começando.
Confira o trailer de Half-Life 2 RTX abaixo:
As tecnologias da NVIDIA são facilmente encontradas em vários títulos. A empresa aproveitou para anunciar que Call of Duty: Modern Warfare 3 e Payday 3 terão funções RTX, como DLSS e Reflex, que reduz a latência e tempo de resposta. Essa função também dará as caras em Fortnite, eventualmente.
Por fim, a NVIDIA revelou uma atualização chamada DLSS 3.5. A tecnologia que utiliza inteligência artificial para alcançar melhor performance agora se expande para trazer melhorias ao ray tracing. O objetivo é aplicar a mesma lógica de reconstrução de imagem para as sofisticada tecnologia de iluminação, garantindo elementos como reflexões de cair o queixo com menos ruído e com muito menos impacto na performance.
Considerando que ray tracing ainda exige muito dos computadores, é uma adição muito bem-vinda para os jogadores com peças mais modestas ou que querem melhores taxas de quadro. Na demonstração, uma cena de Cyberpunk 2077 ultrapassava a marca de 120fps com facilidade, utilizando o DLSS 3.5 para a resolução e para a iluminação, o que garantia visuais impressionantes sem sacrificar a performance.
Enquanto muitas das funções do DLSS são para placas de vídeo mais modernas, a NVIDIA revelou que as opções de ray tracing serão compatíveis com todas as placas GeForce RTX, incluindo até linhas mais antigas. Isso significa benefícios de desempenho até para os donos das séries 20 e 30, lançadas entre 2018 e 2022.
A Gamescom acontece entre os dias 23 e 27 de agosto. Fique ligado no NerdBunker para todas as novidades sobre o evento de games!
Fonte: NVIDIA