O primeiro Red Dead Redemption, jogo de mundo aberto no Velho Oeste, que é considerado como um clássico da Rockstar Games, será lançado para PlayStation 4 e Nintendo Switch — após mais de 10 anos da estreia inicial.
Apesar do anúncio não ter atendido as expectativas dos fãs, uma vez que se trata apenas de um relançamento (e não uma remasterização ou remake, como esperado), é difícil não ficar nostálgico com a ideia de viver a jornada de redenção de John Marston mais uma vez.
Por isso, decidimos relembrar alguns dos momentos mais marcantes de Red Dead Redemption, que vão desde hilárias missões secundárias até o aclamado DLC Undead Nightmare. Vale o aviso de que, é claro, o texto tem spoilers!
[Atenção! A partir de agora, spoilers de Red Dead Redemption]
1 – Acidente aéreo
A missão secundária “Deadalus and Son” é uma das mais marcantes por ser uma das mais tragicamente hilárias de todo o jogo. Nela, você conhece Charles Kinnear, um homem que sonha em criar a primeira engenhoca voadora do mundo.
Como o próprio título indica, a trama de Kinnear é inspirada no mito de Dédalo e Ícaro, da mitologia grega. A história diz que Dédalo criou asas para o filho, Ícaro, que voou perto demais do Sol e morreu. E o destino de Kinnear não é tão diferente.
O homem consegue construir uma espécie de planador e decide testá-lo em um penhasco. A criação quebra no meio do voo e se espatifa no chão, resultando na morte de Kinnear. A parte curiosa é que o planador destruído, com o cadáver do engenheiro, não desaparece e fica ali durante todo o resto do jogo.
2 – Primeira vez no México
O primeiro Red Dead Redemption, assim como a sequência, têm sequências que prezam a trilha sonora, colocando músicas icônicas para tocar no meio de uma passeio a cavalo, por exemplo.
Então, um momento não poderia ficar de fora da lista é a primeira visita ao México, em que a música “Far Away”, de José González, começa a tocar — e cria uma atmosfera única na apresentação do novo mapa para o jogador.
Uma daquelas cenas que é impossível explicar, apenas sentir.
3 – O homem misterioso
Outra missão secundária que não é marcante apenas para Red Dead Redemption, mas para toda a franquia, é “I Know You”. Nela, John Marston encontra um homem misterioso, que se veste de preto e apresenta alguns dilemas morais para testar o protagonista.
O último encontro com o personagem resulta em John perdendo a paciência e disparando contra ele. No entanto, as balas não o atingem, mostrando que, claramente, você não estava lidando com uma pessoa normal.
A missão levantou debates na comunidade, com muitas teorias sobre o homem de preto. Seria ele fruto da imaginação de John? A personificação da Morte? Ou o Diabo? Seja como for, as teorias duram até hoje!
4 – Bebida falsa do Dickens
Um momento icônico da história de Red Dead Redemption é participar da apresentação do vigarista Nigel West Dickens para ajudá-lo a vender um elixir falso.
O elixir supostamente teria inúmeros efeitos miraculosos, como curar reumatismo, dor de cabeça, dor de ouvido, dor de dente, inchaço, rigidez muscular, luxações, cortes e contusões, além de dar mais vitalidade e vigor para quem estiver saudável. Quem poderia imaginar que era falso?
A tarefa de John na missão é ajudar Dickens na farsa de que o remédio realmente funciona, acertando tiros certeiros nos alvos para mostrar que ganhou mais vitalidade ao beber o líquido — o que, de quebra, ainda desbloqueia o nível 2 da mecânica Dead Eye, que possibilita parar no tempo para mirar.
5 – Noiva cadáver
A missão “Flowers for a Lady” é curtinha e simples, mas extremamente marcante e poética pela forma como termina.
Ela coloca o jogador para coletar flores pelo mapa e entregar para um homem que quer presentear a esposa. Ele está desesperado para encontrar as melhores da região e, ao ajudá-lo, a recompensa é conhecer a tão amada donzela.
A surpresa é que, ao visitar onde o casal mora, você descobre que a esposa está morta… há um bom tempo. Mas o cadáver dela está posicionado em uma cadeira, e o marido em luto ainda conversa e age como se ela estivesse viva.
6 – Invasão no Fort Mercer
A invasão no lendário Fort Mercer, um forte militar abandonado que virou um esconderijo da atual gangue de Bill Williamson (ex-integrante da gangue do protagonista), é um dos momentos mais icônicos da história de Red Dead Redemption.
Apesar de Bill não estar no local, o forte é palco de uma das lutas mais grandiosas e divertidas de todo o jogo, com direito até a uma estratégia teatral à la “cavalo de troia” (com a ajuda do Dickens) e muitas explosões.
7 – O excêntrico Seth
Reservamos um tópico apenas para Seth Briars porque é um dos personagens mais excêntricos e marcantes de Red Dead Redemption.
Com frases que se tornaram pérolas, como “Eu não como. Não durmo, não me lavo e não me importo!” e “Você está constipado, John? Você parece muito zangado”, o personagem é alguém que claramente ficou insano devido à vida no Velho Oeste — e tem uma personalidade que lembra (e muito) o Gollum, de O Senhor dos Anéis.
Fica ainda um breve destaque à aparição de Seth no DLC Undead Nightmare, em que, no meio de uma apocalipse zumbi, ele está jogando cartas com um morto-vivo.
8 – Filme de mortos-vivos
Na expansão Undead Nightmare, que apresenta uma realidade paralela, na qual o mundo de Red Dead Redemption foi invadido por mortos-vivos, também há missões secundárias que não podem ser esquecidas.
Uma delas é “Lights, Camera, Action”, em que John conhece um cineasta amador chamado D.S. MacKenna que está gravando um filme sobre zumbis — no meio de um apocalipse, sim.
Ele pede para o jogador ajudá-lo, amarrando e trazendo dois mortos-vivos para as gravações. Os bastidores, no entanto, se tornam caóticos rapidamente. Quando MacKenna solta as criaturas para gravar a cena, ele acaba sendo devorado.
9 – Pé Grande
Outro momento inusitado do DLC Undead Nightmare é a aparição do Pé Grande — sim, a criatura mítica supostamente assustadora e perigosa, que deixa pegadas gigantescas por onde anda.
Na verdade, é mais de um Pé Grande. A criatura faz parte de uma missão secundária da expansão, que coloca John para caçar vários Pé Grande que estariam comendo bebês na região de Tall Trees. Ao encontrar o último da espécie, porém, o protagonista descobre que a história não é bem assim.
O Pé Grande explica que eles são herbívoros e, por causa da ignorância do ser humano, sua espécie está em extinção. Uma trama pesada, porém necessária e bem contemporânea.
10 – Morte do Dutch
Se você jogou Red Dead Redemption 2, sabe que a morte de Dutch van der Linde, ex-líder da gangue de foras da lei de John Marston, no primeiro jogo ganha um significado com ainda mais peso agora.
Após uma luta frenética, o momento final de Dutch é uma conversa com John, que tem um tom calmo apesar das circunstâncias — e, como de praxe, ele não deixa de mencionar que tem um plano.
Como desistir e pagar pelos crimes que cometeu não fazem parte dos planos, Dutch apenas diz “nosso tempo acabou, John”, antes de se jogar do penhasco.
11 – Luta final do John
O item que eu adoraria não ter que escrever. O destino de John Marston não poderia ficar de fora da lista, uma vez que é o momento mais impactante de Red Dead Redemption.
Apesar de passar o jogo inteiro na busca pela redenção, John é morto pelos mesmos agentes da autoridade que estava ajudando a prender seus ex-companheiros de gangue — na esperança de que os crimes que cometeu no passado fossem compensados.
Em um momento de gameplay, no qual a derrota é inevitável, o protagonista é alvejado por vários agentes, a mando do detetive Edgar Ross, que decide dar pena de morte a John após usá-lo para encontrar os outros foragidos da gangue de Dutch van der Linde.
12 – Vingança do Jack
Não teria como terminar a lista de outro jeito, e aqui temos outro momento impactante da história principal, mas que faz parte do Epílogo de Red Dead Redemption.
Após a morte de John Marston, a história sofre um salto temporal para colocar o jogador no controle do filho do protagonista, Jack Marston — e, assim, continuar a exploração do mundo aberto e de missões secundárias que podem ter faltado.
A última missão da história é Jack encontrando Edgar Ross, com quem tem uma conversa profunda sobre redenção (fazendo jus ao título do jogo), e não deixar de vingar a morte do pai.
Acompanhe o NerdBunker também no Twitter, Instagram e TikTok.