Já pensou em assistir ao anime de One Piece, mas desistiu após se deparar com a imensa quantidade de episódios? Calma… porque esse sentimento é, na verdade, muito comum.
A adaptação do mangá de Eiichiro Oda está no ar desde 1999 e tem 1.071 episódios (até a publicação desta matéria). O número assusta e pode parecer um grande obstáculo, mas há várias formas de tornar essa jornada ainda mais fácil e divertida de acompanhar.
Por isso, listamos abaixo alguns cronogramas hipotéticos e dicas para ficar em dia com One Piece, de acordo com o ritmo da sua rotina.
Cronograma tranquilão: 2 episódios por dia
Se você começar a acompanhar One Piece hoje, assistindo a dois episódios por dia, levará 577 dias, cerca de 1 ano, 7 meses e 2 dias (episódios lançados + os novos episódios semanais que saírem nesse período).
Vale ressaltar, os valores são aproximados, e esses cenários são hipotéticos, levando em consideração uma rotina de alguém que não tem tanto tempo para assistir, por exemplo.
Ainda assim, tudo depende de quem está atrás da telinha e do ritmo do anime, já que alguns arcos têm um ritmo mais intenso, enquanto outros são mais arrastados.
- Recomendado para: aqueles que têm poucas (ou nenhuma) hora(s) livres ou querem acompanhar o anime tranquilamente.
Moderado: 4 episódios por dia
Nesse cenário, caso comece a acompanhar One Piece nesta semana, e assistindo a 4 episódios por dia, levará aproximadamente 278 dias, cerca de 9 meses e 8 dias, para você ficar em dia com o anime, incluindo os novos episódios que serão lançados nesse período.
Vale ressaltar, o cálculo é apenas uma média. É possível diminuir ainda mais esse tempo se aproveitar os fins de semana e feriados para fazer uma maratona, por exemplo.
- Recomendado para: aqueles que podem dedicar um tempo mediano para o anime (uma boa dica é assistir um episódio durante cada refeição, já que a duração é de aproximadamente 20 minutos).
Intensivo: 10 episódios por dia
Se tempo não é um problema para você, não precisa se preocupar tanto assim. Caso comece o anime nesta semana e assista 10 episódios, diariamente, levará aproximadamente 109 dias, cerca de 3 meses e 19 dias para ficar em dia com o anime (episódios lançados + os novos episódios que saírem nesse período).
Algumas pessoas conseguem assistir num tempo ainda menor, mas é importante levar em consideração seu próprio ritmo e necessidades. Não esqueça de se alimentar e comer durante as maratonas (para não ficar igual ao Luffy na imagem acima!).
- Recomendado para: aqueles que têm uma rotina mais flexível ou querem ficar em dia o mais rápido possível.
Projetos de fãs
Com tantos episódios lançados, alguns fãs criaram projetos que reeditam o anime para ficar o mais fiel possível aos acontecimentos do mangá (cortando flashbacks e outros recursos de animação que deixam o episódio mais longo, por exemplo).
Um desses projetos, sem fins lucrativos, é o “One Pace”. Segundo o site, a reedição é 45% mais rápida de assistir do que o anime original, o que poupa mais de 137 horas dos fãs que decidem acompanhar o formato. Atualmente, não há legendas em português brasileiro, mas há outros projetos semelhantes disponíveis.
Pule os fillers
Apesar de ser um anime de longa duração (episódios inéditos são lançados semanalmente), One Piece não tem muitos fillers — aqueles episódios sem relação com a história principal.
Desde o início, a jornada de Monkey D. Luffy e seus nakamas (companheiros, na tradução livre) é organizada por meio de sagas e arcos que, geralmente, começam e terminam com a chegada e a partida dos Chapéus de Palha numa ilha.
Claro, sempre recomendamos que o público assista ao anime completo. Porém, caso você queira acelerar o processo no começo e voltar para os fillers só depois, listamos abaixo todos os episódios do tipo de cada arco:
Saga East Blue
- Romance Dawn
- Orange Town
- Vila Syrup
- Baratie
- Arlong Park
- Bando do Buggy: Após a Batalha! (história de capa)
- Loguetown (episódio 50 é filler)
- Dragão Milenar (episódios 54 ao 61 são fillers)
Saga Alabasta
- Reverse Mountain
- Whisky Peak
- Diário de Koby-Meppo (histórias de capa)
- Little Garden
- Ilha Drum
- Alabasta
- Pós-Alabasta (episódios 131 ao 135 são fillers)
Saga Skypiea
- Ilha dos Carneiros (episódios 136 ao 138 são fillers)
- Nevoa Arco-Íris (episódios 139 ao 143 são fillers)
- Jaya
- Skypiea
- G-8 (episódios 196 ao 206 são fillers)
Saga Water 7
- Long Ring Long Land
- Sonho do Oceano (episódios 220 ao 224 são fillers)
- Retorno de Foxy (episódios 225 ao 228 são fillers)
- Water 7
- Enies Lobby
- Pós Enies Lobby (episódios 317 ao 319 são fillers)
Saga Thriller Bark
- Ice Hunter (episódios 326 ao 336 são fillers)
- Thriller Bark
- Ilha Spa (episódios 382 ao 384 são fillers)
Saga Guerra de Marine Ford
- Arquipélago de Sabaody (episódios 406 e 407 são fillers)
- Amazon Lily
- Separação dos Chapéus de Palha (história de capa)
- Impel Down
- Little East Blue (episódios 426 ao 429 são fillers)
- Marineford
- Pós-Guerra (episódios 492, 499 e 506 são fillers)
Saga Ilha dos Homens-Peixe
- Retorno a Sabaody
- Ilha dos Homens-Peixe (episódio 542 é filler)
Saga Aliança Pirata
- Ambição de Z (episódios 575 ao 578 são fillers)
- Punk Hazard (episódio 590 é filler)
- Recuperando César (episódios 626 ao 628 são fillers)
- Dressrosa
Saga Yonkou
- Minas de Prata (episódios 747 ao 750 são fillers)
- Zou (episódio 775 é filler)
- Marinha Supernova (episódios 780 ao 782 são fillers)
- Ilha Whole Cake
- Reverie
- País de Wano (atual, no anime)
Todos os episódios de One Piece estão disponíveis na Crunchyroll. No HBO Max, você confere o anime até o episódio 130. Já na Netflix é possível assistir até o episódio 381, com dublagem em português brasileiro.
Acompanhe o NerdBunker também no Twitter, Instagram e TikTok.