O Emmy 2023 anunciou nesta quarta-feira (12) as séries e filmes que concorrem à mais tradicional premiação da TV nos EUA. Assim como em toda edição, a lista chama atenção tanto por surpresas quanto pelas produções esnobadas.
Pensando nisso, reunimos uma lista com 5 surpresas e 5 esnobados no Emmy 2023. Confira abaixo:
Esnobados
Harrison Ford (Falando a Real e 1923)
Conhecido por sua carreira nos cinemas em franquias como Star Wars e Indiana Jones, Harrison Ford encontrou seus primeiros trabalhos longos na TV com as séries Falando a Real (Shrinking, no original) e 1923. Pelo jeito, nenhuma das duas chamou a atenção da Academia, que não indicou o astro à premiação deste ano.
Elizabeth Olsen (Amor e Morte)
Outra atriz a não ser lembrada no Emmy 2023 foi Elizabeth Olsen (WandaVision). Protagonista e grande destaque da minissérie Amor e Morte, que conta a história de um crime real, Olsen não foi indicada à premiação deste ano.
Rachel Weisz (Gêmeas: Mórbida Semelhança)
Se um é pouco, dois não foi bom o bastante. A Amazon lançou este ano Gêmeas: Mórbida Semelhança, série baseada no filme homônimo de David Cronenberg. Para o papel das irmãs Beverly e Elliot Mantle, a produção contou com Rachel Weisz (A Múmia), que não recebeu uma indicação, mesmo trabalhando dobrado.
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder
O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder é um caso curioso de série que foi indicada e esnobada ao mesmo tempo. A produção do Amazon Prime Video recebeu seis indicações, mas passou longe de fazer o barulho esperado. Além de ficar de fora das categorias principais, ela também não chamou muita atenção nas categorias técnicas. A Terra-média merecia mais.
Yellowjackets
Fechamos a lista de esnobados com outra série que também recebeu indicações, até grandes indicações. Yellowjackets foi lembrada em Melhor Série Dramática, Melhor Elenco em Série Dramática e ainda aparece em Melhor Atriz em Série Dramática com Melanie Lynskey. Mas não se engane, isso é pouco comparado às grandes performances que a produção teve tanto de seu elenco jovem quanto adulto – com nomes como Christina Ricci, Juliette Lewis e Elijah Wood –, que certamente mereciam indicações individuais.
Surpresas
Obi-Wan Kenobi
Nem mesmo o mais empolgado fã de Star Wars esperava ver a série Obi-Wan Kenobi indicada ao Emmy 2023 – quem dirá disputando a categoria de Melhor Atriz em Minissérie, Antologia ou Filme para TV. De fato, uma surpresa.
Dominique Fishback (Enxame)
Com a edição 2023, a Dominique Fishback garantiu uma indicação ao Emmy para chamar de sua. A jovem disputa a categoria de Melhor Atriz em Minissérie, Antologia ou Filme para TV por Enxame (Swarm, no idioma original), o inesperado sucesso do Prime Video.
Wandinha
Wandinha, a série sobre a mórbida integrante da Família Addams, também surpreendeu ao chegar no Emmy 2023 com estilo. A série da Netflix recebeu 12 indicações com direito a Melhor Série de Comédia, e Melhor Atriz em Série de Comédia, para Jenna Ortega.
O Predador: A Caçada
O Predador: A Caçada marcou um recomeço interessante para uma das mais queridas franquias de ação de Hollywood. Por ter sido lançado diretamente em streaming, o filme se tornou elegível ao Emmy nas categorias de Minissérie, Antologia ou Filme para TV. Por sua vez, a premiação não desperdiçou a chance e indicou a produção em seis categorias.
Jury Duty
As indicações de Jury Duty são especialmente surpreendentes para os brasileiros, já que a série não chegou ao país. A premissa dessa comédia misturada com documentário é a seguinte: um jovem se candidata para participar do júri de um caso sem saber que tudo ali é falso, e que todos os envolvidos são, na verdade, atores. Aliás, ele até sabe que um dos colegas é ator, já que James Marsden (o Ciclope dos filmes dos X-Men) interpreta a si mesmo como se também tivesse sido convocado.
A cerimônia do Emmy 2023 está marcada para 18 de setembro. Fique de olho no NerdBunker para mais informações e aproveite para nos seguir nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok.