Criador de Mortal Kombat, Ed Boon já está acostumado com o Brasil. A presença do desenvolvedor no país é frequente, com duas visitas a São Paulo apenas em 2023 — e elas nunca acontecem nunca a toa. Em outubro, Boon veio celebrar os 30 anos da franquia e o lançamento de Mortal Kombat 1. Já em dezembro, esteve na CCXP23, onde foi exibido o anúncio de Quan-Chi, próximo lutador por DLC.

Continua após a publicidade..

Nas duas ocasiões, Boon se sentou para conversar com o NerdBunker. Amigável, honesto e sempre de bom humor, o desenvolvedor é sucinto nas palavras mas sempre muito simpático.

Já vim aqui umas cinco vezes, talvez até mais. Cada vez fico ainda mais maravilhado com o quanto os brasileiros amam Mortal Kombat”, falou, completando que sempre leva esse carinho de volta ao restante da equipe da Netherrealm, estúdio responsável pela franquia e por Injustice. “É muito inspirador para a gente ver a paixão e o conhecimento que [vocês] têm pelo jogo.

A visita de Ed Boon foi para discutir o legado de Mortal Kombat nos palcos da CCXP, mas o desenvolvedor aproveitou o papo para olhar para o futuro. Na conversa, ele celebrou o enorme sucesso de Mortal Kombat 1 e se mostrou satisfeito com os vindouros conteúdos inéditos do game:

Continua após a publicidade..

Estamos muito contentes! O jogo está vendendo muito bem e vamos continuar lançando personagens. Lançamos o Omni-Man, e Quan-Chi vem aí, e depois o Pacificador, Ermac e mais uma porrada de personagens. Nosso trabalho continua a todo vapor, dando suporte ao jogo e a tudo que os jogadores querem que mude ou que lhe cause problemas. Vamos continuar com atualizações e melhorias.

Pela segunda vez em 2023, nos sentamos para discutir Mortal Kombat com Ed Boon [Créditos: NerdBunker/Reprodução]

Até o momento, é confirmado que Mortal Kombat 1 receberá seis novos lutadores, sendo o retorno de três Kombatentes de jogos passados — Quan-Chi, Ermac e Takeda — e três “super-heróis” da cultura pop, com o já lançado Omni-Man (Invencível) e os vindouros Homelander (The Boys) e o Pacificador (O Esquadrão Suicida).

Nos anos recentes, a franquia abraçou participações especiais, que costumam vir em pacotes tematizados. Mortal Kombat X (2015) teve ícones do horror, com o Alien, Predador, Jason Voorhees (Sexta-Feira 13) e Leatherface (O Massacre da Serra Elétrica) jogáveis. Já Mortal Kombat 11 (2019) apostou nos astros do cinema de ação oitentista, como RoboCop, Rambo e o Exterminador do Futuro, entre outros.

Curiosamente, Ed Boon afirmou que a Netherrealm não define um tema na hora de planejar as DLCs, mas a equipe é guiada pelos interesses dos desenvolvedores no momento. “É legal que nunca decidimos um tema, como terror ou ação dos anos 80. São só as coisas que pensamos e que temos permissão de usar, porque temos que passar por vários passos para oficializar”, explicou Boon. “Mas não foi uma decisão consciente, só algo que saiu assim. Nesse jogo, são super-heróis do mal. Super-anti-heróis ou vilões, algo assim”, falou, aos risos.

Continua após a publicidade..

Tema das DLCs de Mortal Kombat 1 é “super anti-heróis”, segundo Ed Boon [Créditos: Mortal Kombat 1/Divulgação]

Quando questionado sobre qual personagem gostaria de ver no jogo, o desenvolvedor se mostrou grato por todas as ótimas participações especiais que conseguiram até aqui:

Já me perguntaram isso algumas vezes e sinto que somos sortudos de que a maioria dos personagens que crescemos amando nos anos 80 e 90 já estiveram no jogo: Rambo, o Exterminador do Futuro, RoboCop, Alien, Predador, Freddy Krueger, Jason. 

Já tivemos muitos deles. Mas, por sorte, vemos novos personagens que acreditamos que funcionam em Mortal Kombat, como Omni-Man, o Pacificador, Homelander. Todos se encaixam em Mortal Kombat. A maioria dos que queríamos fazer já estão em Mortal Kombat.

Os novos lutadores não são a única DLC que a Netherrealm trabalha. Ainda que não tenha sido oficialmente anunciada, uma expansão single-player também está em desenvolvimento, como revelou o próprio Ed Boon durante o nosso último papo. Dessa vez, o criador disse que o projeto continua evoluindo, mas reforçou que não será mostrado antes da hora:

Estamos trabalhando nisso, com certeza. Será [uma expansão] muito legal e cheia de surpresas. Nosso foco por enquanto são esses seis personagens que vamos lançar até o ano que vem. Mas, com certeza, temos planos a longo prazo, em diferentes estágios de desenvolvimento.

Mortal Kombat 1 já está disponível para Xbox Series X | S, PC, PlayStation 5 e Nintendo Switch.

Continua após a publicidade..