Feriado Sangrento é o novo filme de terror de Eli Roth, ator de Bastardos Inglórios (2009), também conhecido por criar a franquia O Albergue. Durante visita ao Brasil para divulgar o projeto na CCXP23, o cineasta bateu um papo com o NerdBunker sobre a já confirmada continuação e até imaginou um terror situado no Carnaval. Porém, tudo começou com o processo de criação do longa atual.

Continua após a publicidade..

Grande fã do cinema de horror, Roth revelou que o grande objetivo por trás de Feriado Sangrento foi criar um assassino mascarado inédito e marcante. “Eu amo as franquias consagradas, mas cada geração precisa do próprio assassino para dizer ‘esse é nosso’. Foi isso o que quisemos fazer”, afirmou o diretor.

Para fazer história no presente, o cineasta voltou ao passado para estudar clássicos. Além das franquias renomadas, como Halloween e Pânico, o diretor citou alguns de seus filmes favoritos, como O Dia dos Namorados Macabro (1981), Quem Matou Rosemary? (1981), e até o obscuro Testemunha Muda (1995), como pontos de partida:

“Tentei entender o que faz esses filmes funcionarem. Quando você está seguindo personagens que tomam decisões espertas e o assassino está um passo à frente deles, é sempre ótimo, por ser assustador e tenso. Além disso, precisava tornar as mortes criativas. Quis fazer um filme para o público de 2023. Pensando que tudo já foi feito antes, como criar algo especial que faça com que as pessoas sintam que tiveram a melhor noite das vidas delas no cinema por estarem junto de outras pessoas gritando ao máximo? Realmente precisava de assassinatos incríveis em um filme esperto, com personagens espertos.”

Curiosamente, criar o tal matador foi um grande desafio para um diretor que, apesar de experiente, estava desbravando território inédito: “Foi a primeira vez que tive um assassino. Em Cabana do Inferno era uma doença, em O Albergue eram pessoas diferentes, em Canibais eram os aldeões”. Isso levou a equipe a longas horas de trabalho para acertar cada aspecto do vilão, desde a criação da máscara, até a escolha da arma e o gestual. “São coisas que nunca fiz antes, mas me empolgaram”.

Continua após a publicidade..
Feriado Sangrento e o primeiro assassino mascarado de Eli Roth (Sony/Divulgação)

Feriado Sangrento é situado em uma cidade que passou por uma tragédia na Black Friday para, na sequência, ser atormentada por um assassino mascarado em pleno Dia de Ação de Graças. A data comemorativa, que virou o título do filme em língua inglesa, não é celebrada fora da América do Norte. Questionado se isso foi uma preocupação, Roth não pestanejou:

“O Halloween só é comemorado na América do Norte e inspirou a maior franquia slasher que existe, então isso nunca foi uma preocupação. As pessoas entendem a Black Friday, sabem o que é. Você só precisa dar a elas um bom filme de terror.”

Apesar de simples, essa lógica já está se provando verdadeira. Pouco após o lançamento do filme, Eli Roth comemorou a recepção positiva de público e crítica:

“Fazer um filme é sempre assustador, porque você diz para todo mundo que vai ser ótimo, mas você não sabe disso de verdade até produzi-lo. Mas, felizmente, o público tem respondido [bem]. Ouvimos pessoas dizendo que é o melhor slasher que já viram desde o primeiro Pânico. Esse é o maior elogio possível.”

O que esperar de Feriado Sangrento 2?

Antes mesmo de Feriado Sangrento estrear no Brasil, a Sony Pictures anunciou que o filme vai ganhar uma sequência. Questionado sobre o que o público pode esperar da continuação, Eli Roth fez questão de dizer que a ideia é expandir sem pular etapas:

Continua após a publicidade..

“[Em Feriado Sangrento,] só quis fazer um ótimo filme. Não tivemos pressa para criar esse filme, passamos muito tempo no roteiro. Agora que estabelecemos nosso assassino, o mundo ao redor dele e escalamos os personagens, poderemos aprofundar tudo isso. Mas para mim, o objetivo é outro filme que te faça ficar ‘uau, esse é um filme slasher incrível’. Dissemos que não queríamos correr com isso para lançá-lo em 2024. Pedimos tempo para criar o roteiro certo, então vai chegar apenas em 2025.”

Apesar da continuação já estar garantida, o cineasta ainda pediu um empurrãozinho dos fãs para garantir um orçamento mais elástico para a continuação:

“Tivemos a sorte de poder fazer uma continuação, então quanto mais pessoas assistirem nos cinemas, maior o orçamento que eu vou receber para a sequência, pessoal. Então… [Risos]”

Eli Roth pede uma forcinha ao público de Feriado Sangrento (NerdBunker/Divulgação)
Eli Roth pede uma forcinha ao público de Feriado Sangrento (NerdBunker/Divulgação)

Carnaval Sangrento?

Aproveitando a temática de filmes de terror situados em feriados, sugerimos a Eli Roth um filme de terror no Carnaval. Apesar de quatro dias de farra ser tempo o suficiente para grandes matanças, o diretor se preocupou com as questões técnicas de um projeto como esse:

“O orçamento dos figurinos seria muito caro, além de exigir muitos figurantes. Se você puder filmar no carnaval, fica ótimo. Mas já vi filmes que tentam fazer o Mardi Gras, nos EUA, mas não filmam nas festas de verdade… E dá para ver. Então é muito difícil.”

Assassino de Feriado Sangrento surpreendendo uma vítima (Sony/Divulgação)
Assassino de Feriado Sangrento surpreendendo uma vítima (Sony/Divulgação)

Com direção de Eli Roth, que escreveu o roteiro ao lado de Jeff Rendell, Feriado Sangrento conta com Patrick Dempsey, Addison Rae, Milo Manheim, Jalen Brooks Thomas, Nell Verlaque, Rick Hoffman e Gina Gershon no elenco. O filme está em cartaz nos cinemas do Brasil.

Continua após a publicidade..