Continua após a publicidade..

Tudo o que sabemos sobre OD, próximo jogo de Hideo Kojima

A Kojima Productions pegou todos de surpresa com o anúncio de que está desenvolvendo um novo jogo, chamado OD, além da sequência de Death Stranding.

Como era de se esperar de algo vindo do lendário Hideo Kojima, a novidade só deixou os jogadores com muitos mistérios e dúvidas sobre o que esperar.

Por isso, decidimos reunir tudo o que sabemos sobre OD em um só lugar! Confira abaixo:

O que é OD?

(Imagem: OD/Kojima Productions/Divulgação)

Em poucas palavras, OD é um novo jogo da Kojima Productions, estúdio liderado por Hideo Kojima, criador da franquia Metal Gear Solid.

Continua após a publicidade..

O projeto foi anunciado no The Game Awards 2023, com um papo ao vivo com Kojima que, curiosamente, afirmou que o game é mais do que parece — sendo uma nova forma de mídia. O que isso significa, no entanto, ainda é um mistério.

“É um estilo bem único, imersivo e totalmente novo de jogo — ou melhor, é uma nova forma de mídia”, explicou Kojima no anúncio no TGA 2023.

Pouco depois, o desenvolvedor japonês também reforçou que OD é um “jogo avant-garde”, em uma publicação no X. Esse termo foi originalmente criado para abordagens inovadoras de arte no século XIX, mas também é usado hoje em dia para toda obra que ultrapassa os limites de ideias e criatividade.

Por fim, o gênero do game ainda não foi confirmado oficialmente. Mas muitos especulam que seja de terror, principalmente por causa dos elementos do trailer e possíveis referências à franquia Silent Hill — o que abordaremos em um tópico adiante.

Continua após a publicidade..

Qual o significado de ‘OD’?

(Imagem: OD/Kojima Productions/Divulgação)

Segundo a sinopse, OD explora “o conceito de testar os limites do medo e o que significa ter uma overdose de medo”, enquanto mistura elementos de jogos e filmes.

Com isso, o nome ‘OD’ parece significar “overdose” — o que é reforçado pelos vazamentos da Kojima Productions no final de 2022, em que um projeto chamado Overdose pipocou na internet.

No entanto, o próprio Kojima decidiu brincar que o título pode ter mais de um significado, chegando até a desbancar duas teorias de fãs, que defendiam que ‘OD’ também poderia ser “Oxygen Destroyer” (“destruidor de oxigênio”) ou “Open the Door” (“abra a porta”).

Os atores de OD

Da esquerda para direita: Sophia Lillis, Udo Kier e Hunter Schafer (Imagem: OD/Kojima Productions/Divulgação)

Uma das premissas de OD é misturar elementos de games e filmes e, para isso, Kojima revelou que o projeto terá três atores aclamados como protagonistas. São eles: Sophia Lillis (It: A Coisa), Hunter Schafer (Euphoria) e Udo Kier (Bacurau).

Continua após a publicidade..

Por enquanto, apenas o trio foi confirmado no elenco do jogo.

As parcerias por trás do jogo

(Imagem: The Game Awards 2023/Captura de tela)

Além do envolvimento de atores de peso, a Kojima Productions também desenvolve OD com algumas parcerias especiais.

A primeira é Jordan Peele, conhecido pelos filmes Corra!, Nós e Não! Não Olhe!, que será um colaborador para a história do jogo. Durante o anúncio no TGA 2023, o cineasta também apareceu e reforçou que o projeto será “completamente imersivo e aterrorizante”.

“Kojima tem sido uma inspiração para mim, e a oportunidade de colaborar com ele é realmente incrível. Nos meus filmes, sempre procuro maximizar a imersão para colocar o público no lugar do protagonista. Hideo é um mestre que faz isso em um nível totalmente diferente. O que ele está criando [com OD] é completamente imersivo e aterrorizante, e estou honrado com a colaboração”, contou Peele no anúncio no TGA 2023.

Peele não é o único colaborador de peso do projeto. Segundo o próprio Kojima, outras “lendas do storytelling” serão anunciadas no futuro.

Além disso, OD também é uma parceria com o Xbox Game Studios e, por isso, usará a tecnologia de nuvem da Microsoft — de uma maneira que ainda é um mistério.

Ligações com Silent Hill

(Imagem: The Game Awards 2023/Captura de tela)

Além de mistérios, o anúncio de OD no TGA 2023 também levantou teorias de que o jogo pode ter referências ao P.T. — a demo jogável de Silent Hills, jogo da franquia que seria comandado por Hideo Kojima, mas acabou sendo cancelado.

Uma delas é que Kojima apareceu no palco da premiação através de uma porta idêntica àquela que aparece no início de P.T., com os mesmos detalhes visuais.

Outra referência é que há letras escondidas na boca de um dos atores no trailer de OD, que soletram a palavra “ATAMI”. O curioso é que Atami é uma cidade da província de Shizuoka, no Japão. E os kanji que compõem a palavra “Shizuoka” podem ser traduzidos como “silent” e “hill”, quando lidos separadamente.

É possível que as referências ao P.T. sejam apenas uma maneira inusitada de Kojima alertar que suas ideias para um jogo de terror finalmente serão colocadas em prática. Mas dificilmente significa que OD terá ligações com a franquia Silent Hill — uma vez que a saída do desenvolvedor japonês da Konami não foi lá muito amigável.

Previsão de lançamento

(Imagem: OD/Kojima Productions/Divulgação)

OD ainda não tem previsão de lançamento e nem plataformas confirmadas.

Todos os trailers

Até o momento, a Kojima Productions divulgou apenas um trailer de OD, que destaca os três protagonistas repetindo um pangrama fonético — ou seja, uma frase onde todas as letras do alfabeto em inglês são utilizadas.



Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *