Parece que todos os serviços de streaming estão de olho nos videogames. Enquanto a HBO Max e o Amazon Prime Video produzem adaptações televisivas de franquias como The Last of Us e Fallout, nomes como Netflix e Crunchyroll foram ainda mais longe e passaram a disponibilizar games para seus assinantes.

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A Crunchyroll foi a plataforma mais recente a entrar nessa, com o anúncio e lançamento da iniciativa Game Vault, no início de novembro. A seleção inicial é modesta, com apenas cinco jogos, mas inclui até uma obra brasileira: Wolfstride, da OTA IMON Studios. Mas como um game indie nacional foi parar num serviço norte-americano focado em animações japonesas? E qual o benefício disso?

Se a Crunchyroll chega para você e fala que quer colocar seu jogo no programa novo de jogos deles, não tem o que reclamar”, declarou Otavio Imon, diretor do game em questão, durante papo  com o NerdBunker na CCXP23. A convite da Crunchyroll, visitamos o estande e nos sentamos com o desenvolvedor para entender como surgiu essa parceria:

Ficamos sabendo em meados de julho, e só veio uma notícia através da nossa publisher, a Raw Fury, que viraram e falaram: ‘Tivemos essa proposta da Crunchyroll para Wolfstride’. O Game Vault nem tinha nome na época, mas [a publisher] falou para portarmos [converter e adaptar de uma plataforma para outra] o jogo para mobile e tudo. Foi bem inesperado.

Com visual inspirado por Cowboy Bebop, Wolfstride era uma escolha natural para o serviço gamer da Crunchyroll [Créditos: Divulgação]

Vale lembrar que o game já havia sido lançado anteriormente para PC e Nintendo Switch. Com visual cartunesco e estética que parece beber de Cowboy Bebop, Wolfstride é descrito como “um RPG estiloso sobre três antigos parceiros de crime que herdam um mecha lendário chamado COWBOY” e passam a disputar batalhas de robôs gigantes, com combate em turnos. Dá para entender como isso se alinha com a Crunchyroll, né?

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Apesar dos interesses compartilhados, havia um pequeno obstáculo: o game não tinha versão para mobile. Segundo Otavio Imon, esse foi o maior desafio, mesmo que a publisher Raw Fury tenha cuidado de quase tudo:

Quem cuidou mais da parte do port foi nossa publicadora, que tem o pessoal mais especializado, que já sabia mexer mais com isso. E como nosso jogo não foi feito para mobile, a princípio, tem vários desafios para passar e para testar no mobile, principalmente, já que tem várias resoluções de tela e tipos de celulares. Não é a mesma coisa que um computador ou um console, é bem mais complicado.

Essa é uma realidade enfrentada por muitos desenvolvedores indies brasileiros. O mobile é um campo muito interessante pelo alcance que vai além do gamer tradicional, mas a enorme variedade de dispositivos complica bastante garantir um padrão mínimo de qualidade — especialmente quando se é um estúdio pequeno, sem muitos recursos para testar em aparelhos de diferentes configurações.

Adaptar interface de Wolfstride para os celulares foi um desafio [Créditos: Divulgação]

De qualquer forma, o desenvolvedor afirmou que valeu a pena, mesmo que o Game Vault ainda não tenha engatado, já que o lançamento é tão recente:

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É um desafio passar para o mobile, mas mesmo assim fazemos de bom grado. Até agora, estamos vendo como será o desenlace disso, que é pelo menos ter mais visibilidade. Quando estamos fazendo um jogo, sempre falamos de criar uma comunidade ao redor do jogo. Ter acessível para mais pessoas através do mobile ajuda a criar uma comunidade maior.

Imon completou dizendo que, sim, o mobile segue indisputável no quesito de atrair novos e diferentes tipos de jogadores: “Por ser no celular, muita gente que nem tem console ou não quer jogar no computador terá esse acesso, já que hoje em dia todo mundo tem celular, basicamente”, falou. “Facilita muito para chegar nas pessoas certas assim.

No fim das contas, iniciativas como o Game Vault compensam a longo prazo, especialmente para estúdios brasileiros. Com o jogo no catálogo, eventualmente uma fatia dos milhares de assinantes do serviço de streaming acabará experimentando e até se apaixonando pelo título, o que pode ser impulso para os projetos futuros que a OTA IMON Studios já trabalha.

Para Otavio Imon, o sucesso já foi conquistado ao ser escolhido na seleta leva inicial de jogos. “Achei incrível que estamos ao lado de jogos como River City Girls. Tem uns jogos massa ali”, falou orgulhoso. “Para a gente ser escolhido entre os cinco jogos que estão lá é uma baita honra. É muito inusitado para a gente e foi sensacional.”

Com Wolfstride, o Game Vault está disponível no Android e iOS para assinantes da Crunchyroll, sem custo adicional.

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