Continua após a publicidade..

Os melhores jogos de GTA, segundo a crítica

Com 26 anos de história, Grand Theft Auto — ou simplesmente GTA — é uma das franquias mais conhecidas e aclamadas de toda a indústria de videogames. Não à toa, GTA 6 é o jogo mais aguardado pela comunidade no momento, ao lado de The Elder Scrolls VI.

Entre títulos principais, derivados e relançamentos, a série tem vários jogos, e escolher um favorito nunca é uma tarefa fácil.

Como sabemos que todo mundo adora um bom ranking, compilamos abaixo os 10 jogos mais bem avaliados da franquia no Metacritic, site que agrega avaliações da crítica especializada e do público em uma média de notas.

Para a montagem da lista, consideramos a plataforma com a maior nota para cada game e, em casos de médias iguais, usamos a avaliação do público como critério de desempate.

Continua após a publicidade..

Confira logo abaixo:

1 – GTA IV

(Imagem: Rockstar Games/Divulgação)

Pois é. Para a surpresa de muitos fãs, a lista não é liderada pelo queridinho GTA V, mas sim pelo antecessor, Grand Theft Auto IV, com a impressionante nota 98.

Lançado em 2008, o jogo é ambientado em Liberty City, uma cidade fictícia inspirada em Nova York, e protagonizado por Niko Bellic, um europeu que está em busca de sucesso e dinheiro — e acaba entrando no mundo do crime.

Continua após a publicidade..
  • Nota no Metacritic: 98 (na versão de Xbox 360)
  • Plataformas: PS3, Xbox 360 e PC

2 – GTA V

(Imagem: Rockstar Games/Divulgação)

Grand Theft Auto V é o título mais vendido da franquia GTA, com mais de 190 milhões de cópias comercializadas até o momento — além de ser o terceiro mais vendido da história, ficando atrás apenas de Minecraft (300 milhões) e Tetris (520 milhões).

Com ambientação em Los Santos, região fictícia inspirada em Los Angeles, e três protagonistas jogáveis (Trevor, Franklin e Michael), o jogo foi originalmente lançado em 2013 e mantém o segundo lugar na lista, com nota 97.

  • Nota no Metacritic: 97 (na versão de PS4)
  • Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC

3 – GTA III

(Imagem: Rockstar Games/Divulgação)

Grand Theft Auto III, lançado em 2001, foi o responsável não apenas por mudar a franquia GTA como os jogos de mundo aberto como um todo — introduzindo elementos que se tornaram tendência no “gênero”.

Isso porque é o primeiro GTA a adotar a fórmula que tornou a série tão conhecida, com gráficos tridimensionais, câmera em terceira pessoa, história bem pensada e uma boa dose de liberdade no mapa. Além de ter introduzido a cidade Liberty City.

Continua após a publicidade..
  • Nota no Metacritic: 97 (na versão de PS2)
  • Plataformas: PS2, Xbox, PC, Android, iOS (e PS4, Xbox One e Switch pela coletânea GTA: Trilogy)

4 – Grand Theft Auto: San Andreas

(Imagem: Rockstar Games/Divulgação)

GTA V pode ser o mais conhecido e vendido da franquia, mas o posto de maior clássico é de GTA: San Andreas, que aparece em quarto lugar com a nota 95 e segue como favorito de muitos fãs.

Protagonizado pelo icônico CJ, um ex-membro de gangue que volta para Los Santos para o funeral da mãe e acaba envolvido com criminosos e policiais corruptos, o jogo é aclamado por aperfeiçoar os elementos de GTA e ter uma jogabilidade focada em ação.

  • Nota no Metacritic: 95 (na versão de PS2)
  • Plataformas: PS2, Xbox, PC, Android, iOS (e PS4, Xbox One e Switch pela coletânea GTA: Trilogy)

5 – Grand Theft Auto: Vice City

(Imagem: Rockstar Games/Divulgação)

GTA: Vice City chegou um ano depois de GTA III e impressionou os jogadores com uma história inspirada em obras clássicas como Scarface e Miami Vice, além de introduzir Vice City, uma cidade fictícia inspirada em Miami.

Com temática da década de 1980, o jogo também foi o primeiro da franquia a ter atores de Hollywood no elenco de voz, com Ray Liotta (Os Bons Companheiros) como o protagonista Tommy Vercetti, um ex-membro da máfia.

  • Nota no Metacritic: 95 (na versão de PS2)
  • Plataformas: PS2, Xbox, PC, Android, iOS (e PS4, Xbox One e Switch pela coletânea GTA: Trilogy)

6 – Grand Theft Auto: Chinatown Wars

(Imagem: Rockstar Games/Divulgação)

Com a ideia de voltar às origens da franquia (antes do 3D), GTA: Chinatown Wars foi lançado em 2009 para consoles portáteis e, apesar de não ter causado tanta repercussão na época do lançamento, se tornou um clássico cult de GTA com o tempo.

Com câmera ao estilo top-down (ou seja, vista de cima), o jogo é ambientado em Liberty City e protagonizado por Huang Lee, membro de uma gangue chinesa que quer se vingar dos clãs rivais após a morte de seu pai.

  • Nota no Metacritic: 93 (na versão de Nintendo DS)
  • Plataformas: DS, PSP, Android e iOS

7 – Grand Theft Auto: Liberty City Stories

(Imagem: Rockstar Games/Divulgação)

GTA: Liberty City Stories é outro jogo da franquia que foi pensado para consoles portáteis e retoma a ambientação em Liberty City de GTA III, mas aposta em um toque à la O Poderoso Chefão.

Só que, desta vez, o jogador controla o mafioso Toni Cipriani, que precisa encontrar uma maneira de conciliar os negócios da família e evitar que os rivais se destruam. Assim, a história principal é cheia de narrativas soltas e paralelas.

  • Nota no Metacritic: 88 (na versão de PSP)
  • Plataformas: PSP e PS2

8 – Grand Theft Auto: Vice City Stories

(Imagem: Rockstar Games/Divulgação)

Grand Theft Auto: Vice City Stories é outro jogo para portáteis com a mesma pegada de Liberty City Stories, mas ambientado em Vice City da década de 1980 e situado cerca de dois anos antes de GTA: Vice City.

O protagonista é Vince Vance, um ex-militar do exército dos Estados Unidos que acaba sendo envolvido com o tráfico de drogas (contra a sua vontade) por causa do seu sargento, Jerry Martinez.

  • Nota no Metacritic: 86 (na versão de PSP)
  • Plataformas: PSP, PS2 e PS3

9 – Grand Theft Auto Online

(Imagem: Rockstar Games/Divulgação)

Teoricamente, GTA Online é o modo online e multiplayer de GTA V, mas que fez tanto sucesso que acabou sendo lançado como um jogo à parte — ou seja, que funciona sem o jogo base e pode ser adquirido separadamente.

Isso levou ao game ganhar uma página própria no Metacritic e, consequentemente, reservar o nono lugar na lista com a nota 80 dos críticos.

  • Nota no Metacritic: 80 (na versão de Xbox 360)
  • Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC

10 – Grand Theft Auto 2

(Imagem: Rockstar Games/Divulgação)

GTA 2 é um clássico… diferentão da franquia, uma vez que ainda apresenta a fórmula de mundo aberto com gráficos 2D, câmera top-down e jogabilidade focada em carros do primeiro jogo.

Seja como for, é um capítulo que caminhou para que GTA III pudesse correr — mudando a cara da série —, então tem um baita valor para GTA e aparece em décimo lugar, mesmo que com uma notinha amarela.

  • Nota no Metacritic: 70 (na versão de PS1)
  • Plataformas: PS1, Dreamcast, Game Boy Color

Acompanhe o NerdBunker também no TwitterInstagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *