Continua após a publicidade..

Como o final de As Marvels estabelece o futuro do MCU

Dividindo opiniões, As Marvels enfim estreou nos cinemas. O foco do longa é a dinâmica entre as heroínas Capitã Marvel (Brie Larson), Ms. Marvel (Iman Vellani) e Monica Rambeau (Teyonah Parris), mas o filme estabelece grandes mudanças para o futuro do Universo Cinematográfico da Marvel.

Abaixo vamos discutir o final de As Marvels e especular como o longa molda o futuro do MCU nas telas!

[Spoilers de As Marvels abaixo]

Relembre o final de As Marvels

As Marvels termina com grande batalha e vários ganchos para o futuro [Créditos: Divulgação]

No estilo das outras produções da casa, a reta final é dedicada a uma grande batalha com o vilão da vez — nesse caso, Dar-Benn (Zawe Ashton). Conhecida como Supremor, a antagonista quer se vingar de Carol Danvers por ter destruído Hala, o planeta dos Kree, tornando-o inóspito, sem sol, oceanos ou recursos naturais.

Continua após a publicidade..

Na batalha final, à bordo da nave da antagonista, a Capitã Marvel fere e imobiliza Dar-Benn, mas a vilã consegue entrar na mente da heroína ao apontar que ela faz jus ao apelido de Aniquiladora. Danvers, então, busca uma resolução menos violenta, mas ao hesitar em matar a oponente, Dar-Benn consegue erguer seu martelo, ataca a Capitã Marvel e faz Kamala Khan de refém.

No fim das contas, Dar-Benn consegue o objetivo de unir os dois braceletes, usando a energia para criar um portal capaz de transportar recursos para Hala. O problema é que seu corpo não resiste ao pico de energia e começa a se desfazer, efetivamente transformando-a em uma bomba de luz. Ela é lançada da nave ao espaço e, ao explodir, abre um rombo no espaço-tempo.

Monica Rambeau se prontifica para consertar a anomalia em um sacrifício que a prende em outra realidade. Danvers até tenta resgatá-la, mas não consegue chegar no portal a tempo. Na conclusão, Kamala Khan retorna sozinha para a Terra, informando Nick Fury de que Monica Rambeau foi uma das baixas do conflito, e que a Capitã Marvel ficou pelo espaço para “cumprir uma promessa” — no caso, reviver o sol de Hala com seus poderes, ideia que lhe foi dada por Monica Rambeau.

Continua após a publicidade..

Mais tarde, Carol Danvers retorna para Terra e enfrenta o próprio passado ao limpar a casa de Maria Rambeau (Lashana Lynch), sua antiga amiga e mãe de Monica. O local passará a ser habitado pela família de Kamala Khan, que teve a casa destruída no início do filme, graças à confusão de troca de lugares das três heroínas.

No fim, Danvers e Kahn se entendem como amigas, unidas pela aventura que viveram e pela memória de Monica Rambeau.

O que As Marvels deixa para o futuro do MCU

Os Jovens Vingadores

Com Kate Bishop, Ms. Marvel e Cassie Lang, Jovens Vingadores deve dar as caras em breve no MCU [Créditos: Gavião Arqueiro/Divulgação]

Além do desfecho para as personagens, As Marvels planta várias sementes que podem ser colhidas no futuro do MCU. A jornada de Kamala Khan no longa é fazer com que a jovem perceba que não quer mais a vida de heroína solitária, já que é muito mais forte acompanhada. Sem poder contar com o apoio integral da Capitã Marvel, ela decide montar sua própria equipe.

Uma das cenas finais mostra a jovem de Nova Jersey dando um pulo no estado vizinho, Nova York, para encontrar uma outra heroína jovem: Kate Bishop (Hailee Steinfeld). A personagem de Gavião Arqueiro é surpreendida por Ms. Marvel ao melhor estilo Nick Fury, com Khan esperando nas sombras do apartamento da arqueira. Sem hesitar, ela pede que Bishop se junte ao time que está montando.

Continua após a publicidade..

No caso, se trata dos Jovens Vingadores, equipe cujo nome é autoexplicativo, reunindo os jovens heróis da Marvel para lutar contra o crime. A ideia é discutida entre fãs há tempos, mas finalmente começa a ganhar forma nos cinemas. Para reforçar isso, além de recrutar Bishop, a Ms. Marvel ainda cita “a filha do Homem-Formiga”, incluindo Cassie Lang (Kathryn Newton) na jogada.

Sendo assim, os Jovens Vingadores do MCU já têm as primeiras três integrantes. Há ainda a possibilidade de America Chavez (Xochitl Gomez), de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, dar as caras eventualmente, assim como os filhos de Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) — caso eles se manifestem na realidade principal da Marvel, de alguma forma. Há ainda um filho de T’Challa, apresentado no final de Pantera Negra: Wakanda para Sempre, que pode se juntar ao grupo quando crescer.

Os X-Men

Cena pós-créditos de As Marvels traz a primeira aparição real de um X-Men no MCU [Créditos: X-Men: O Confronto Final/Divulgação]

Além dos Jovens Vingadores, outra equipe que recebe menção em As Marvels são os X-Men. A inclusão dos mutantes no MCU é esperada desde 2019, quando a Disney comprou a Fox. Ainda que essa junção não tenha sido esclarecida até o momento, o filme mostra um dos caminhos possíveis para isso.

Na cena pós-créditos, Monica Rambeau acorda sob os cuidados do Fera, o cientista azulão dos X-Men. O doutor — que é interpretado por Kelsey Grammer (Frasier), mesmo intérprete de X-Men: O Confronto Final (2006) — ainda cita o Professor Xavier, que não chega a dar as caras.

O filme poderia muito bem ter apresentado uma nova versão do Fera, mas a escolha de retomar um ator que já realizou o papel no passado ajuda a contextualizar a realidade na qual Monica Rambeau foi parar. Assim, é possível imaginar que os X-Men do MCU terão o retorno de rostos conhecidos, o que é reforçado pela volta de Hugh Jackman ao Wolverine em Deadpool 3.

Anteriormente, em Pantera Negra: Wakanda para Sempre, a Marvel estabeleceu sutilmente a existência de mutantes no MCU com Namor (Tenoch Huerta). A cena pós-créditos de As Marvels não tem a mesma sutileza, o que representa que o estúdio deve dar mais e mais importância aos X-Men nas próximas produções. O propósito, além de ter mais personagens grandes em tela, é pavimentar o caminho rumo ao filme solo da equipe.

Porém, sabe-se lá quando isso vai acontecer. O calendário atualizado de lançamentos da Marvel sequer faz menção ao longa dos mutantes, com vários outros projetos na frente, na fila de prioridade. Sendo assim, X-Men deve dar as caras só depois de 2025 — mas pode ter certeza que você verá muitos mutantes ao lado dos heróis nas próximas produções da Marvel Studios.

As Marvels está em cartaz nos cinemas brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *