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F1 23: Braking Point 2 intensifica drama e esboça um ótimo futuro

Após 1 ano de ausência, o modo campanha Braking Point retorna no F1 23, que foi lançado recentemente no PC e consoles. A campanha single-player traz novidades boas, principalmente no cuidado com o peso que nossas respostas tem no decorrer da narrativa.

A Eletronic Arts também intensificou o drama da história automobilística. Mais do que nunca, a história de F1 23 parece a série Drive to Survive, produção da Netflix.

Além disso, nesta edição, o modo traz coisas interessantes que sonhamos em ver na F1 da vida real, como 22 carros no grid. O jogo também mostra uma inclusão positiva, trazendo de volta uma mulher a maior categoria do automobilismo no mundo.

Mesmo com tantas evoluções, será que vale a pena jogar o Braking Point 2? É o que vamos discutir aqui na análise do modo história de F1 23!

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Enredo mais dramático e surpreendente

No F1 21, vimos a ascensão de Aiden Jackson, aposentadoria de Casper Akkerman e o irritante Devon Butler. Entendemos mais de suas personalidades em uma história fechadinha e bem contada. O mínimo que o Braking Point 2 poderia fazer é continuar e expandir as personalidades desses personagens e é o que foi feito com primor! Nessa continuação, Casper assume uma nova função depois de aposentado, Aiden está mais maduro e tem ego inflado, o que ajuda a conduzir a narrativa e Butler se torna um personagem ainda mais marcante.

A história fica melhor quando exploramos os novos personagens, que tem tanto destaque quanto os “principais” da narrativa. Callie Mayer é o destaque entre os pilotos e traz de volta uma mulher pilotando um carro de F1, Davidoff Butler é um empresário de sucesso, ex piloto e principal patrocinador da Konnersport Racing Team, equipe nova no grid que é chefiada por Andreo Konner.

Essa nova equipe traz uma nova dinâmica ao modo aproxima tanto os antigos quanto os novos personagens. Toda a história é conduzida por um formato de entrevistas ao estilo Drive to Survive, como se os personagens estivessem relembrando os acontecimentos das temporadas passadas. Esse modo de contar a história é mais condizente com o modo e particularmente me agradou.

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Nossas decisões quase importam, desempenho acima da média não

Na análise do Breaking Point do F1 21 eu mencionei que gostaria de ver mais interação com nós jogadores, que nossas decisões fossem levadas a sério e influenciassem de alguma forma a história. No F1 23 isso acontece, ainda que de forma “amarrada”. Nesta edição tivemos a implementação do Desempenho e Reputação, que são influenciados pelas nossas ações na corrida, nas respostas à imprensa e questões internas da equipe.

Segundo o jogo, um maior nível de desempenho e reputação vai criar uma variedade maior de respostas disponíveis, o que é verdade. Eventualmente alguma resposta vai influenciar no desempenho da corrida, mas não é suficiente para que a gente se importe com isso.

Além disso, o nosso desempenho nas corridas é limitado ao objetivo que o jogo nos dá. Não importa o quanto a gente se esforce para bater o bônus, chegar ao pódio ou ocasionalmente vencer uma corrida. Nada disso é levado em consideração na história do jogo, uma cutscene diferente, comemoração efusiva, repercussão nos diálogos e etc. É algo que poderia ter evoluído no Braking Point 2 e deixou a desejar.

Vale a pena jogar?

Braking Point 2 é uma evolução considerável em relação ao seu antecessor. Apesar de alguns momentos forçados da história e falta consideração pelo nosso desempenho e decisões, vale a pena ser jogado. Mesmo para você que já seja um jogador antigo da franquia, é um modo diferente que vale a pena experimentar.

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A nova edição do ponto de frenagem me deixou empolgado para o que pode vir em seguida. Acredito que mudanças podem acontecer para deixar a experiência melhor. O formato de contar a história, por exemplo, poderia largar esse modelo “Drive to Survive”, que realmente deixa tudo mais dramático, porém limita as surpresas que venhamos a ter, como a troca de equipe de um dos personagens. Algo que eu espero que aconteça caso o modo retorne no F1 24.

O modo história traz uma experiência diferente e que vale a pena até para os fãs mais antigos da franquia.

As decisões e repercussão nos resultados também poderiam ser mais valorizadas, visto que eu desejo que meus esforços sejam levados em conta para a história. História essa que poderia ser melhor escrita para evitar algumas situações forçadas que aconteceram durante este modo.

Algo que também posso observar são bugs, que pra ser justo foram poucos, apenas de respostas que não apareceram disponíveis. Como influenciam na reputação e desempenho, não levei muito em consideração.

F1 23 está disponível para jogar no PC, PS5, PS4, Xbox One, Xbox Series S e X.

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