A vida aparentemente perfeita de um casal apaixonado é virada de pernas pro ar em The Changeling – Sombras de Nova York. Estrelada por LaKeith Stanfield (Atlanta, Entre Facas e Segredos), a nova série do Apple TV+ promete agradar os fãs de mistério e fantasia, com uma elaborada trama que vai das ruas agitadas de Nova York até superstições de culturas sul-americanas.
Tudo isso chega embalado em um belo trabalho de fotografia, cenários, efeitos visuais e mais, cortesia do diretor de arte Lester Cohen. Veterano do cinema e da TV, Cohen conversou com o NerdBunker sobre a produção, destacando a oportunidade de trabalhar com LaKeith Stanfield como grande chamariz:
“Sempre fui um enorme fã do LaKeith. Ele é um dos grandes jovens atores de hoje. O interessante é que ele se transforma para cada papel. Não faz a mesma coisa de novo e de novo. Depois, li o livro e fiquei fascinado. Tinha que conseguir esse trabalho. [risos]”
Como cita Cohen, The Changeling é baseada no livro de mesmo nome, lançado em 2017, de autoria de Victor LaValle. O volume saiu até no Brasil, já que o país desempenha um papel fundamental no desenrolar da trama.
O enredo acompanha a história de Apollo (Stanfield) e Emma (Clark Backo). Passeando por todas as fases do romance entre os dois, desde os primeiros flertes até o nascimento de um filho, a série ganha contornos mais místicos com uma viagem da garota ao Brasil (ainda que, em cenas filmadas na Colômbia, como revelou Cohen), onde ela recebeu uma pulseira que só poderia ser partida quando ela realizasse seus três maiores desejos.
Como o amor jovem quase nunca tem juízo, Apollo rompe a pulseira de Emma, prometendo, ele mesmo, realizar os desejos. Mal sabe o coitado que o ato de desobediência será a porta de entrada para uma série de acontecimentos sobrenaturais na vida do casal. A mistura do surreal com a realidade fria da Nova York real é explicada por Lester Cohen:
“Não queríamos que a fantasia fosse algo que os espectadores não se importem. Para isso, era importante ter a sensação de estarmos na Nova York real, com os dois pés no chão. É mais fácil você se surpreender com o fantástico quando é algo inesperado. Por exemplo: se você já está em um mundo mágico, passa a relevar certas coisas, mas quando você está em casa, sentindo o cheiro da comida do seu vizinho, e um mundo sobrenatural se abre, é mais impactante. E Nova York é perfeita para isso. Temos todas essas vidas amontoadas lado a lado, às vezes em cima uma das outras. Muitas vezes, há coisas acontecendo debaixo dos seus pés que você nunca repararia.”
Telona ou telinha?
Em mais de 30 anos de carreira, Lester Cohen acumulou produções invejáveis no currículo, tanto no cinema quanto na TV. É dele, por exemplo, a direção de arte de filmes e séries como Cop Land (1997), The Undoing, The Night Of, da HBO, e o recente terror Sorria (2022).
A versatilidade veio a calhar na hora de adaptar The Changeling para a TV, com o tempo e o esmero que o formato permite:
“O livro foi como uma diretriz emocional. Lógico que, estruturalmente, são coisas muito diferentes. Mas quando fazemos uma série, é um pouco mais parecido com um livro. Temos tempo de investigar todos os pequenos detalhes. Essa é a beleza do formato. Se fosse um filme, teríamos 2 horas para amarrar tudo. E olha que só cobrimos metade do livro. Se ganharmos uma segunda temporada, há muito mais coisas a serem exploradas.”
Lester Cohen também destaca a imprevisibilidade da série, envolta numa teia de mistérios que deixarão os espectadores de cabelo em pé, como razão para sintonizar semanalmente na Apple:
“The Changeling tem um tom único. Começa como uma história de amor e, no meio disso, as coisas começam a dar MUITO errado! [risos]”
The Changeling: Sombras de Nova York estreou com 3 episódios na Apple TV+. A sÉrie ganha capítulos inéditos toda sexta. Adina Porter, Samuel T. Herring e Jared Abrahamson completam o elenco.
Entre um episódio e outro, siga de olho no NerdBunker para mais novidades sobre a vida, o universo e tudo mais. Aproveite e siga a gente nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.