Os nerds que sintonizarem no Spotify para conferir os 13 episódios de França e o Labirinto serão guiados nesse mistério por uma voz única. Sussurrada (levemente sensual, alguns diriam), bem-humorada, inconfundível. Sim, estamos falando de ninguém menos que o astro Selton Mello, estrela da TV e do cinema, que protagoniza a áudiossérie produzida pela Nonsense Creations, a produtora do Jovem Nerd.
Veterano de filmes como O Auto da Compadecida (2000), Lisbela e o Prisioneiro (2003), Meu Nome Não é Johnny (2008) e mais, Selton empresta a voz ao detetive cego Nelson França, forçado a retomar um antigo caso após o aparecimento de uma nova vítima.
A versatilidade do ator, que vai do estabanado Chicó (de O Auto…) até Dom Pedro II, em Nos Tempos do Imperador (2021-2022), fez com que Mello fosse a primeira pessoa pensada por Alexandre Ottoni e Deive Pazos, a dupla Jovem Nerd e Azaghal, para o personagem. O flerte também veio do próprio ator, que explica:
“A curiosidade me motivou a participar desse projeto. Eu estava em contato com o Spotify por conta de outros possíveis projetos, quando eles mencionaram pela primeira vez sobre uma áudiossérie, um Original Spotify, produzida pelo Jovem Nerd e que eu era a ‘voz’ que eles desejavam para dar vida ao personagem principal, um detetive cego. Eu achei tão curioso e inusitado essa união entre Spotify, eu e Jovem Nerd, que aceitei conhecer o Alexandre e o Deive para um papo inicial. E, depois dessa conversa com esses gênios, não tive dúvida de que queria ser parte integrante dessa experiência.”
A parceria e a admiração de longa data são destacadas também por Azaghal, responsável pela produção, direção e roteiro do projeto, em parceria com Jovem Nerd, Leonel Caldela e Fábio Yabu. Deive diz:
“O Selton era a nossa primeira escolha. Ele tem uma voz muito característica. Se você ouvisse ele na padaria você saberia quem é. [risos] Além de ser um ator incrível. Essa expertise também como dublador o torna único para o papel. Nos encontramos por intermédio do Spotify, explicamos o projeto e ele se apaixonou.”
Se França e o Labirinto já guarda um alto nível de tensão por tratar da eletrizante caçada a um serial killer, a aventura do detetive ganha um componente a mais de perigo por um pequeno detalhe: França perdeu a visão anos após resolver um caso famoso.
O detetive não mede esforços para capturar o perigoso Assassino do Labirinto, mesmo que precise se embrenhar, sozinho, por situações tensíssimas, cortesia do roteiro afiado de Caldela e Yabu.
“Eu adorei o clima de suspense, um certo ‘noir’ presente em todo o enredo, a forma como a história é contada, fazendo com que o ouvinte esteja sempre na pele do personagem principal, é algo muito interessante. Os roteiristas Leonel Caldela e Fábio Yabu conseguiram criar essa trama surpreendente. Conforme fui entendendo a história e me aprofundando no detetive Nelson França, propus ao Deive e ao Alexandre deixar o personagem um pouco mais sarcástico, dando um pouco de humor em alguns momentos, o que foi muito bem aceito. E assim, se construiu França, um detetive extremamente perspicaz e observador. Um verdadeiro anti-herói.”
Como o próprio Selton destaca, o protagonista vai contra o arquétipo frio e calculista do detetive noir. Em vez de fumaça, trevosidade e arrependimento, Nelson França usa da inteligência aguçada e, claro, da boa e velha galhofa, inclusive em piadas com a própria cegueira, para se virar na investigação.
O ouvinte ganha um ingresso de primeira fila para a mente do investigador, já que toda a ação da áudiossérie se desenrola ao redor do personagem, por meio do áudio 3D binaural, que auxilia a narrativa em primeira pessoa. Para dar a profundidade necessária à trama, Selton fez uma pequena viagem ao próprio passado.
É que a gravação pode até ter sido a primeira vez de Selton Mello numa áudiossérie, mas marcou também um retorno pessoal para o ator, que voltou aos estúdios de dublagem após projetos como A Nova Onda do Imperador (2000).
“Essa é a minha primeira áudiossérie, e quando digo primeira, é a primeira que eu atuo, mas também a primeira que eu escuto. E apesar dessa minha estreia no universo dos podcasts narrativos e de ficção, foi como um retorno ao meu passado. Trabalhei como dublador por mais de uma década quando era adolescente, sempre gostei muito de trabalhar com a minha voz, então, dar a ‘voz’ ao Nelson França foi uma experiência nova diferente, mas como um toque de nostalgia. Confesso que estou muito orgulhoso do resultado de França e o Labirinto. Tive a oportunidade de ouvir a série pronta recentemente, ouvir os diálogos, todo o desenho de som, foi incrível. Durante as gravações, eu não tive contato com os outros atores de voz, as gravações aconteceram em momentos diferentes e eu fui o primeiro a gravar, então, eu não tinha a outra voz para contracenar, foi um processo que dependeu muito da minha imaginação e da brilhante direção do Deive e do Alexandre que me orientavam a cada cena. Por falar nos demais atores, estou realmente encantado com o trabalho de cada um deles. A série reuniu o ‘dream team’ do universo da dublagem, como Luiz Carlos Persy, que faz o Omar, Jorge Lucas, como Noronha, Maíra Góes, que faz a Angela, entre outros nomes fantásticos.”
Por fim, Selton convida os jovens nerds e ouvintes em geral a conferirem os 13 episódios da áudiossérie e se perderem no extenso labirinto bolado pelo time de elite Jovem Nerd e Spotify:
“França e o Labirinto é uma áudiossérie que vai te prender do começo ao fim, é uma experiência diferente, imersiva, em que você vai se sentir o personagem principal. É uma história muito bem bolada, que vai te deixar curioso para saber quais caminhos esse labirinto pode te levar. Está imperdível.”
França e o Labirinto estreia hoje, 29 de agosto, com todos os 13 episódios disponíveis em uma talagada só (prepara a maratona!). A áudiossérie está disponível também para os usuários da versão gratuita do Spotify, sem nenhum custo adicional.
Siga de olho no NerdBunker para cobertura completa da áudiossérie e mais novidades labirínticas. Aproveite e siga a gente nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.