O mundo otaku foi sacudido nesta semana com o arco “Two Blue Vortex” do mangá de Boruto, derivado do clássico Naruto, que começou a ser publicado no Japão.

Continua após a publicidade..

Apesar de ser aguardado pelos fãs assíduos, aqueles que acompanham o anime (ou até mesmo apenas Naruto) estão confusos com tanta novidade. Afinal, o arco tem salto temporal, novo visual de personagens, a revelação do oitavo Hokage e mais.

Por isso, decidimos fazer um compilado com tudo o que você precisa saber para ficar por dentro de “Two Blue Vortex”, porque esse é o nosso jeito ninja!

[Atenção! Alerta de spoilers de Boruto: Naruto Next Generations logo abaixo]

Continua após a publicidade..

O que aconteceu na Parte 1?

Arte da Parte 1 do mangá de Boruto: Naruto Next Generations (Imagem: Shueisha/Divulgação)

A Parte 1 do mangá começou a ser publicada em 2016, sob o título Boruto: Naruto Next Generations, e foi finalizada em abril de 2023, totalizando 80 capítulos.

Curiosamente, o início da Parte 1 é um teaser de “Two Blue Vortex”, porque o quadrinho japonês começa com uma versão adolescente de Boruto prestes a enfrentar um personagem desconhecido no meio da Vila da Folha, que está completamente destruída.

O protagonista ainda aparece com a espada e a bandana de Sasuke. Adicionando mais mistério ao momento, o desconhecido diz que “mandará Boruto para onde mandou o sétimo Hokage” — deixando muitas dúvidas do que diabos aconteceu no ar.

Continua após a publicidade..

A cena, no entanto, é cortada, e o mangá volta no tempo para acompanhar a infância de Boruto nessa primeira parte, que se passa cerca de 14 anos depois de Naruto.

Boruto na cena inicial do capítulo 1 do mangá (Imagem: Shueisha/Captura de tela)

Durante o início da Parte 1, Boruto dá início aos estudos ninja e faz parte do Time 7 ao lado de Mitsuki, um humano sintético criado por Orochimaru (pois é), e Sarada Uchiha, a filha de Sakura e Sasuke, criando uma aproximação principalmente com a garota.

Algo importante a ressaltar é que, ao contrário de Naruto, alguns ninjas em Boruto decidiram não suar tanto para treinar e usam aparatos tecnológicos. Assim, os principais antagonistas envolvem o retorno da Otsutsuki (o povo de Kaguya, vilã final de Naruto Shippuden) e o surgimento de uma nova organização maligna chamada Kara, composta por vilões envolvidos em experimentos e ciborgues humanos.

Com isso em mente, outra novidade relevante é Kawaki, que logo descobrimos que é o homem desconhecido lá da cena misteriosa com Boruto. Ele é introduzido no “Arco de Ao”, que acontece entre os capítulos 16 e 23 do mangá, e aparece como uma peça importante para os planos malignos de Kara.

Continua após a publicidade..

Kawaki é resgatado pelo Time 7 em uma missão, acaba se aproximando dos ninjas de Konoha e é adotado por Naruto e Hinata, virando irmão de criação de Boruto.

A partir daí, outros momentos que valem ser citados são o despertar do Jogan no olho direito de Boruto, dojutsu exclusivo do personagem ligado ao chakra, e a morte da raposa Kurama, o que possibilita Naruto a ‘desbloquear’ o poderoso modo Bárion. Além disso, Sarada também desperta o clássico dojutsu Mangekyo Sharingan.

A Vila da Folha destruída na cena inicial do capítulo 1 do mangá (Imagem: Shueisha/Captura de tela)

A parte final da Parte 1 prepara o terreno para “Two Blue Vortex”, mais especificamente entre os capítulos 77 e 80 do mangá.

A Otsutsuki consegue possuir Boruto, forçando-o a cometer atos contra sua vontade. Por isso, Kawaki sela Naruto e Hinata em uma dimensão diferente para mantê-los a salvo — e talvez esse seja o motivo para a frase de “onde mandou o oitavo Hokage”.

É então que Eida, membro da Kara, usa um poder de alterar a percepção da realidade, fazendo o povo de Kohona (exceto Sarada) acreditar que Boruto não é filho de Naruto, mas sim um inimigo da Vila da Folha. Com isso, o protagonista é exilado da vila e se torna um fugitivo. Sarada, em seguida, convence Sasuke a ajudá-lo.

Assim, a Parte 1 finaliza com o protagonista deixando seu lar para sobreviver (e treinar) ao lado de Sasuke — o que explica (pelo menos, parcialmente) o motivo da espada e da bandana do personagem estarem com Boruto lá no início.

O que é o “Two Blue Vortex”?

Arte “Two Blue Vortex” do primeiro capítulo da Parte 2 do mangá (Imagem: Shueisha/Divulgação)

Boruto: Two Blue Vortex é a Parte 2 do mangá de Boruto, que já começa com um salto temporal de três anos — similar à transição entre Naruto clássico e Naruto Shippuden.

Com isso, “Two Blue Vortex” promete responder todas as dúvidas que pairavam na cabeça dos fãs por sete anos, desde o momento misterioso entre Boruto e Kawaki. Não à toa, o arco é tão esperado pelos fãs. Afinal, é nele que acontece a revelação do oitavo Hokage, a iminente destruição da Vila da Folha e a resolução de mais mistérios.

Data de estreia da publicação

A página de Boruto: Two Blue Vortex no MANGA Plus (Imagem: Shueisha/Captura de tela)

Boruto: Two Blue Vortex começou a ser publicado no Japão no dia 20 de agosto e terá periodicidade mensal. Assim, o capítulo 2 está confirmado para 20 de setembro.

O primeiro capítulo também chegou com tradução em português brasileiro na MANGA Plus, aplicativo da editora Shueisha que oferece mangás digitais gratuitos. A Parte 2 está com publicação simultânea para os brasileiros — ou seja, ficará disponível ao mesmo tempo em que chega no Japão. Para começar a ler, basta acessar esta página.

Quando chega no anime?

A cena inicial do anime de Boruto também mostra a cena de Boruto e Kawaki (Imagem: Pierrot/ Captura de tela)

O mangá de Boruto está sendo adaptado para anime, mas ainda não finalizou a adaptação da história da Parte 1 do mangá. Com 293 episódios até o momento, a animação japonesa está em hiato e ainda não tem previsão de retorno.

Também não há previsão para quando o arco “Two Blue Vortex” chega ao anime.

A animação japonesa de Boruto: Naruto Next Generations está disponível na Crunchyroll, Netflix e HBO Max.

Acompanhe o NerdBunker também no TwitterInstagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.