Você pode até não gostar de zumbis, mas é fato que os mortos-vivos fazem parte da cultura pop há anos, destruindo os sonhos de muitos personagens de filmes, séries, quadrinhos, jogos ou animes.

Continua após a publicidade..

Do caos às perdas trágicas, as produções costumam abordar a temática do apocalipse zumbi com todo o drama e temor típico dessa situação catastrófica. Mas esse não é o caso de Zom 100: Bucket List of the Dead.

Quebrando todas as expectativas que uma produção focada em zumbis poderia ter, o anime chega como um dos destaques da Temporada de Verão de 2023 e apresenta um protagonista que, surpreendentemente, fica feliz em meio a um caótico apocalipse de mortos-vivos.

Trabalhar? Nunca mais!

Após um apocalipse zumbi, o jovem Akira Tendo percebe que nunca mais precisará trabalhar. Netflix/Reprodução.

Zom 100: Bucket List of the Dead é uma adaptação do mangá homônimo, escrito por Haro Aso (Alice in Borderland) e ilustrado por Kotaro Takata, pulicado na revista Sunday GX.

Continua após a publicidade..

A história segue Akira Tendo, um jovem que consegue o trabalho dos sonhos, mas logo descobre que a empresa na qual trabalha é, na verdade, um espaço de exploração contínua.

Tentando superar as dificuldades da melhor forma possível, o protagonista aceita a situação e acaba cedendo a uma rotina de trabalho desumana. Assim, ele se afasta de sua vida social, de amigos, familiares e de qualquer tipo de prazer ou lazer.

Essa medíocre vida de Akira é interrompida, de repente, quando um apocalipse zumbi invade as ruas do Japão e hordas de mortos-vivos passam a destruir qualquer resquício de paz e normalidade.

Continua após a publicidade..

É com esse cenário que o protagonista começa sua grande aventura. Em meio ao caos, Akira faz uma grande constatação: ele nunca mais precisará trabalhar. Ou seja, ao contrário de muitos, a vida de Akira está apenas começando.

O que fazer antes de virar um zumbi?

Como dito antes, é comum que a abordagem da temática de zumbis priorize o drama e as dificuldades enfrentadas pelos personagens. Zom 100: Bucket List of the Dead também faz isso, mas de uma forma inovadora e criativa.

Ao contrário de muitos protagonistas, Akira não tem superpoderes ou uma habilidade específica que o torne excepcional. Ele é apenas uma pessoa comum que, assim como muitos, sofre com as consequências de uma sociedade capitalista e adoecida pela exploração.

Continua após a publicidade..

E isso, talvez, seja o principal fator de aproximação do público com o personagem. Akira perdeu boa parte de sua vida se dedicando a uma empresa que não dava a mínima para o bem-estar dos funcionários e agora tenta recuperar o tempo perdido.

Aqui, a temática de zumbis aparece quase como uma alegoria, uma vez que, para Akira, o apocalipse representa libertação. É em meio a um cenário catastrófico que o protagonista se vê livre de uma situação que já o fazia agir como um morto-vivo.

Em uma das cenas, por exemplo, o protagonista se vê satisfeito e feliz porque pode tomar uma cerveja em paz, enquanto o mundo cai em desespero com os zumbis.

Depois de se libertar, a aventura acompanha o protagonista e sua incrível lista de “100 coisas para fazer antes de virar um zumbi“. Com essa jornada de descoberta, o anime conquista um público fiel, apostando no drama inusitado. Além disso, traz boas doses de humor e aborda temáticas importantes como amizade, liberdade e felicidade.

Uma montanha-russa de emoções

Bem recebido pelo público, Zom 100: Bucket List of the Dead é um anime com muito potencial, mas vem lidando problemas com o calendário de produção. Atualmente, o anime enfrenta uma série de atrasos em seus episódios (que deveriam ser semanais).

Contudo, mesmo com os adiamentos, a equipe consegue entregar episódios divertidos e com uma animação consistente, com produção do estúdio Bug Films (Komi Can’t Communicate; Summer Time Rendering) e direção de Kazuki Kawagoe. Se você gosta daquelas animações bem coloridas e fluidas, provavelmente, também vai adorar a aventura de Akira Tendo.

De forma geral, Zom 100: Bucket List of the Dead chega como uma das grandes surpresas de 2023, entregando uma trama inusitada e cheia de personagens carismáticos. Até a publicação desta matéria, a produção tem apenas 5 episódios — o suficiente para dar muitas risadas, se emocionar e se divertir. Afinal de contas, assim como Akira, todos nós precisamos dedicar um tempo às pessoas e coisas que amamos.


Os episódios de Zom 100: Bucket List of the Dead estão disponíveis no catálogo da Netflix e Crunchyroll.

Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.