Inspirada em contos de fada, “Terras Selvagens de Eldraine” é a próxima expansão de Magic: The Gathering, que promete um mergulho em uma terra mágica com criaturas inusitadas, cavaleiros, bruxas e representações de figuras conhecidas.

Continua após a publicidade..

A convite da Wizards of the Coast, tivemos a oportunidade de participar de uma prévia do que nos reserva neste retorno em Eldraine no novo set — que é ambicioso, visando agradar fãs de longa data e, ao mesmo tempo, servir como uma boa porta de entrada para o jogo de cartas.

Pela primeira vez, um set explora as terras além das muralhas dos castelos de Eldraine (Imagem: Wizards of the Coast/Divulgação)

Como o próprio título indica, a expansão é ambientada nas terras selvagens de Eldraine, sendo o primeiro set do Multiverso após a invasão phyrexiana. Portanto, dá continuidade à trama de Eldraine de conjuntos passados, como “Marcha das Máquinas”.

A narrativa de “Terras Selvagens de Eldraine” será focada nas consequências do Sono Maldito, maldição lançada durante a invasão phyrexiana, que faz as pessoas caírem em um sono profundo.

Continua após a publicidade..

“Enquanto a maldição do Sono Maldito domina as pessoas de Eldraine, a tensão aumenta entre os Gêmeos Kenrith. Longe dali, uma força ancestral das profundezas das Terras Selvagens convoca um jovem garoto meio-fadina, que vai descobrir o que significa ser um herói”, diz a sinopse oficial.

Os jogadores ainda podem esperar por novos personagens, com o destaque ficando para Kellan, Lorde das Altas Fadinas.

Ele é um cidadão de Eldraine, que tem um papel importante na luta contra o Sono Maldito. “Kellan é relevante não só para o set, mas para o Multiverso, porque ele também aparecerá em expansões futuras”, revelou o líder de narrativa Roy Graham, durante a apresentação.

O visual de Kellan, Lorde das Altas Fadinas (Imagem: Wizards of the Coast/Divulgação)

A principal inspiração de “Terras Selvagens de Eldraine” são contos de fada, então naturalmente as cartas refletem essa ideia, com representações únicas de figuras conhecidas.

Continua após a publicidade..

Algumas delas são Chapeuzinho Vermelho como uma arqueira, Bela Adormecida com habilidades de espadachim e — meu favorito — uma versão mutante do Ganso de Ouro que tem sete cabeças. A interpretação de Magic: The Gathering de universos mágicos é realmente especial!

Um detalhe curioso sobre o conjunto é que algumas cartas têm uma borda com duas cores que, se posicionadas corretamente, têm uma ligação narrativa. “Ao colocá-las lado a lado, você está juntando as histórias de contos de fada de cada carta, principalmente por meio das artes. Assim, você sente que está contando as histórias ao jogar”, explicou o game designer Ian Duke.

A arte da carta inspirada no Ganso de Ouro (Imagem: Wizards of the Coast/Divulgação)

Em relação às novidades de gameplay, a expansão terá a introdução de novas mecânicas, além do retorno de algumas conhecidas. Os desenvolvedores prometem, no entanto, que todas são relativamente fáceis de aprender — sendo convidativas para quem nunca nem tocou em Magic: The Gathering.

A primeira mecânica é um sistema de “Fichas de Papel”. É um grupo de sete fichas pré-definidas, que oferecem bônus (ou penalidades, em alguns casos) variados à uma carta que o jogador está controlando, como aumento de poder e resistência, perda de 1 ponto de vida a cada ataque e por aí vai. A parte curiosa é que cada carta tem dois bônus, em que o segundo fica na parte inferior e de ponta cabeça.

Continua após a publicidade..

Outras novidades são “Negociar”, mecânica focada no sacrifício de um artefato, encantamento ou ficha como um custo adicional para conjurar uma mágica, e “Celebração”, nova palavra de habilidade que funciona quando duas permanentes entram em campo de batalha.

“Terras Selvagens de Eldraine” também traz o retorno da mecânica “Aventura”, que apareceu pela primeira vez em “Trono de Eldraine” (conjunto lançado em 2019) e é uma mágica instantânea ou um feitiço. Além de “Sagas”, clássico sistema de encantamentos que expande a lore do set no meio do gameplay.

Por fim, os fãs podem esperar pela reintrodução das cartas de comida, que fizeram sucesso em conjuntos passados de Eldraine, e de terrenos básicos.

Duas cartas de “Aventura” da nova coleção (Imagem: Wizards of the Coast/Divulgação)

A coleção ainda terá 63 cartas especiais, apelidadas de “Contos Encantados”, que são encantamentos de Magic com estética e moldura baseadas em livros de história fantástica. 20 delas são inspiradas em anime, sendo ilustradas por artistas japoneses.

Além disso, “Terras Selvagens de Eldraine” terá dois decks de Commander, cada um com 100 cards únicos. Intitulados “Domínio das Fadinas” e “Virtude e Valor”, eles têm dez cards inéditos, dois cards lendários metalizados e uma amostra de booster de colecionador.

Era uma vez…

“É um ótimo momento para começar a jogar Magic” é a frase que os desenvolvedores usaram para resumir “Terras Selvagens de Eldraine”.

Segundo eles, a expansão terá um conteúdo familiar — afinal, quem nunca ouviu um ou dois contos de fada por aí? —, mas com uma representação com a cara de Magic: The Gathering, o que significa que há reviravoltas inusitadas. Tudo ainda é embalado por mecânicas simples, intuitivas e viciantes de gameplay. A combinação perfeita para uma boa porta de entrada.

“Terras Selvagens de Eldraine” será lançado no dia 8 de setembro, no Brasil.

Acompanhe o NerdBunker também no TwitterInstagram e TikTok.

Fonte: Wizards of the Coast