O Nintendo Switch foi lançado em 2017 e, ao considerar que o intervalo de tempo entre os consoles da Nintendo sempre variou entre cinco e seis anos, é de se esperar que a empresa japonesa esteja planejando um sucessor para o hardware.

Continua após a publicidade..

Apesar de ainda não ter nada oficial, os rumores de que a Big N trabalha na segunda geração do Nintendo Switch — carinhosamente apelidada pela comunidade de “Switch 2” — começaram a esquentar nos últimos meses.

Segundo relatos do VGC, a Nintendo estaria criando um console que mantém o formato híbrido, mas com algumas mudanças. Kits de desenvolvimento (os “DevKits”), que basicamente são protótipos de um hardware, já estariam nas mãos de parceiros para testes.

Como você pode perceber, as especulações não param de pipocar. Por isso, aqui está tudo o que sabemos até agora sobre o possível “Switch 2”, assim como o que gostaríamos de ver em um novo console da Nintendo, para começar o esquenta.

Continua após a publicidade..

Conceito do Switch 2

Tudo indica que o sucessor do Switch deve manter o modelo híbrido (Imagem: Nintendo/Divulgação)

Os rumores mais recentes apontam que o console manterá a ideia de alterar entre dock e portátil, reciclando a essência híbrida do antecessor — o que faz sentido, uma vez que o formato fez (e ainda faz) sucesso com os jogadores, sendo o maior diferencial do hardware contra concorrentes.

Além disso, o “Switch 2” também não abriria mão de entrada para mídia física. Outra ideia que condiz com os princípios da Nintendo, que é a principal empresa do mercado a ainda valorizar a clássica experiência de lidar com cartuchos.

Algo que a Big N ainda não comentou, mas adoraríamos ver em um novo hardware seria ter retrocompatibilidade com jogos do Nintendo Switch, além da possibilidade de transferência de Contas Nintendo (o que incluiria biblioteca da eShop e perfis).

Continua após a publicidade..

Por fim, o suporte para plataformas de streaming, como Netflix, Amazon Prime Video, Crunchyroll e afins, também seria bem-vindo.

Especificações técnicas

O Switch OLED pode ser uma pista do que podemos esperar (Imagem: Nintendo/Divulgação)

Entrando em território de ficha técnica, os rumores apontam que o próximo console da Nintendo terá uma tela de LCD (a mesma do Switch padrão) para não chegar com um preço tão alto no mercado logo de cara. Mas as informações param por aí.

No entanto, para sentir que realmente é uma geração mais avançada e atual, acreditamos que o hardware poderia apostar alto e ser uma versão aprimorada do Nintendo Switch OLED neste sentido — ou seja, adotar a tela OLED e ter um tamanho perto de 7 polegadas.

O armazenamento poderia ter o mesmo tratamento. Como o Switch padrão apresenta 32 GB e o OLED tem o dobro disso, o sucessor poderia ser mais parrudo e ter uma memória interna superior a 64 GB.

Continua após a publicidade..
Melhorias nos Joy-Cons também são esperadas, possivelmente em tamanho e algum tipo de feedback tátil (Imagem: Nintendo/Divulgação)

Em relação à resolução, algo bastante debatido entre os jogadores, o “Switch 2” poderia entregar o que a comunidade pede há anos: ter suporte nativo a 4K (ou seja, implementado no próprio console), sem ficar preso em HD (720p) e Full HD (1080p).

Outra melhoria importante seria um processador mais potente. Tanto o Switch padrão quanto o OLED têm uma versão customizada do Nvidia Tegra X1, que é um chip disponível no mercado desde 2015. Então um upgrade neste sentido seria mais do que bem-vindo.

Data de lançamento

Fica o reforço novamente de que a Nintendo ainda não confirmou que está trabalhando em um sucessor para o Nintendo Switch, e que tudo ainda é especulação no momento.

Por isso, não há previsão para o lançamento do próximo console da Nintendo — o que também torna difícil a tarefa de traçar uma estimativa.

No entanto, o VGC reportou que, segundo fontes anônimas ligadas à empresa japonesa, a 2ª geração do Switch estaria prevista para ser lançada no segundo semestre de 2024, quando o atual completar sete anos no mercado.

Acompanhe o NerdBunker também no TwitterInstagram e TikTok.