Continua após a publicidade..

Entenda como Nicolas Cage foi parar em Dead By Daylight

Nos últimos anos, Nicolas Cage abraçou de vez a ideia de ter uma carreira inusitada, repleta de projetos e papéis genuinamente esquisitos. Agora, o ator foi parar em seu primeiro videogame ao se juntar ao mundo macabro de Dead by Daylight.

Interpretando uma versão fictícia dele mesmo, outro ponto recorrente em projetos recentes, Cage se torna personagem jogável do game de horror da Behaviour e fica disponível na loja a partir de hoje (25), com habilidades próprias, skins cheias de referências ao seus filmes e, claro, a voz (e os gritos) do próprio ator.

Como Nicolas Cage foi parar em Dead by Daylight?

Filho de Nicolas Cage motivou participação do ator [Créditos: Dead by Daylight/Divulgação]

Talvez você esteja tomado por dúvidas, o que é o efeito natural desse crossover tão inesperado, então vamos tirar isso do caminho. No início de junho, durante a Summer Game Fest, o próprio ator subiu ao palco do evento de abertura para explicar sua motivação.

Cage assumiu que não entende muito de videogames, mas que topou a participação por dois motivos: um de seus filhos é viciado em Dead by Daylight, e ele mesmo é um grande fã da Sadako, a garota fantasmagórica de O Chamado que está disponível no game como assassina. Além disso, era uma oportunidade de fazer algo inédito em sua carreira:

Continua após a publicidade..

Alguém muito importante da minha família é entusiasta de Dead by Daylight, e foi isso que me enganchou ao projeto – sim, a piada é intencional. Para mim, o game foi uma oportunidade de expandir meus horizontes. Nunca havia sido convidado para esse espaço antes, e sempre estou buscando novas aventuras.

Pensei que me daria a chance de conhecer todo um público novo ao embarcar nessa aventura. Não levei mais do que meio segundo para dizer sim para a oportunidade.

Entender o lado dos desenvolvedores, de convidar Cage ao jogo, não é nada complexo. Quando o ator foi deixado de lado por Hollywood, por conta de uma sucessão de fracassos como O Aprendiz de Feiticeiro, Caça às Bruxas e a sequência de Motoqueiro Fantasma, foi no horror que se encontrou e voltou a chamar atenção.

Filmes de terror como Mandy (2018) e A Cor Que Caiu do Espaço (2019) ajudaram a guiar Cage de volta aos holofotes, dando-lhe bastante crédito entre os entusiastas do gênero. O ator entende isso e segue apostando em obras macabras ou adjacentes, como enfrentar animatrônicos malditos em Willy’s Wonderland (2021), viver o Drácula em Renfield (2023) e o demônio em Sympathy for the Devil (2023), ou interpretando a si próprio em Dead by Daylight.

Como é a história de Nicolas Cage em Dead by Daylight?

Na lore, o ator Nicolas Cage se vê levado ao mundo do game após participar de um ritual em um set de filmagem [Créditos: Dead by Daylight/Divulgação]

Na Summer Game Fest, Cage descreveu seu personagem como “uma versão engrandecida e exagerada de um ator de cinema chamado Nic Cage”. Ou seja, o personagem não só tem o mesmo nome do intérprete, como também entende que é um ator em meio a um mundo de assassinos monstruosos.

Continua após a publicidade..

Como essa não é a primeira participação especial que o game traz, Dead by Daylight tem uma justificativa padrão para explicar seu encontro de grandes ídolos do horror. O universo do jogo se passa em uma dimensão paralela, que serve as vontades da Entidade. Suas motivações não são claras, mas ela parece ter um gosto sádico, que induz pânico nas vítimas e a devoção dos maníacos.

Na trama do novo personagem, Nic Cage recebe o roteiro de um projeto chamado Descida ao Além. O ator fica fascinado pelo script, que envolve uma cena de ritual de sangue em um altar, ao ponto até de falar para seu agente que atuaria de graça.

Contratado, Cage vai até a ilha remota onde o filme está sendo rodado e é recebido por um intenso esquema de segurança, com carros blindados e tudo. A diretora do projeto é uma mulher enigmática, de cabelos brancos, chamada Pauline Stamper.

Sem perder tempo, o ator pede que sua grande cena de ritual seja gravada. A equipe se prepara e a diretora grita “Ação!”. Cage lê as palavras de um livro e toca símbolos em pedra com as mãos sujas de sangue. O problema é que, a partir disso, os símbolos começaram a brilhar e soltar fumaça preta.

Continua após a publicidade..

Achando que se tratava apenas de efeitos especiais, o ator vira para questionar a diretora, mas se vê sozinho na sala. Tomado por névoa negra, ele acorda na dimensão da Entidade, e precisa sobreviver mesmo sem entender o que aconteceu.

As habilidades de Nicolas Cage em Dead by Daylight

Habilidades de Nicolas Cage são tão excêntricas quanto o ator [Créditos: Dead by Daylight/Divulgação]

Como todo personagem jogável, Nicolas Cage chega ao jogo com três habilidades únicas, que podem ser combinadas com centenas de outras e até disponibilizadas para outros sobreviventes. A Behaviour, porém, aproveitou a persona exagerada do ator para criar habilidades tão excêntricas quanto ele.

A primeira habilidade de Cage aposta na imprevisibilidade do ator. Quando saudável, o jogador pode apertar o botão de Habilidade Ativa durante uma corrida, ganhando um curto aumento na velocidade para pular janelas e pallets. Após isso, o personagem é afetado por um efeito aleatório.

Há quatro possibilidades de efeito: ficar brevemente Exposto (ou seja, ser derrubado com apenas um ataque do assassino), se movimentar mais rápido, ganhar o item de Fogos de Artifício, ou então gritar sem nenhum motivo.

Por mais que seja um sobrevivente, Nicolas Cage ainda é uma pessoa comum jogada às cegas no mundo da Entidade. A segunda habilidade reflete isso fazendo com que o ator grite quando vê o assassino.

Há funcionalidade, claro. Toda vez que grita, a aura do assassino é mostrada ao jogador por cinco segundos, e um segundo grito estende esse tempo em mais dois segundos. Há tempo de carregamento de 60 segundos entre usos.

A terceira e mais inusitada das habilidades faz com que Cage seja capaz de se derrubar sozinho. Quando machucado, o jogador pode se agachar, apertar o botão de Habilidade Secundária e apenas… se jogar no chão, exatamente como ficam os sobreviventes após serem atacados pelos assassinos.

A grande sacada, porém, é que Cage não deixa marcas de sangue e nem solta grunhidos de dor, o que o torna bem difícil de ser encontrado. Além disso, ao preencher a barra de recuperação, o personagem se levanta com a vida totalmente curada.

Os perks de Nicolas Cage não tem valor imediato, mas é hilário jogar com o ator aos berros [Créditos: Dead by Daylight/Divulgação]

As três habilidades são bem caóticas, e é preciso builds muito bem pensadas para conseguir tirar algum valor delas. Dentre o conjunto, “Reviravolta” é a que mais caiu no gosto dos jogadores, já que pode ser usada como cura sem a necessidade de um kit médico ou aliado.

Os jogadores que curtem segurar a atenção dos assassinos vão se dar bem com “Parceiro de Cena”. Ver a aura do killer por cinco segundos pode não parecer muito, mas é útil o bastante em grandes perseguições em que você precisa ter uma noção das intenções do maníaco. Saber os movimentos do assassino pode ser vital para evitar ficar encurralado. Além do mais, é hilário ver Cage gritando de medo toda vez que vê o maníaco.

E hilário define bem como é jogar com o personagem. Diferente de todos os demais sobreviventes, o ator é bastante falante e passa as partidas inteiras soltando comentários. Em um momento, é possível ouvi-lo reclamando de ter aceitado o papel para o filme que lhe colocou nessa enrascada. Em outro, ele cantarola a música de perseguição, ou então reclama com o assassino quando está sendo carregado para o gancho. Ao cair contra Sadako, há chances de escutar seus elogios à personagem, demonstrando o lado de fã do ator.

Melhor ainda é o fato de que Nicolas Cage teve envolvimento total com o game. Todo grito de medo, todo grunhido de dor, todo comentário e piadinha foram gravados pelo próprio ator. Dead by Daylight já teve astros de cinema antes, como Bruce Campbell dando voz a Ash Williams, mas nunca com tanta presença assim.

No fim das contas, esse é um ótimo exemplo da magia de Nicolas Cage, que o ajudou a se tornar um dos nomes mais carismáticos de Hollywood: por mais estranho que seja o projeto, o ator sempre entrega tudo de si.

Nicolas Cage já está disponível na loja virtual do game pelo preço de 500 Células Áuricas. O valor em reais varia de plataforma para plataforma.

Dead by Daylight está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PC, Nintendo Switch, PlayStation 5 e Xbox Series X | S. Há crossplay entre todas as plataformas, e o jogo está no catálogo do Xbox Game Pass e da PlayStation Plus Extra.

Fontes: PC Gamer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *