Hi-Fi Rush foi uma das primeiras gratas surpresas de 2023, mas é até fácil tê-lo esquecido visto que o primeiro semestre foi marcado por uma avalanche de ótimos jogos. Para demonstrar que ainda é páreo para a competição, o game recebeu uma atualização com dois modos de jogo, que buscam estender a vida útil além da campanha principal.

Continua após a publicidade..

Antes de qualquer coisa, é válido se questionar sobre o motivo do jogo ter sido atualizado com conteúdo inédito, meses após seu lançamento original.

A principal razão é que adoramos fazer este game, e tivemos várias ideias legais para expandir a jogabilidade que queríamos muito testar”, explicou o diretor John Johanas ao NerdBunker, via email. “Outro motivo é que ficamos muito felizes com a resposta positiva dos fãs e jogadores, o que nos permitiu continuar trabalhando no jogo.

A jogabilidade foi muito elogiada, então buscamos criar algo novo que utilizasse as mecânicas principais do game”, afirmou Johanas. Dois novos modos até podem parecer pouco no papel, mas são ótimos lembretes do quão satisfatória é a jogabilidade de Hi-Fi Rush.

Continua após a publicidade..

Subindo a Torre

A Torre Fliperama! te mostra todos os inimigos que vão te atormentar antes da fase começar [Créditos: Hi-Fi-Rush/Captura de Tela]

O primeiro dos modos inéditos é, na verdade, uma variação mais descompromissada da Torre Rítmica — mas não menos desafiadora. Se trata de uma série de 25 arenas de combate, com inimigos aleatórios. O objetivo é chegar ao fim com a maior pontuação possível.

Ao mesmo tempo que é um desafio de sobrevivência, o jogo não é muito punitivo, o que cria uma experiência agradável para quem quer curtir casualmente. O objetivo é aumentar o placar mas, caso você morra no caminho, é possível reiniciar fases sem maiores problemas, sofrendo apenas pequenas penalidades na pontuação. É um ótimo incentivo para jogar mais e até de formas mais arriscadas, já que não há grandes punições por falhar.

O foco é testar a capacidade do jogador em se adaptar às condições adversas que o modo coloca em seu caminho. Aqui, Chai perdeu todos os seus poderes, e vai recebendo opções de upgrades a cada nova fase alcançada. Os upgrades são gratuitos e impactam apenas no multiplicador de pontuação: bônus mais robustos reduzem o valor, enquanto itens de pouco efeito, ou até desvantagens, aumentam. Assim, sempre há a escolha de jogar seguro, melhorando dano e vida, ao custo de ter que ralar para conseguir pontuações melhores, ou então se arriscar ao máximo para tentar elevar o placar.

Continua após a publicidade..

Os upgrades são aleatórios, assim como os inimigos. Em um andar, é possível se deparar com hordas de robôs mais fracos, ou dar de cara com mini-chefes e outras máquinas que infernizam sua vida.

Sem punir o jogador por errar, o modo incentiva o vício ao permitir que o combate brilhe em brigas intensas, que raramente soam repetitivas. A Torre Fliperama é uma das melhores formas de voltar ao game, já que suas intensas arenas rapidamente resgatam a memória muscular de atacar, se esquivar e rebater porradas, sem perder o ritmo.

Em sincronia

Os novos modos de jogo podem ser encontrados no arcade, no esconderijo. A roupa de tubarão é opcional (mas altamente recomendada) [Créditos: Hi-Fi Rush/Captura de Tela]

Falando em ritmo, o outro modo inédito vem para desafiar justamente quem tem mais apego com o componente musical do game. Explosão de BPMs também é uma série de arenas, mas a pegada é diferente: a cada nova onda, as batidas por minuto da trilha sonora aumentam, o que resulta em inimigos mais ágeis e agressivos.

O modo é tão frenético quanto a Torre Fliperama, pedindo que você preste atenção aos seus arredores em arenas repletas dos mais variados tipos de inimigos. A necessidade de se manter no ritmo, porém, cria uma pressão adicional para se sair bem.

Continua após a publicidade..

Se você não joga o título desde o lançamento, talvez esse modo se prove um pouco mais desafiador, mas não o deixe passar batido. Assim que suas habilidades forem lapidadas na torre, mergulhar em Explosão de BPMs traz um desafio de maestria que, caso superado, pode até servir como incentivo para rejogar a campanha em dificuldades mais altas.

Hi-Fi Rush segue sendo uma adorável anomalia na indústria de games. O game foi lançado de surpresa direto no catálogo do Game Pass, com uma excelente experiência single-player, divertida e repleta de cores. Meses depois, recebe uma leva adicional de conteúdo gratuito de alto nível, que torna a ideia de retornar ao jogo algo altamente tentador até em meio à avalanche de ótimos lançamentos.

Lançado em 25 de janeiro, Hi-Fi Rush está disponível para Xbox One, PC e Xbox Series X | S. O texto acima foi feito com base na versão de Xbox Series X. Confira um gameplay do jogo no NerdOffice abaixo: