Você já ouviu falar da sigla AAA, ou Triplo A, no mundo dos games? Os jogos AAA são aqueles que recebem um alto investimento em produção, marketing e desenvolvimento. Eles são os títulos mais aguardados, com gráficos incríveis, histórias envolventes e uma experiência de jogo de alta qualidade, mas com um alto custo de produção.
Em teoria, os jogos AAA são como os grandes blockbusters do cinema. As produções têm equipes enormes trabalhando no projeto, desde designers e programadores até dubladores e artistas gráficos. O objetivo é criar algo grandioso que atraia milhões de jogadores em todo o mundo, com o objetivo de garantir milhões em receita.
Os jogos AAA geralmente são lançados pelas principais editoras e estúdios de desenvolvimento. Eles têm orçamentos gigantescos e podem levar anos para serem concluídos. Alguns exemplos famosos incluem séries como “Assassin’s Creed”, “Call of Duty” e “The Witcher”.
Qual a origem do termo AAA?
Primeiro, é bom deixar claro que esse termo, essa classificação, não é oficial e precisamos voltar no tempo para podermos entender a origem do termo. Em 1982, era lançado o jogo E.T the Extra-Terrestrial. Esse jogo prometia muito, porque todo o dinheiro da Atari foi alocado nesse projeto, fora todo o marketing que o filme gerou. Só que,no fim das contas, o projeto foi um desastre. O game morreu, e Atari enterrou ele de vez. E quando digo isso, é no sentido literal, mesmo, a Atari acabou enterrando várias cópias do game para tentar esquecer essa vergonha de vez.
E aí a Nintendo entrou em ação. Depois do lançamento de ET, a confiança do público na indústria caiu absurdamente. E para recuperar a fé desse pessoal, a Nintendo criou o Original Nintendo Seal of Quality (Selo de qualidade original da Nintendo), para garantir ao público que os jogos da desenvolvedora sempre serão de alta qualidade. Depois surgiu finalmente o termo AAA ou Triple A, que foi usado para classificar jogos que possuíam alta qualidade em diferentes aspectos.
A sigla AAA foi baseada nas notas das escolas dos Estados Unidos, onde A é a maior nota, tipo nosso 10 aqui. Porém, nos jogos ela não é considerada um selo de qualidade: o termo AAA começou a ser mais usado em games que nem mesmo foram lançados e virou mais uma frase usada pelas produtoras conquistarem a atenção dos jogadores.
O que é um jogo AAA?
GTA, Assassins Creed, Halo, Uncharted, Forza, God of War, The Witcher 3, e por aí vai… Todos esses são AAA. Mas afinal de contas, o que eles têm em comum? O que classifica algo como AAA? Então, lembra que no começo desse ep eu citei o filme E.T, do Spielberg? Esse filme, como qualquer outro grande sucesso dos cinemas, provavelmente teve um grande orçamento, um equipe de produção enorme, atores de renome e estúdios bem conhecidos na indústria.
Além disso, esses filmes espetaculares tendem a ganhar muita grana. Muita grana mesmo. E os jogos Triple-A são para o mundo dos games o que os sucessos de bilheteria são para a indústria cinematográfica. Assim como as grandes produções audiovisuais, esses jogos geralmente envolvem equipes enormes trabalhando por anos para fazer um produto acabado, e geralmente, vêm de grandes estúdios. Além disso, há sempre grandes campanhas de marketing para divulgar o game próximo de seu lançamento e depois, também.
Então deve ter ficado bem claro para você, que os AAA são os jogos com grande orçamento de produção (isso representaria o primeiro A), grande qualidade (Seria o segundo A) e finalmente, um grande marketing (O terceiro e ultimo A). então Triple AAA, resumidamente, significa um jogo com grande Produção, Qualidade e Marketing.
O custo de um jogo AAA
E eu acho que você sabe que desenvolver um game não é fácil nem tão pouco barato. O estúdio precisará contratar diferentes equipes de especialistas para desenvolver partes vitais do jogo. Normalmente, uma equipe será designada para o conteúdo e o enredo, a equipe de programação escreverá o código de todos os recursos necessários do jogo, como física, renderização e muitos mais.
Uma equipe também cuidará da qualidade gráfica (incluindo atores e atrizes) e uma equipe que irá otimizá-la dependendo da plataforma em que o jogo será lançado. Os recursos de áudio também são importantes e a equipe de controle de qualidade que testará o jogo em busca de bugs e relatará aos desenvolvedores para que sejam corrigidos. Para desenvolver um jogo Triple-A, há cerca de 50 a 200 funcionários envolvidos, pelo menos.
E sobre custo, estima-se que um jogo AAA custa cerca de $60 milhões de dólares ou mais para ser desenvolvido e, como você pode ver, apenas um grande estúdio seria capaz de desenvolver algo assim. Distribuidoras e desenvolvedoras como Capcom, Ubisoft, Rockstar Games, Insomniac, Epic Games e muitos outros são conhecidos por desenvolver jogos AAA.
Para você ter uma ideia, Call of Duty: Modern Warfare custou cerca de 200 milhões de dólares, incluindo a parte de produção, marketing e lançamento do game. Já God Of War II, gastou 44 milhões de dólares só com desenvolvedores, e Battlefield 3, chegou a gastar mais 2,7 milhões de dólares apenas em anúncios do Facebook.
Um vazamento da Insomniac Games também revelou o custo de diversos jogos exclusivos das plataformas PlayStation, que vem aumento cada vez mais. Dito tudo isso, sabemos bem: nem tudo são flores no desenvolvimento de um AAA, existem inúmeras desvantagens ou dificuldades. O estúdio por trás de Spider-Man 2 chegou a gastar 245 milhões de dólares durante a produção do game. Desde montante, mais de 40 milhões de dólares foram apenas para a construção de cenas cinemáticas de história.
Mesmo com tanto dinheiro e pessoas envolvidas, um AAA demanda tempo. Uma média de 2 a 3 anos, pelo menos. Mas há jogos que ultrapassam bem isso. O último God Of War, por exemplo, levou cerca de 4 anos para ser concluído. GTA V, durou 5 anos. Mas como tempo não é sinônimo de sucesso, Cyberpunk 2077 demorou 7 anos para ser lançado e a gente sabe o que saiu, né.
As desvantagens de desenvolver jogos triplo-A
O trabalho como um todo é uma questão de aposta, onde a produtora apostará tempo, dedicação, trabalho duro e principalmente uma grande quantidade de dinheiro para desenvolver um título AAA. Com tudo isso, ainda assim, não é NADA GARANTIDO que os jogadores irão gostar do produto final.
Além de toda a questão de esforço e investimento, os jogos AAA são meio difíceis de otimizar, ainda mais no PC. É por isso que normalmente as versões para computador chegam um pouco mais tarde, porque otimizar é outro trabalho muito delicado de se fazer. Junte a isso as exigências dos AAA, porque geralmente você precisa de um PC Gamer bom para rodá-lo, e isso pode não ser nada barato.
Mesmo num mundo de fantasia e perfeito, onde o game custa o mínimo possível, sei lá, 1 real, se os jogadores não conseguirem nem abrir o jogo porque o PC não aguenta a carga, boa parte do público não jogará. Então, justamente por isso, é bom garantir que o jogo rodará em um PC mediano e ainda assim manterá a qualidade e entretenimento intenso para ser classificado como um AAA, já que os jogadores são tão exigentes com isso.
Outra desvantagem contra a qual a desenvolvedora precisa lidar é a pirataria. Sim, meus amigos, todos os desenvolvedores no mundo inteiro lutam contra isso. Vivendo nessa vastidão da internet hoje, é quase impossível parar todos os sites e pessoas que distribuem cópias piratas, tornando essa batalha ainda mais difícil. Claro que esse problema é um problema geral da indústria de jogos, mas os AAA sofrem ainda mais com isso, pois igual falado antes, precisam lucrar bem mais para cobrir os custos.
Os jogos triple A garantem qualidade?
Por falar em custo, por serem grandes produções, os desenvolvedores sempre tentarão garantir a qualidade de seus jogos AAA. Afinal, pense bem: eles gastaram muito dinheiro, esforço e tempo para criá-los, na tentativa de torná-lo um sucesso. Mesmo assim, isso não é tudo, esforço não significa sucesso.
Existem alguns jogos AAA que simplesmente não deram certo. Seja por divulgação mal feita, até atraso no desenvolvimento, ou até aspectos do próprio game, como falha na jogabilidade geral e no enredo do jogo.
Parte desse problema, onde na geração atual enfrentamos mais do que nunca, é porque os desenvolvedores se concentram muito na qualidade dos gráficos e esquecem ou negligenciam a mecânica de jogo e o enredo, fazendo o jogo falhar em termos de qualidade geral. Muitos são tão superestimados que acabam decepcionando por um motivo ou outro, mesmo tendo o potencial de ser incrível, acaba flopando, seja ser incompleto e exigir DLCs para torná-lo “completo”, microtransações de Pay-to-win, bugs e falhas e muito mais.
Na verdade são muitos os AAA que fracassaram de vez e foram um fiasco: Duke Nukem Forever, Tomb Raider: The Angel of Darkness, Street Fighter V, Fallout 72, o mais recente Cyberpunk 2077 e tantos outros por aí. Claro, sabemos que há pessoas que gostam desses jogos, mencionamos apenas pelo número alto de críticas ou fracasso nas vendas.
O que são jogos indie? Como eles diferem?
Ser uma grande produção não é sinônimo de sucesso. Por outro lado temos os jogos indie (termo esse que significa independente), títulos desenvolvidos por empresas individuais, e ao contrário dos AAA que tem uma grande equipe e trabalha em vários jogos, geralmente conta com uma equipe pequena de desenvolvedores e programadores, onde a editora trabalha apenas naquele jogo. É fácil imaginar o quanto o orçamento de um jogo Indie é MUITO inferior a títulos AAA.
Você pode até se perguntar: “mas como vou reconhecer um jogo Indie ou um AAA?” Bem, é até simples. Basta você observar alguns detalhes, um deles é o preço: AAA têm um preço maior no lançamento e às vezes conteúdo adicional (DLC), eles geralmente têm qualidade gráfica e animações apuradas com muitas horas de conteúdo, a exemplo de GTA, The Witcher, Red Dead Redemption, etc; Não é regra, mas geralmente o orçamento limitado é um fator de impedimento para jogos indies terem disso.
Outro indicador bem notável é o tamanho da equipe. Se um jogo tem milhares de pessoas e muitas empresas trabalhando nele, é muito provável que seja um grande lançamento de estúdio, porque os editores de jogos frequentemente terceirizam coisas como animação 3D, modelagem, design de som e entre outros.
Já os jogos indie, por terem uma equipe pequena e pouco financiamento, muitas vezes são feitos por uma ou pouquíssimas pessoas, como Minecraft, Stardew Valley, o recente Valheim e tantos outros. Igual falamos antes, não é regra, mas geralmente jogos indie são mais curtos, menos intensos nos gráficos e têm preços mais baixos em relação aos AAA, muitas vezes sendo lançados apenas digitalmente, sem mídia física.
Alguns ainda falam de um subconjunto, os Triple-I, que são jogos Indie com conceitos expansivos de alta qualidade, feitos por um estúdio independente, podemos citar como exemplo: Hellblade, The Witness, Outlast e tantos outros.
Indo um pouco além, jornalistas de jogos também cunharam o termo Triple-A plus (AAA+) . Esses são títulos com orçamentos gigantes e são vendidos a um preço, digamos, salgado, eles geralmente têm monetização adicional dentro do jogo, igual os passes de temporada do Call of Dutty ou as DLCs e microtransações do FIFA. Esses seriam dois exemplos dos Triple A Plus.
Jogos Indie podem competir com títulos AAA?
Mesmo parecendo improvável jogos Indie podem sim competir com grandes produções. Embora tenham um orçamento mais apertado, os jogos independentes ainda podem competir contra AAA. Na verdade, existem mais jogadores de games independentes do que games AAA. Você pode se perguntar: “mas como é possível?”
É justamente por causa da acessibilidade. Geralmente o alcance das produções indie são maiores porque não são jogos tão exigentes com o hardware igual AAA são, sendo que boa parte deles pode ser jogado até mesmo de um celular.
Olhe por exemplo Minecraft, sem dúvida, o indie de maior sucesso. A pequena empresa criadora vendeu 54 milhões de cópias antes do jogo ser vendido à Microsoft por impressionantes US $ 2,5 bilhões. Temos muitos exemplos de produções independentes de grande sucesso: Hollow Knight, Undertale, Hades e Cuphead, para citar apenas alguns sucessos recentes.
Futuro da Industria
Bom, à medida que a comunidade gamer continua a crescer, a indústria tem acompanhado esse movimento. Mais e mais jogos são lançados todo ano e, embora existam ótimas produções, muitas coisas ainda preocupam. Ao dizer isso, me refiro a presença cada vez mais comum de “conteúdos adicionais” para jogos que já são caros, bem como a tendência inevitável dos estúdios lançarem jogos iguais todos os anos.
A parte boa nisso tudo é que os estúdios independentes também estão crescendo. Olhe para Minecraft: é o jogo mais famoso do mundo e foi feito por um estúdio pequeno e criado apenas por uma pessoa, que posteriormente foi aquirido pela Microsoft.
Outra parte boa foi a ascensão do meio digital, principalmente no PC. Plataformas como a Steam, Epic Store e GOG deixaram muitos títulos famosos mais acessíveis do que nunca. Com a facilidade de baixar e comprar jogos digitais, títulos como Among Us, Lethal Company e Enshrouded, por exemplo, viraram hits no PC e no mundo dos games.
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