Cabelo verde, lealdade absoluta e uma quedinha por uma boa bebida. Seja você um grande fã de One Piece ou um novato no universo de Eiichiro Oda, já deve saber que essas são algumas das principais características de Roronoa Zoro, o espadachim dos Chapéus de Palha.

Continua após a publicidade..

Braço direito de Monkey D. Luffy, Zoro está sempre envolvido em situações perigosas. O Caçador de Piratas, que é dono de uma personalidade única, protagonizou muitos momentos icônicos e se tornou um dos personagens mais aclamados de One Piece.

Pensando em todo esse legado, o NerdBunker listou oito curiosidades imperdíveis sobre Zoro. Confira abaixo:

1. Chapéus de Palha ou Piratas Buggy?

O Zoro dos Piratas do Buggy não é real, mas pode te machucar mesmo assim. Imagem: Eiichiro oda/Reprodução

Roronoa Zoro foi o primeiro membro a entrar para o bando dos Chapéus de Palha, mas a ideia não era essa a princípio.

Continua após a publicidade..

Num Sempre Bom Saber (SBS), Oda revelou que Zoro seria, na verdade, um membro dos Piratas do Buggy, mas a ideia acabou ficando de lado (ainda bem). Afinal, é difícil imaginar como seria a aventura de Luffy e companhia sem o espadachim dorminhoco.

2. Zoro e Zolo

Você provavelmente já viu o espadachim sendo chamado de Zolo por aí... Imagem: Crunchyroll/Reprodução

Curiosamente, Zoro recebeu um nome um pouco diferente nos EUA. No início, a dublagem norte-americana trazia o nome do espadachim como “Zolo”, algo que também chegou a aparecer em vários capítulos do mangá.

A confusão na tradução pode ser explicada pela similaridade entre os sons de “R” e “L” em japonês, mas alguns fãs acreditam que a mudança ocorreu, em partes, por causa de uma disputa legal envolvendo o lendário Zorro, de Johnston McCulley.

Continua após a publicidade..

3. Idade (antes e depois do salto temporal)

Atualmente, Zoro tem 21 anos. Imagem: One Piece/Reprodução

Oda também já falou sobre a idade dos Chapéus de Palha nos SBS. No início da jornada, Zoro tem 19 anos, enquanto Luffy tem 17 e Nami, 18.

O espadachim faz aniversário no dia 11 de novembro e atualmente está com 21 anos, já que o mangá e o anime tiveram um salto temporal de dois anos, após os eventos do arco Arquipélago de Sabaody.

4. Aparência em diferentes linhas do tempo

Versões de Zoro, de linhas do tempo diferentes, aos 40 e 60 anos. Imagem: Eiichiro Oda/Reprodução

Se você já parou para pensar em como o espadachim dos Chapéus de Palha seria no futuro, não precisa se preocupar. Oda (gênio) já pensou em tudo.

Nos SBS, o criador de One Piece costuma fazer ilustrações divertidas que imaginam vários personagens do universo com diferentes idades. Zoro, claro, não poderia ficar de fora da brincadeira. Oda então imaginou o espadachim aos 40 e 60 anos, em diferentes linhas do tempo. A segunda, por exemplo, mostra Zoro numa versão onde “as coisas deram errado“. Confira acima!

Continua após a publicidade..

5. E se o Zoro tivesse um fruto do diabo?

Zoro tem um Haki extremamente poderoso. Imagem: Crunchyroll/Reprodução

Zoro faz parte dos membros dos Chapéus de Palha que não são usuários de uma Akuma no Mi — fruto do diabo que concede habilidades especiais. Apesar disso, os fãs (e o próprio Oda) já imaginaram qual seria a fruta do Caçador de Piratas, num cenário hipotético.

No SBS 98, o criador de One Piece revelou que o espadachim receberia a Uo Uo no Mi, Tipo Mítico, Modelo Seiryuu (Dragão Azul) — a fruta do Kaido. Esse fruto do diabo permite que o usuário se transforme em um imenso dragão azul, mas segundo Oda, isso não aconteceria com Zoro. Como o espadachim já é extremamente forte, se ele a comesse, a transformação ocorreria com suas espadas. Consegue imaginar?!

6. Habilidades

Espadachim dos Chapéus de Palha é um dos mais fortes da Pior Geração. Imagem: Crunchyroll/Reprodução

Como treina para ser um grande espadachim desde a infância, Zoro conquistou habilidades físicas acima da média, muita agilidade e um alto nível de concentração. Em termos de combate, o Caçador de Piratas é mais conhecido pelo icônico estilo Santoryu, em que luta com três espadas — duas nas mãos e uma na boca.

Ainda assim, o espadachim também é um ótimo usuário de outros estilos como o Ittoryu e Nitoryu, de uma e duas espadas, respectivamente. Zoro também é um usuário de “Haki” – uma espécie de “energia” presente em todos os seres vivos do universo de One Piece, mas que só pode ser manifestada por meio de muito treinamento, ou em situações específicas.

[Atenção! Alerta de spoilers de One Piece a partir daqui]

7. Árvore Genealógica

Oda revelou a árvore genealógica de Zoro num SBS. Imagem: Crunchyroll/Reprodução

Assim como a maioria dos Chapéus de Palha, Zoro passou por momentos dolorosos no passado e teve que superar muitas adversidades. Nesse sentido, um dos momentos mais marcantes na história do espadachim é sua relação com Kuina, uma grande amiga de infância.

Apesar disso, boa parte da origem de Zoro continuou desconhecida por muitos anos até que Oda finalmente revelou, num SBS, a árvore genealógica do Caçador de Piratas: seus pais se chamavam Roronoa Arashi e Tera, e o lendário samurai Shimotsuki Ryuma também é um de seus antepassados.

8. O “Rei do Inferno”

O Caçador de Piratas superou os próprios limites na batalha de Onigashima, no País de Wano. Imagem: Crunchyroll/Reprodução

Zoro é mais conhecido como o “Caçador de Piratas”, mas o espadachim ganhou uma nova alcunha no arco do País de Wano, e agora também é chamado de “Rei do Inferno”.

O termo ganhou destaque após a luta de Zoro vs. King, que levou o membro dos Chapéus de Palha a superar seus próprios limites. Na ocasião, o espadachim usou o nível avançado do “Haki do Rei” e ficou à beira da morte.


One Piece está disponível na Crunchyroll. Também é possível conferir alguns episódios dublados na HBO Max e na Netflix. No Brasil, o mangá é publicado pela Panini.

Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.