A Activision Blizzard pode ter perdido grande parte de sua divisão de esports. Segundo o The Rotation, 83% das equipes que cuidavam da Call of Duty League e da Overwatch League foram demitidos na última semana.
De acordo com a conta no X (antigo Twitter) citada acima, que tem credibilidade na cobertura de Call of Duty na área de esports, os números exatos seriam 60 funcionários dispensados de um total de 72 pessoas. Ou seja, apenas 12 nomes ainda estariam cuidando da divisão de esports da Activision Blizzard.
‼️ Activision-Blizzard have let go of 60/72 staff in their esports division
There are just 12 employees left
— The Rotation (@_TheRotation) January 30, 2024
” A Activision Blizzard dispensou 60/72 funcionários da sua divisão de esportes eletrônicos. Restam apenas 12 funcionários.”
Um exemplo de trabalhador dispensado, e que foi às redes sociais confirmar a situação, é Matt Morello, ex-diretor associado da Overwatch League. A lista também inclui Scott Parkin, ex-gerente sênior de operações relacionadas a esports da Activision Blizzard, e as equipes de “observadores” da Overwatch e Call of Duty League (responsáveis por controlar as câmeras dos espectadores e outros elementos de transmissões de esportes eletrônicos).
Unfortunately today, along with a lot of other amazing esports folks, I’ve been let go from Blizzard. Casting Overwatch and working behind the scenes planning some of the best years we’ve had with Overwatch Esports and the upcoming year with the new OWCS was a dream come true.…
— Matt Morello (@MattMrX) January 30, 2024
“Hoje, infelizmente, junto de muitas outras pessoas incríveis dos esports, fui dispensado da Blizzard. Escolher Overwatch e trabalhar nos bastidores, planejando alguns dos melhores anos que tivemos com o Overwatch Esports e o próximo ano com o novo OWCS, foi um sonho que se tornou realidade […].”
I don’t even have the words to express how angry I am right now.
The observer teams for both OWL and CDL did so much behind the scenes for their leagues, their esports, and their games that many people won’t ever know.
I’m devastated.
— Jess / Maka ✨ (@JessDiPaola) January 30, 2024
“Não tenho nem palavras para expressar o quanto estou irritada. As equipes de observadores da OWL e da CDL fizeram tanto nos bastidores de suas ligas, de seus esports e de seus jogos, e muitas pessoas nunca saberão disso. Estou devastada. – Jessica DiPaola, ex-gerente da equipe de observadores da Overwatch League.”
All good things must come to an end.
My time with the CDL as an observer has come to a close.
I’ll look back at these years and cherish all the memories and people I’ve met along the way.
HHL is life. pic.twitter.com/siMShXZDHw
— John Prosper (@JPROSP8) January 30, 2024
“Todas as coisas boas devem chegar ao fim. Meu tempo como observador no CDL chegou ao fim. Vou olhar para trás, para esses anos e valorizar todas as memórias e pessoas que conheci ao longo do caminho. – John Prosper, ex-observador da Call of Duty League.”
Vale lembrar que a Microsoft anunciou, no final de janeiro, que mais de 1.900 funcionários da divisão de games da organização seriam demitidos. De acordo com fontes não nomeadas do PC Gamer, o encolhimento da equipe de esports da Activision Blizzard faz parte desses afastamentos — não seria uma nova demissão em massa.
Por fim, a Activision Blizzard não é a única companhia da indústria dos jogos a sofrer com grandes dispensas nos últimos tempos. Outros nomes fortes na mesma situação (ou pior) incluem Amazon, Epic Games, Sony Interactive Entertainment, CD Projekt Red, Riot Games, Unity e mais.
Fique de olho por aqui para mais atualizações. Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.
Fonte: Esports Illustrated, PC Gamer, Game Rant, X/Twitter