Continua após a publicidade..

Jujutsu Kaisen empolga e perturba com 2ª temporada sangrenta | Crítica

Lutas épicas, despedidas e muito caos. As quintas-feiras tiveram um gostinho diferente para os fãs de Jujutsu Kaisen durante a 2ª temporada do anime, exibida entre julho a dezembro de 2023, depois de longos três anos de espera.

Para quem não lembra, o anime estreou em 2020 e conquistou uma boa base de fãs no período pandêmico, em que grande parte das pessoas estava isolada. Um ano depois, a franquia invadiu as telonas com o filme Jujutsu Kaisen 0, mas com uma história focada num personagem diferente, Yuta Okkotsu.

Dessa forma, a 2ª temporada marca o retorno do trio protagonista — formado por Yuji Itadori, Nobara Kugisaki e Megumi Fushiguro — aos holofotes e reafirma por que Jujutsu Kaisen é um dos principais representantes dos “animes de lutinha” da atualidade.

[Atenção! Spoilers leves da 2ª temporada de Jujutsu Kaisen a partir daqui] 

Continua após a publicidade..

A importância de Satoru Gojo

Segunda temporada de Jujutsu Kaisen destaca o papel de Satoru Gojo no universo de Gege Akutami. Imagem: Crunchyroll/Reprodução

Sabemos que Itadori é o principal protagonista de Jujutsu Kaisen, mas outra figura da franquia também conquistou o coração dos fãs ao longo dos anos: o “sensei” bonitão, Satoru Gojo. O feiticeiro possui uma quantidade ilimitada de poder que o coloca em uma lista seleta de personagens extremamente poderosos, como Saitama de One-Punch Man, por exemplo.

Gojo tem um papel excepcional nesse universo, e a 2ª temporada do anime é a prova disso. Em termos de estrutura narrativa, o novo ano da produção adaptou dois arcos do mangá de Gege Akutami: “Passado de Gojo” e “Incidente em Shibuya”, ambos com histórias centradas no feiticeiro superpoderoso.

Dessa forma, os cinco primeiros episódios acompanham parte da juventude de Gojo, com foco em suas relações com demais companheiros, incluindo seu melhor amigo, Suguru Geto. A partir desse olhar, é possível ver um lado mais humano e sentimental de um personagem que parece imbatível e inabalável.

Continua após a publicidade..

Em seguida, o novo ano de Jujutsu Kaisen mostra um vislumbre do que pode ser um mundo sem Satoru Gojo — caótico, aterrorizante e marcado por um rastro de sangue. É a partir disso que os demais elementos desse universo vão se desenvolvendo, incluindo os vilões, o protagonista, Itadori, e a própria sociedade jujutsu como um todo.

Animação consistente, apesar dos problemas

Duelo entre Itadori e Choso foi um dos destaques da 2ª temporada de Jujutsu Kaisen. Imagem: Crunchyroll/Reprodução

Em relação aos aspectos técnicos da animação, Jujutsu Kaisen consegue manter o alto nível da temporada anterior, mas o processo não foi tão fácil quanto parece.

A produção da 2ª temporada do anime passou por problemas de cronograma, o que foi refletido em algumas cenas inacabadas e relatos de insatisfação da própria equipe. Hokuto Sadamoto, diretor do episódio 14, chegou a pedir desculpas publicamente após uma série de críticas.

Apesar dos contratempos, a produção entregou grandes sequências de lutas, sob a direção de Shota Goshozono, nome conhecido da indústria que atuou em animes como Ranking of Kings e Chainsaw Man.

Continua após a publicidade..

Com o comando de Goshozono, a animação de Jujutsu Kaisen consegue acertar em momentos importantes, como o duelo memorável entre Itadori e Choso e os embates de Sukuna na reta final da temporada.

Desespero e despedidas

Em muitos momentos, é possível sentir o incômodo e a aflição de Itadori, consequência de uma animação bem executada. Imagem: Crunchyroll/Reprodução

Além das lutas memoráveis, o novo ano de Jujutsu Kaisen acerta em outro detalhe importantíssimo: consegue tirar das páginas do mangá o desespero de Itadori durante os eventos caóticos em Shibuya.

Não há duvidas de que essa é uma virada de chave na jornada do protagonista, em meio às perdas e despedidas de figuras importantes para seu desenvolvimento.

É em Shibuya, a propósito, que o trio protagonista ganha espaço para se destacar de forma individual. Enquanto Itadori lida com maldições e demônios pessoais, Fushiguro encara um fantasma do passado e Nobara demonstra sua força, determinação e sensibilidade. Em meio a essa explosão de sentimentos, Jujutsu Kaisen consegue, ao mesmo tempo, empolgar e perturbar o coração dos fãs.

Sendo assim, a 2ª temporada deixa um rastro infindável de sangue e uma espécie de vazio que segue acontecimentos traumáticos. As quintas-feiras já não são as mesmas, mas o futuro do anime prepara grandes momentos, como o episódio final do novo ano comprova.

Os minutos finais antecipam o retorno de uma figura poderosa desse universo e mostram o porquê de Jujutsu Kaisen ser um dos animes mais populares da década — adapta com êxito uma obra cheia de personagens complexos e interessantes, com um alto nível técnico de animação.


O anime de Jujutsu Kaisen está disponível no catálogo da Crunchyroll, com legendas e dublagem em português brasileiro. Já o mangá é publicado pela Panini no Brasil.

Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *