Se olharmos para trás em 2023, é indiscutível que o ano foi recheado de lançamentos de peso — e também de jogos brasileiros.
Tivemos a chegada de vários games de diferentes gêneros e estilos, e muitos receberam até reconhecimento a nível mundial. Não à toa, teve brazuca até no The Game Awards, a principal premiação da indústria!
Então, para relembrar e celebrar o cenário nacional, listamos alguns dos principais lançamentos de 2023. Confira abaixo:
1 – I Did Not Buy This Ticket
I Did Not Buy This Ticket é uma visual novel com elementos surrealistas e terror psicológico, que acompanha uma jovem que precisa enfrentar demônios do passado e traumas pessoais durante uma viagem misteriosa de ônibus, envolvendo situações e passageiros (muito) bizarros. Confira a nossa review!
2 – Pocket Bravery
Inspirado em clássicos da década de 1990, Pocket Bravery é um simpático jogo de luta, com arte vibrante, jogabilidade viciante, elenco vasto de personagens e modos competitivos e casuais. Ele ainda foi indicado a Melhor Jogo de Luta no TGA 2023, concorrendo contra gigantes do gênero, como Street Fighter 6 e Mortal Kombat 1.
3 – Astrea: Six-Sided Oracles
Astrea: Six-Sided Oracles é um roguelike com foco em deckbuilding (ou seja, construção de baralhos), mas com o diferencial de colocar dados no lugar de cartas. Isso amplia os aspectos de risco e recompensa da jogabilidade — e, de quebra, dá uma boa revigorada ao gênero.
4 – Raccoo Venture
Com boa dose de nostalgia, Raccoo Venture é um jogo de plataforma 3D que se inspira em clássicos do gênero da década de 1990, apresentando um mundo colorido e repleto de quebra-cabeças. Além de ter um guaxinim fofíssimo e aventureiro como protagonista.
- Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Switch e PC
5 – Bem Feito
Essa é para fãs de jogos de simulação e creepypasta — porque sim, a combinação deles funciona (e muito!). Em Bem Feito, você controla Reginaldo, um garoto solitário que precisa cuidar de uma fazendinha, enquanto desvenda mistérios envolvendo um videogame amaldiçoado ao mesmo tempo. Confira a nossa review!
- Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Switch e PC
6 – God of Rock
God of Rock é uma mistura inusitada entre jogo de luta e ritmo, em que os golpes dos personagens são dados ao acertar as notas de músicas no tempo certo. Como era de se esperar, a experiência é caótica, frenética e divertidíssima — e rendeu até uma indicação ao TGA 2023 na categoria de Melhor Jogo de Luta.
- Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S, Switch e PC
7 – Red Tape
Red Tape é um jogo de terror psicológico, com premissa um tanto inusitada: você é um anjo que foi banido do céu e, agora, precisa trabalhar em uma versão corporativa do inferno para limpar seu nome. O resultado é uma metáfora que alfineta as estruturas de um ambiente empresarial e burocrático.
8 – TELEFORUM
Com estilo “found footage”, TELEFORUM é um jogo gratuito de terror que narra uma pequena história de dois repórteres que decidem investigar os mistérios por trás de uma fita VHS amaldiçoada. A parte curiosa é que todo o visual tem uma pegada retrô, e tudo é visto através das lentes de uma câmera.
9 – Irmão do Jorel e o Jogo Mais Importante da Galáxia
Dividido em três capítulos, Irmão do Jorel e o Jogo Mais Importante da Galáxia é um simpático point and click da Double Dash Studios que se inspira na série animada nacional Irmão do Jorel. A história é como um novo episódio, contando com alienígenas, vitaminas de abacate e muita malemolência.
10 – Coralina
Coralina é um RPG brasileiro com não apenas arte, mas alma retrô. A protagonista é Cora, uma estudante de cinema que, acompanhada de um corvo que diz ser um “deus da morte”, se vê presa em um limbo cheio de mistérios, labirintos e ligações com emoções humanas.
11 – Vengeful Guardian: Moonrider
Resgatando a “era de ouro” dos jogos de ação e plataforma de 16-bits, Vengeful Guardian: Moonrider é uma busca frenética por vingança, com uma belíssima arte pixelada e jogabilidade viciante. É uma experiência com alma retrô, criada pelo Joymasher, estúdio dos aclamados Oniken e Blazing Chrome. Confira a nossa review!
- Plataformas: PlayStation 4, PlayStation 5, Switch e PC
12 – Robotherapy
Robotherapy é um jogo ambientado em uma sociedade distópica, em que os humanos entraram em extinção e robôs popularam o planeta. Com a ideia de ser uma experiência emocional, o jogador é um terapeuta e precisa conversar com vários pacientes, que levantam debates sobre temas contemporâneos com comédia e sátira.
13 – Extremely Powerful Capybaras
Capivaras são um símbolo importante para os brasileiros, então não poderiam ficar de fora dos jogos também! Extremely Powerful Capybaras é um bullet hell ao estilo roguelite, que pode ser jogado cooperativamente com até quatro amigos. O objetivo é usar magia e habilidades do amado roedor para superar hordas de inimigos.
14 – Relic Hunters Legend
Apesar de ter sido lançado apenas em acesso antecipado em 2023, Relic Hunters Legend merece uma menção na lista. O jogo é um RPG online propositalmente caótico ao estilo “looter-shooter”, com jogabilidade frenética, vasto elenco de personagens e muitas habilidades e armas variadas.
15 – Horizon Chase 2
Para fechar a lista, temos praticamente uma menção honrosa: Horizon Chase 2! É o mais novo jogo da aclamada franquia de corrida do estúdio Aquiris, que se inspira em clássicos do gênero como Top Gear e Out Run. Ele finalmente chegou a mais plataformas — PC e Nintendo Switch — em 2023, e também confirmou versões de PlayStation e Xbox para 2024.
- Plataformas: Switch, PC e Mobile (Android e iOS)
Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.