Quem não acompanhou as manchetes da cultura pop nos últimos meses pode nem imaginar, mas Rick and Morty acabou de passar por seu período mais turbulento.
Fenômeno de público e crítica, a animação do Adult Swim teve a saída do cocriador, produtor e principal ator de voz, Justin Roiland, após acusações de assédio. Mesmo com a mudança, o competente trabalho de um novo time de dublagem, somado aos esforços do roteirista e cocriador Dan Harmon, resultaram numa sétima temporada com tudo igual, mas diferente. Para o bem e para o mal.
Para começar, o humor ácido, sacana, metalinguístico e constrangedoramente absurdo (no melhor sentido) da série permanece lá, ainda que sem o mesmo borogodó que vinha da persona de Roiland. Embora as atitudes condenáveis não o tornem exatamente uma figura que mereça ter a falta sentida, não há como negar que Rick e Morty aparecem como versões levemente diluídas de si próprios ao longo de uma parte considerável dos novos episódios.
Certamente não ajuda o fato de que boa parte do roteiro e dos trabalhos de animação da temporada estavam prontos antes da demissão de Roiland. Com quase tudo jogando contra, os novatos Ian Cardoni e Harry Belden, que assumem as vozes originais da dupla titular, se viraram para trazer as próprias personalidades a um trabalho que não só ficou icônico graças a outra pessoa, como, ao menos nesta temporada, seguia fisicamente presa à performance do ex-produtor.
Ainda assim, no campo da dublagem, a dupla consegue um bom resultado da situação complicada, fazendo até com que esqueçamos da troca. Isto, inclusive, parece ser o objetivo da temporada, que não só não faz qualquer menção à saída de sua principal voz, como se preocupa em burilar o que Rick and Morty pode ser daqui pra frente.
Aqui, entra em cena uma tarefa ainda mais complicada, já que a sétima temporada rebola entre altos e baixos num resultado aquém dos anos de glória da animação.
Para se ter noção de como o pêndulo oscila, episódios como “How Poopy Got His Poop Back” e “Rise of the Numbericons: The Movie” têm lugar garantido entre os mais fraquinhos de toda a série, apresentando versões pouco inspiradas e quase a toque de caixa do que um capítulo de Rick and Morty deve ser, no denominador comum mais baixo.
É como se o desenho se acomodasse na caixinha de piadas obscenas, situações absurdas e um milhão de referências à cultura pop, que, ok, têm seu charme, mas servem mais como base para os devaneios filosóficos mais inspirados da dupla.
Por outro lado, a sétima temporada reserva pequenas obras-primas como “That’s Amorte”, com uma comovente reflexão sobre a vida, baseada em macarronada alienígena (afinal, por que não?), “Fear No Mort” e “Unmortricken”, capaz de despertar euforia nos fãs que sempre torcem para que o desenho invista pra valer na própria mitologia seriada, e talvez o melhor episódio de Rick and Morty em anos.
Encerrando (ao menos por enquanto) a grande caçada de Rick a sua variante assassina, até com uma bem-vinda pitada de Morty do Mal, o capítulo é praticamente um “series finale” no meio da temporada, e não decepciona, com ação e a dose perfeita de desgraçamento mental que abre um leque de novas possibilidades para o que a animação deve se tornar daqui pra frente.
Por uma feliz coincidência multiversal, Rick and Morty, enquanto trama de ficção, encerrou talvez seu principal ciclo justo na temporada em que Rick and Morty, enquanto produto de entretenimento, também precisou aprender a caminhar com novos pés.
Apesar das adversidades, a série mantém acesa uma chama forte de criatividade, visto que mesmo com os momentos menos inspirados, os altos da nova leva são realmente altos e indicam um futuro promissor num multiverso de possibilidades, e a partir de agora, abraçando completamente um recomeço fresco. Mesmo com alguns deslizes esperados de quem reaprende a andar, Dan Harmon e equipe provaram ter cacife o suficiente ao longo dos anos para realinhar a nave da dupla de volta aos eixos.
Todos os episódios de Rick and Morty estão em streaming na HBO Max. Aproveite e conheça todas as redes sociais da gente, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.