Quando o assunto é série animada para adultos, poucas produções dominaram tanto a cultura pop quanto Rick and Morty. O que começou como uma paródia suja de De Volta Para o Futuro se tornou um grande fenômeno que surpreende até mesmo uma de suas principais estrelas. Em entrevista ao NerdBunker durante a CCXP23, a atriz Spencer Grammer admitiu que nunca imaginou que dar voz a Summer Smith a levaria tão longe.

Continua após a publicidade..

Logo no começo do papo, Grammer relembrou a surpresa do sucesso da animação do Adult Swim. Especialmente pelo início descompromissado na carreira de dublagem, motivado pela paixão por clássicos como Os Simpsons, Beavis and Butthead e mais:

“Quando se é um ator iniciante, você pensa que toda a série que participa será aquela especial, que te leva longe. Porém, não poderia ter previsto algo assim quando pensei ‘quer saber? Vou me dedicar à animação, para poder fazer vozes, porque parece bacana’.”

Spencer Grammer reflete sobre o sucesso de Rick and Morty (NerdBunker/Divulgação)

Durante a conversa, Grammer reforçou várias vezes que se sente grata por trabalhar com algo que ama e lhe dá orgulho. Parte dessa satisfação vem da identificação que sente com Summer Smith. “Normalmente, interpreto garotas populares e bem resolvidas, mas isso não é o que eu sou, de forma nenhuma [risos]. Então é legal estar numa série que também representa um pouco da minha própria estética”, celebrou a atriz, que se define como uma “nerd esquisita”.

“As pessoas retratam essas personagens como idiotas. Garotas adolescentes são apresentadas como se não tivessem objetivo ou inteligência a respeito do que estão falando. Acho que isso pode ser uma armadilha, interpretar uma personagem que parece burra como se ela fosse mesmo. Mas acho que isso a torna única. Ela é uma patricinha esperta e durona.”

Essa conexão alimenta a relação entre atriz e personagem há aproximadamente 10 anos. Entre altos e baixos, interpretar Summer permitiu a Spencer Grammer viver as mais variadas experiências. Uma das mais lembradas foi um momento tão absurdo que faz a dubladora corar e gargalhar só de lembrar.

Continua após a publicidade..

“Sabe, tem aquele momento em que ela está na nave e diz ‘eu vou comer tanta bunda’?”, pergunta ela a respeito de um momento memorável do terceiro episódio da quinta temporada de Rick and Morty. “Lembro de ir para a cabine dizendo ‘vocês estão doidos para me ver fazendo barulhos malucos pra isso, né?’. Por meses eu conseguia imaginar os roteiristas dizendo ‘isso! Vamos fazer a Summer comer um monte de bundas nesse episódio’, e eu fiquei ‘então beleza, vocês estão prontos? Vamos fazer isso então’ [risos].”

Apesar de não pestanejar ao definir o momento mais maluco das gravações, a coisa muda quando a pergunta é o episódio favorito de Rick and Morty. “Ai meu Deus, são tantos! Honestamente não sei”, responde, aflita. “Tenho reassistido, porque sabia que faria essas entrevistas e queria fazer o dever de casa… Estou tentando pensar em algum que gosto acima dos outros e não sei se tenho algum, pois amo muitos”.

Porém, com esforço, ela chega a uma lista seleta: “O do tanque de ácido! Eu nem estou nesse episódio, mas ele é maravilhoso! O episódio do Picles Rick também! Amo o “Night Family”. São tantos…”.

Continua após a publicidade..

A dificuldade em escolher os episódios favoritos está no fato de que eles mudam constantemente. Algo que dá à atriz algo para pensar:

“Conforme envelheço e reassisto a série, os episódios que gosto mais mudam. Acho que conforme você muda como pessoa, a série meio que cresce com você. Acho que é por isso que você consegue assistir tantas vezes, porque há tantos momentos de sinceridade e lições de vida, que você os percebe de formas diferentes a cada vez que assiste.”

Spencer Grammer imagina o episódio dos sonhos em Rick and Morty

Após dez anos e sete temporadas, Summer e a família Smith já passaram por muita coisa. Porém, como a série está longe de acabar, ainda há diferentes aventuras adiante em Rick and Morty. Questionada sobre o que gostaria de ver na série, Spencer Grammer foi direto para a sanguinolência:

“Amo terror, sou muito fã dos filmes e do gênero. Gosto do exagero, da engenharia que precisa ser feita para as mortes, e eu amo ver pessoas morrendo de formas diferentes [risos]. Fizemos Night Family e meio que esse foi nosso episódio de terror, então adoraria ver mais coisas assustadoras.”

Cena de Night Family, o episódio de terror de Rick and Morty (Adult Swim/Reprodução)
Cena de Night Family, o episódio de terror de Rick and Morty (Adult Swim/Reprodução)

Outra sugestão foi a de um episódio musical. “É algo que ainda não fizemos”, ponderou antes de perceber a ironia da sugestão: “Sempre odiei episódios musicais. Parece que fazem só por fazer, e você fica ‘beleza então’, mas se fizermos direito…”. Outras sugestões foram as de um capítulo focado em personagens secundários e até um com o pé na metalinguagem:

“Adoraria que a gente fizesse um episódio em que os personagens subitamente param de ‘atuar’ para o público, aí a gente acompanharia eles fazendo nada por um tempo até eles perceberem que estão presos em um capítulo. Seria tão esquisito!”

Após concluir a sétima temporada, Rick and Morty tem pelo menos mais três garantidas e a possibilidade de ir além. Assim, não é tão estranho sonhar que, no meio de tanta maluquice, seja possível acrescentar quebras à quarta parede, números musicais ou até matanças.

Continua após a publicidade..

As sete temporadas de Rick and Morty estão disponíveis para streaming no HBO Max.