Continua após a publicidade..

Steam libera ferramenta para encontrar jogos compatíveis com DUALSHOCK, DualSense e Xbox

DUALSHOCK e DualSense
Steam DUALSHOCK e DualSense (Imagem – Steam).

Conforme prometido pela Steam em setembro, finalmente a loja liberou uma nova ferramenta de indicações sobre compatibilidade com controles de PlayStation na Biblioteca e Loja Steam.

Segundo a Steam, “com a atualização de hoje, a Steam também ajudará os milhões de jogadores com controles DUALSHOCK e DualSense a encontrar jogos para jogar com esses dispositivos.”

Essas melhorias adicionam opções aprimoradas para ordenar e filtrar áreas da Loja Steam, ver informações claras de compatibilidade nas páginas dos jogos, e saber se os jogos na biblioteca funcionarão bem com o controle conectado.

Para encontrar jogos que sejam compatíveis com controle, é necessário acessar essa página dedicada na loja Steam. Seguiremos abaixo com o comunicado oficial revelado pela Valve/Steam.

Continua após a publicidade..

Atualizações da loja Steam

A Steam diz que atualizou a central de jogos compatíveis com controle para tornar mais fácil a exploração por tipo de controle. Por padrão, a Steam definirá um filtro conforme o último controle que você usou, mas também é possível selecionar manualmente qualquer um dos principais modelos de controle para ajustar os filtros.

(Imagem – Steam).

Exibição de controles compatíveis nas páginas dos jogos

Consulte a página de um jogo na loja para ver mais detalhes sobre a compatibilidade dele com os três modelos de controles mais populares: Xbox, DualSense e DUALSHOCK. Também adicionamos uma categoria para jogos que fazem uso completo da API da Entrada Steam, que permite que mais de 200 dispositivos funcionem bem com o jogo.

(Imagem – Steam).

Opções de busca na loja Steam

Na busca, você encontrará uma nova seção de filtros com mais opções para restringir os resultados. As opções incluem modelos específicos dos controles DualSense, DUALSHOCK e de Xbox, bem como configurações para encontrar jogos desenvolvidos com controles em mente.

Continua após a publicidade..

Atualizações da biblioteca Steam

Você também encontrará mais informações sobre compatibilidade com controles ao explorar a sua própria Biblioteca Steam. Caso já tenha jogado com um controle no Steam anteriormente, serão exibidas informações sobre a compatibilidade do jogo com esse controle. Além disso, caso um controle seja exigido para jogar, você verá um aviso novo e mais claro.

(Imagem – Steam).

Novos filtros de dispositivos

Para ficar mais fácil saber quais dos seus jogos funcionam bem com controles DualSense e DUALSHOCK, adicionamos opções mais variadas de filtragem à Biblioteca Steam. Isso significa que você também pode criar uma coleção para organizar automaticamente esses jogos em um único lugar.

Botão de configuração de controle

Agora, o botão de configuração de controle fica localizado próximo aos botões de configurações e informações, logo abaixo do banner do jogo.

(Imagem – Steam).

Atualizações similares no modo Big Picture

Caso prefira relaxar e jogar um pouco mais longe da tela, temos boas notícias: todos os recursos e vantagens mencionados acima também foram adicionados ao modo Big Picture, assim você pode aproveitar mais os seus jogos sem levantar do sofá.

Continua após a publicidade..

Por que a Valve se importa com o uso de controles no computador?

Os usuários estão claramente interessados em usar controles para jogar os mais variados jogos. Em números, cerca de 12% de todos os usuários ativos do Steam usam um controle regularmente, e há alguns jogos jogados principalmente com controles. Por exemplo, muitos jogos populares de esportes com bola são jogados com controle por mais de 80% dos usuários, enquanto para muitos jogos populares de RPG difíceis, mais da metade dos usuários usam controles.

Sempre que planejamos em quais áreas do Steam trabalhar, gostamos de recorrer aos dados, especialmente para observar como os indicadores mudam com o tempo e quais deles sugerem interesses específicos dos usuários. Quando analisamos os dados de uso de controle nos últimos anos, descobrimos algumas mudanças interessantes.

  • Mais de 3 bilhões de sessões no último ano foram jogadas com um controle, sendo:
    • 60% com controles de Xbox.
    • 27% com controles de PlayStation.
    • E o restante composto pelo Steam Deck, controle Pro do Nintendo Switch e outras centenas de modelos.
  • Em comparação, foram 990 milhões de sessões com controle no mesmo período quatro anos atrás (dezembro de 2018 a novembro de 2019), sendo:
    • 76% com controles de Xbox.
    • 19% com controles de PlayStation.
  • Nesses quatro anos, a quantidade de sessões com controles de PlayStation quadruplicou.

Portanto, dados como esses nos dizem que os usuários adoram relaxar e jogar com um controle. Além disso, considerando as estatísticas públicas de quantos consoles PlayStation 4 e 5 foram vendidos mundialmente, certamente há inúmeros controles DualSense e DUALSHOCK nas casas dos usuários, prontos para serem conectados a um computador para uma partida de futebol ou outra tentativa de derrotar aquele chefão.

O que significa um jogo ter “compatibilidade total com controle”?

A meta da Steam é que jogos com compatibilidade total com controle permitam que você use um controle para praticamente todas as ações e interações comuns esperadas. Por exemplo, para atender a esse requisito, um jogo precisa exibir os ícones corretos dos botões na tela ao solicitar que você aperte um determinado botão do seu controle. Deve ser possível navegar pelos menus, iniciar o jogo e jogá-lo por completo com um controle.

Contudo, um jogo nessa categoria não usa necessariamente todos os recursos dos controles. Há recursos incríveis inclusos nos principais modelos de controle que alguns jogos podem não usar ou não estarem preparados.

O que significa um jogo ter “compatibilidade parcial com controle”?

Há casos em que é possível jogar um jogo com um controle, mas algumas interações podem exigir o uso de um teclado, ou então os botões exibidos na tela não são os do seu controle. Por exemplo, em alguns jogos nessa categoria pode ser necessário descobrir quais botões do seu controle ativarão cada ação do jogo (ex.: imagine um jogo que diz para você apertar “B” rapidamente, mas o seu controle não tem um botão “B”). Em outros casos, jogos nessa categoria às vezes podem exigir o uso de um mouse e teclado para interagir com um inicializador, digitar texto ou usar recursos opcionais (como editores de níveis), mas tirando isso são compatíveis com controle.

Conexão USB ou Bluetooth (para DualSense e DUALSHOCK)?

É mais complicado oferecer compatibilidade com controles de PlayStation do que com controles de Xbox em jogos de computador — um dos principais motivos pelos quais menos jogos são compatíveis com eles. Dependendo de quando o desenvolvedor adicionou a compatibilidade ou das bibliotecas de software usadas, o jogo pode ser compatível apenas com controles conectados por USB. Essas informações serão exibidas na página do jogo na loja e na biblioteca. Também encorajamos os desenvolvedores a usar a API da Entrada Steam, compatível com quase todos os controles de Xbox, PlayStation e Switch, ou SLD 3, uma biblioteca de código aberto em que contribuímos com o mesmo grau de compatibilidade para esses controles.

Detalhes completos da atualização

  • Loja: agora, a lista de controles compatíveis foi dividida em DualSense, DUALSHOCK e Xbox.
  • Loja: atualização dos filtros de busca para incluir mais tipos de dispositivos.
  • Loja: agora, a central de jogos compatíveis com controle inclui filtros por tipo de dispositivo e listas de jogos mais jogados/novidades populares para dispositivos específicos.
  • Loja: adição de uma indicação de “controle recomendado” quando um desenvolvedor sugerir que o seu jogo funciona melhor com controle.
  • Loja: atualização do aviso em páginas de jogos na loja que exigem um controle ou um headset de RV para serem jogados, bem como o aviso em páginas de jogos na loja com modos para RV e para telas tradicionais.
  • Entrada Steam: implementação de um novo modo padrão para controles de PlayStation em que a Entrada Steam será ativada apenas em jogos sem compatibilidade nativa.
  • Biblioteca: adição de uma seção nas páginas dos jogos da biblioteca descrevendo o nível de compatibilidade do controle. Isso aparece apenas caso o Steam detecte um controle conectado.
  • Biblioteca: agora, o botão de configuração de controle está sempre acessível ao lado do botão de configurações na página de cada jogo.
  • Biblioteca: atualização da tela do configurador de controle para também descrever a lista completa de dispositivos populares compatíveis com o jogo, bem como o dispositivo conectado no momento.
  • Biblioteca: adição de um aviso amarelo nas páginas de jogos na Biblioteca Steam que exigem um controle para serem jogados.
  • Biblioteca: adição de etapas ao processo de inicialização para solicitar que o usuário conecte um controle ao iniciar um jogo que exige ou recomenda o seu uso.
  • Biblioteca: adição de uma etapa ao processo de inicialização para descrever quando a Entrada Steam estiver convertendo o pressionar de botões de um dispositivo normalmente não compatível.
  • Biblioteca: atualização da lógica e dos ícones que indicam a compatibilidade com controle para cada jogo quando na visualização em grade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *