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Epic Games Store não gera lucros, mesmo gastando milhões com jogos gratuitos toda semana

Epic Games Store
Epic Games Store (Créditos Imagem – Epic Games).

O gerente geral da Epic Games, Steve Allison, disse recentemente que a Epic Games Store ainda não é lucrativa, mesmo gastando milhões para distribuir jogos grátis todas as semanas. A informação foi revelada na mais recente batalha legal entre a Epic Games e Apple.

A Epic Games lançou a sua loja de jogos digitais para PC, Epic Games Store, em 2018, prometendo entregar jogos gratuitos todo mês, algo que posteriormente se transformou em jogos gratuitos semanais, e também, oferecendo taxas de apenas 12% na revenda de jogos, um valor bem abaixo da Steam por exemplo, que cobra 30% de comissão para cada desenvolvedor.

Segundo Steve Allison, “ouvimos dizer que era um desperdício de dinheiro entregar jogos gratuitos toda semana, apesar de não pagarmos por cada cópia distribuída“.

Steve Allison, disse no banco das testemunhas que a Epic Games Store ainda não é lucrativa, e o grande o objetivo ainda é o crescimento, diz ele. E-mails revelados durante o julgamento Epic vs. Apple sugeriam que a empresa esperava reivindicar metade de toda a receita de jogos para PC.

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Epic já investiu US$500 milhões na Epic Games Store

Em e-mails trocados na corte em 2021, foi revelado que Epic Games já havia investido mais US$500 milhões na Epic Games Store, mostrando que ainda em 2021, a criadora de Fortnite esperava perder mais US$139 milhões em 2021, após ter perdido US$273 milhões em 2020 e US$181 milhões no ano de 2019.

Na ocasião, a Epic Games revelou que não esperava que a sua loja, Epic Games Store, gerasse lucros antes do ano de 2027.

Epic Games acreditava que poderia reivindicar metade de toda a receita de jogos para PC

Um documento de outubro de 2019 revela que as taxas únicas de aquisição dos jogos gratuitos da Epic, onde a empresa ponderou a ideia de um “modelo de busca agressiva” em vez de “desacelerar” seu investimento em jogos exclusivos para a loja.

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O momento é particularmente intrigante, já que a Epic estava explorando essa ideia meses depois de já ter dito publicamente que iria parar de pagar por exclusividades. Não podemos dizer com certeza qual estratégia a Epic realmente escolheu, mas a “perseguição agressiva” parece provável, quando você considera como a Epic disse recentemente à PC Gamer que “temos mais exclusividades chegando nos próximos dois anos do que publicamos até agora”.

Comparando isso com os números do documento acima, parece que a Epic decidiu perseguir agressivamente o Steam por aquele pedaço maior do bolo. Além disso, agora sabemos que a Epic estava considerando um “Projeto Moonshot” para fazer exatamente isso.

Epic Games pretendia vencer o Steam até 2024

Em 2019, a Epic estava planejando um “vôo de teste”, onde tornaria alguns dos maiores jogos para PC gratuitos por duas semanas inteiras em alguns mercados de teste. A empresa gastaria então incríveis US$ 46 milhões para anunciar a Epic Games Store, na esperança de atrair cerca de 4 milhões de novos usuários para a plataforma.

E isso foi apenas um teste para o “Projeto Moonshot”, uma tentativa de vencer o Steam até 2024, mais do que triplicando os usuários ativos mensais da Epic e atingindo US$ 1 bilhão em receita, principalmente investindo ainda mais em “grandes lançamentos, jogos gratuitos e vendas importantes”.

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Documentos de setembro de 2020 mostram que o voo de teste foi ridiculamente bem-sucedido e fazem parecer que o Projeto Moonshot ainda está em andamento.

Embora a Epic tenha adiado o voo de teste para maio e junho de 2020, a empresa viu 25 milhões de novos usuários não atraídos pelo Fortnite naquele mês de maio, mais de seis vezes sua meta original. Gráfico após gráfico mostra um enorme aumento no envolvimento, incluindo 350 milhões de horas de jogos não Fortnite jogados durante esses meses, o triplo do que viu em abril e substancialmente mais do que em julho e agosto após a conclusão do teste. Muitos desses usuários parecem ter permanecido por aqui, com a Epic comentando em um slide que “parece haver um novo andar após o voo de teste”.

Vale lembrar que em maio de 2020, foi quando a Epic Games simplesmente entregou de graça o jogo GTA 5 em sua loja, sendo o maior game grátis até então entregue pela loja.

A “Atualização de Estratégia e Táticas para 2020” da empresa lista a promessa exata do Projeto Moonshot de “Receita de US$ 1 bilhão e MAU triplo” como o objetivo principal da Epic, e “Continuar jogos exclusivos e gratuitos” e “Aumentar radicalmente o conhecimento da plataforma” como as maneiras de fazer isso acontecer. Portanto, não se surpreenda se começar a ver muitos anúncios da Epic Game Store e uma série de exclusividades adicionais nos próximos meses e anos.

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