Parece que foi ontem, mas já faz 10 anos que os Titãs invadiram o universo dos animes. Após despertar a curiosidade de muita gente sobre essas criaturas peladonas e assustadoras, Attack on Titan se prepara para o fim definitivo (agora, pelo visto, pra valer), que chega neste sábado (4), às 21h, na Crunchyroll.

Continua após a publicidade..

A história adapta o mangá homônimo de Hajime Isayama e conquistou uma boa base de fãs ao apresentar Eren Yeager. O protagonista vê a própria vida virar de cabeça para baixo depois que humanoides gigantes invadem sua cidade natal, devorando parte da população.

Se você não lembra muito bem o que aconteceu durante esses 10 anos, não precisa se preocupar. Abaixo, fizemos um resumão para refrescar a memória antes do episódio final. Confira:

1ª temporada

Há 10 anos, Attack on Titan conquistava o público com a história trágica de Eren Yeager. Imagem: Crunchyroll/Reprodução

Na trama de Attack on Titan, a humanidade quase sucumbiu após o aparecimento de criaturas gigantes e assustadoras que se alimentam de humanos — os Titãs.

Continua após a publicidade..

Depois do ataque avassalador dos gigantes, os poucos sobreviventes que restaram construíram três grandes muralhas circulares — Maria, Rose e Sina — onde conseguiram viver em paz por mais de um século na ilha Paradis.

A tranquilidade dá lugar ao desespero quando, certo dia, o Titã Colossal invade a Muralha Maria, causando o caos e a morte de milhares de pessoas.

Foi em meio a toda essa carnificina que Eren viu a própria mãe ser devorada viva por um Titã, quando era apenas uma criança. Jurando vingança, o protagonista inicia uma jornada para aniquilar todos os humanoides e descobrir a verdade por trás dessas criaturas.

Continua após a publicidade..

Alguns anos após o ataque à Muralha Maria, Eren e seus dois fiéis companheiros — Mikasa Ackerman e Armin Arlet — entram para a força militar de Paradis. A partir daqui, o anime apresenta uma série de novos personagens com papéis importantes na história, incluindo Annie Leonhart, Connie Springer e a garota das batatas, Sasha Braus.

As coisas ficam sombrias novamente quando o Titã Colossal reaparece, dessa vez no Distrito de Trost. Na época, os fãs foram surpreendidos com uma das cenas mais marcantes do anime — quando Eren é devorado por um Titã.

Os episódios seguintes revelam que o protagonista também consegue se transformar em uma das criaturas gigantes. O acontecimento serve como porta de entrada para grandes reviravoltas e um mistério complexo, com raízes históricas, que só é realmente desenvolvido nos próximos anos do anime.

Como esperado, a transformação de Eren não é bem recebida pelos cidadãos de Paradis, o que acaba motivando um julgamento. No fim das contas, o protagonista fica sob os cuidados e comando de Levi Ackerman — um dos personagens mais memoráveis da obra.

Continua após a publicidade..

Em 25 episódios cheios de mortes, caos e destruição, a temporada revela que uma das companheiras dos protagonistas — Annie Leonhart — era a “Titã Fêmea” que tentou devorar o protagonista, mas foi impedida por Mikasa e Levi.

2ª temporada

A identidade do Titã Colossal é uma das grandes revelações de Attack on Titan. Imagem: Crunchyroll/Reprodução

A segunda temporada tem apenas 12 episódios, mas apesar da curta duração, revela mistérios importantes, incluindo o fato de que as muralhas foram construídas com Titãs. Ou seja, a maior proteção da humanidade contra as bestas, ironicamente, vem graças a elas mesmas. Além disso, o segundo ano do anime também foi marcado pela aparição de novas criaturas assustadoras, como o “Titã Bestial”.

A história surpreende novamente quando outra companheira de Eren — Ymir — assume a forma de Titã para defender a jovem Christa Lenz.

Para completar a lista de revelações bombásticas da temporada, Reiner Braun e Bertholdt Fubar revelam que são, na verdade, o Titã Blindado e o Titã Colossal, respectivamente.

A informação chega como um choque para os fãs, já que é nesse momento que Eren descobre que seus grandes amigos foram responsáveis pela morte de sua mãe e de tantas outras pessoas na 1ª temporada. Após mais episódios traumáticos, o protagonista então desperta um novo poder e descobre que pode controlar alguns Titãs.

3ª temporada

Origem da ilha Paradis é cheia de reviravoltas surpreendentes. Imagem: Crunchyroll/Reprodução

A terceira temporada de Attack on Titan tem 22 episódios e expande mais detalhes sobre a história e construção desse universo. Dessa forma, uma das principais revelações é que Christa Lenz é, na verdade, Historia Reiss — descendente direta da família real.

Os fatos seguintes revelam uma trama complexa, que confunde a cabeça de muita gente até hoje. Resumidamente, a família real possuía o poder de manifestar o “Titã Fundador”, mas tudo mudou quando Grisha Yeager, pai de Eren, devorou a irmã de Historia. Em seguida, o personagem fez o próprio filho devorá-lo para passar o poder adiante.

Com um final chocante, a temporada mostra que nada era como eles acreditavam até então, o que faz os protagonistas questionarem as próprias existências e toda a verdade por trás da história do mundo em que vivem.

Nesse momento, eles descobrem que a humanidade não foi extinta, e a história do mundo revela um embate entre duas grandes nações: Eldia e Marley. A primeira era formada pelos eldianos, pessoas que podiam manifestar a habilidade de se transformar em Titãs.

Contudo, ao longo dos anos, a força dessas criaturas foi usada de forma negativa, o que causou uma série de conflitos políticos. Resistindo após anos de humilhação, a nação de Marley começa a tomar o poder dos Titãs — o que põe em cheque o império de Eldia.

Dessa forma, o líder da nação, Karl Fritz, decide fugir para a ilha Paradis — o território que conhecemos na 1ª temporada do anime — dando uma chance para o próprio povo sobreviver, mas com as memórias completamente apagadas.

A narrativa fica ainda mais complexa quando Eren passa a acreditar que exterminar os cidadãos além da muralha é a única solução para salvar seu povo.

4ª temporada

Conflito entre Eldia e Marley chega ao ápice na temporada final. Imagem: Crunchyroll/Reprodução

Aqui, a organização do anime fica um pouco confusa. Basicamente, a quarta temporada da saga foi dividida em três “blocos” — Parte 1, Parte 2 e dois episódios especiais, de 1h de duração cada.

As partes 1 e 2 mostram mais detalhes da complicada relação política entre Marley e Eldia, apresentando novos personagens importantes como Gabi BraunFalco Grice.

Além das adições inéditas, o embate entre os marleyanos e eldianos se intensifica quando Eren invade a nação e se transforma em Titã, matando centenas de pessoas num evento importante.

Durante 28 episódios, ocorre uma série de eventos catastróficos, morte para todo o lado, e a despedida de uma das personagens mais queridas pelo público — a garota da batata.

Ao final, a temporada destaca a ascensão dos Yeageristas — uma espécie de facção que tem Eren como uma figura mitológica — ao controle da ilha Paradis.

O horror das ações de Eren veio à tona com o primeiro especial de 1h, intitulado Attack on Titan Final Season THE FINAL CHAPTERS Special 1. Com o protagonista atormentado por uma ideologia contraditória e genocida, o episódio mostrou o exército de Titãs Colossais que, liderados pelo próprio Eren, marcham pisoteando cidadãos do continente de Marley. Confira a nossa crítica aqui!

Depois de tantas reviravoltas, Attack on Titan Final Season THE FINAL CHAPTERS Special 2 encerrará a história de um anime que marcou toda uma geração. O último episódio promete trazer o confronto decisivo entre as nações e a finalização da trágica jornada de Eren e seus companheiros.

Vale ressaltar, foi inevitável deixar alguns eventos de lado para que o resumo não ficasse muito extenso. Agora é só preparar a pipoca e aguardar o lançamento!


O episódio final de Attack on Titan será lançado neste sábado (4), às 21h (horário de Brasília), na Crunchyroll. As temporadas anteriores do anime estão no catálogo do streaming.

Aproveite e conheça todas as redes sociais do NerdBunker, entre em nosso grupo do Telegram e mais – acesse e confira.