Exatos 918 dias separam a estreia da segunda temporada de Invencível do fim da primeira leva de episódios. Nesses dois anos e meio, os fãs da animação fenômeno do Prime Video certamente se perguntaram se a história de Mark Grayson (Steven Yeun) manteria o alto nível, não só pela demora na produção, mas também pela pressão de mais holofotes em cima da série após o êxito do primeiro ano. Pois eles podem respirar mais que aliviados, porque Invencível retornou ótima como sempre, e ambiciosa como nunca.

Continua após a publicidade..

O NerdBunker assistiu aos primeiros episódios da Parte Um da segunda temporada, que chegam de forma semanal ao Prime Video a partir deste 3 de novembro. Os fãs mais céticos podem torcer o nariz para uma temporada dividida (a segunda parte chega em 2024), mas a trama baseada no quadrinho de Robert Kirkman faz valer a espera, preparando o tabuleiro para uma rica trama multiversal, mas com um enorme coração.

Não, você não leu errado. Invencível é mais uma produção de super-heróis a embarcar no tema de realidades e universos paralelos, mas com pequenos detalhes particulares.

Primeiro porque a animação chegou antes mesmo de produções como Loki (2021), Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021), Tudo em Todo o Lugar Ao Mesmo Tempo (2022) e The Flash (2023), que colocaram o multiverso em voga nas discussões de filmes e séries. E segundo porque a trama multiversal é adaptada diretamente dos quadrinhos de Robert Kirkman, que vieram bem antes até do próprio MCU que conhecemos.

Continua após a publicidade..

Com isso em mente, os roteiristas escapam das injustas comparações com outras obras ao trazer, sim, o multiverso para o mundo de Invencível, mas sem esquecer de que o personagem e sua jornada de amadurecimento são o principal mote da trama. Afinal, ele está no próprio título da série!

Mark e Deborah lidam com o sumiço do Omni Man. Crédito: Prime Video/Divulgação

Como nossos pais

Os novos episódios têm Mark lidando com as repercussões do sangrento fim da primeira temporada, que revelou que seu pai, o poderoso Omni Man (J.K. Simmons), é, na verdade, um alienígena enviado para colonizar a Terra em nome de seu povo.

A sombra de pais sobre filhos permeia todos os capítulos ao apresentar um Mark frágil e vulnerável, mas que precisa honrar a alcunha de invencível aos olhos do mundo. Veterano de The Walking Dead, Steven Yeun transmite, mais uma vez, o carisma do personagem, mas também as dores de ter o peso do mundo nas costas.

Continua após a publicidade..

A animação encontra um ponto emocional também em Deborah (Sandra Oh), mãe do herói, que lida com a perda e traição do marido, ainda que, obviamente, de forma mais humana e tocante. Nesse sentido, as cicatrizes emocionais deixadas pelas ações dos heróis em Invencível são mais profundas e doloridas do que os prédios destruídos e cidades devastadas pelos que deveriam salvá-las.

Angstrom Levy traz o multiverso a Invencível. Crédito: Prime Video/Divulgação

Multiverso da loucura

A grande novidade da temporada é Angstrom Levy (Sterling K. Brown). Capaz de viajar entre portais pelo multiverso, o personagem aparece como um forte candidato a antagonista de Invencível, graças a uma vendeta pessoal contra uma das infinitas versões do herói.

Levy abre um leque de possibilidades à animação, agora com carta branca para aloprar em novos conceitos que enriquecem a trama principal, mas sem nunca tirar a atenção do motivo pelo qual nos importamos com o “nosso” Mark e a nossa realidade.

Naturalmente, essas novidades também são fruto do orçamento mais polpudo da série após o sucesso estrondoso do primeiro ano. Felizmente, apesar das ambições a longo prazo, Invencível não arrisca saltos maiores que as próprias pernas, sabendo exatamente onde se sai melhor e mergulhando de cabeça em suas qualidades. Como em time que está ganhando não se mexe, a série resiste até à tentação de atualizar o estilo de animação 2D (que, vá lá, tem seu charme) saído direto da década de 2000.

Continua após a publicidade..

Se, na temporada um, Invencível era como um pretendente no primeiro encontro, disposto a mostrar tudo o que era capaz, agora que a relação virou casamento, a série pisa no freio para aprofundar os conceitos que já amamos, de forma mais fascinante do que nunca.

Invencível exibe episódios inéditos toda sexta, pelo Prime Video. Siga de olho no NerdBunker para mais novidades porradeiras e cobertura da série. Aproveite e siga a gente no Instagram e TikTok, entre no nosso grupo no Telegram e participe do canal no WhatsApp.