Continua após a publicidade..

13 easter eggs e referências de Five Nights at Freddy’s

Five Nights at Freddy’s enfim chegou aos cinemas brasileiros! Adaptação dos populares games de terror de Scott Cawthon, que dominaram a internet ao longo da última década, o filme vem repleto de referências para os vários fãs assíduos da saga.

Listamos alguns dos muitos easter eggs de Five Nights at Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim abaixo!

[Cuidado! Spoilers de Five Nights at Freddy’s abaixo]

1 – Dispositivo de tortura

[Créditos: Five Nights at Freddy’s/Divulgação]

Na abertura do filme, vemos um guarda da Freddy Fazbear’s Pizzeria passando por maus bocados nas mãos dos animatrônicos. Ele foge de sua sala pelas tubulações (o que já pode ser considerada uma referência a games da franquia, como FNAF: Sister Location), mas acaba capturado mesmo assim. Pouco depois, vemos um tenso desfecho, no qual o segurança é amarrado em uma cadeira, prestes a ter o rosto desfigurado por uma máquina cheia de serras giratórias.

Continua após a publicidade..

O dispositivo de tortura é algo que já foi cogitado antes nos jogos de Five Nights at Freddy’s, mas só agora foi resgatado de projetos cancelados direto para o longa.

2 – Despertador

[Créditos: Five Nights at Freddy’s]

Outro aceno aos games acontece logo na introdução de Mike (Josh Hutcherson). Para cortar entre a intensa abertura do filme e a manhã do personagem, o longa coloca na tela um relógio indicando que são 6h da manhã.

A forma como a hora é mostrada, com os números em tela preta, juntamente com o horário específico, são uma referência à forma que as noites começam e acabam nos jogos — em que o objetivo é sobreviver madrugada adentro até as 6h.

Continua após a publicidade..

3 – Perspectiva dos sustos

[Créditos: Five Nights at Freddy’s/Divulgação]

O filme de Five Nights at Freddy’s também traduz perfeitamente tanto a estética quanto um dos funcionamentos principais dos títulos da franquia. Isso fica bem evidente nos momentos de sustos, quando a câmera assume a perspectiva da vítima, em primeira pessoa, simulando os ataques dos animatrônicos nos jogos.

4 – Game Theory

[Créditos: The Verge/Reprodução]

Five Nights at Freddy’s é um fenômeno da internet e o filme busca formas de honrar isso. Um dos jeitos que encontra é através de aparições de algumas personalidades que ajudaram a impulsionar o sucesso dos games indie.

No início da trama, por exemplo, quando uma parente de Mike discute em um restaurante com alguns outros personagens, o garçom é vivido por ninguém menos que MatPat, o youtuber por trás do popular canal Game Theory. O influenciador tem algumas falas e ainda solta seu popular bordão: “But that’s just a theory” (“Mas isso é só uma teoria”, em português), que usa para encerrar os vídeos.

Ao longo de uma década, MatPat foi responsável por explorar a vasta mitologia de Five Nights at Freddy’s em vários vídeos de fácil compreensão, que até foram usados como pesquisa para o filme pelo produtor Jason Blum. Em entrevista ao NerdBunker, a diretora Emma Tammi falou sobre o impacto do youtuber na produção:

Continua após a publicidade..

Sabíamos que as participações especiais significariam muito para os fãs e realmente ficamos honrados em tê-los no set para fazer parte do filme. Acho que eles se sentiram da mesma forma. Nos divertimos muito nos dias em que eles estiveram lá. 

MatPat interpreta um garçom em uma cena em uma lanchonete. Ele esteve lá no primeiro dia de filmagem. Nosso primeiro dia foi a cena do restaurante, então ele deu uma animada no elenco e na equipe! Ele basicamente passou a mensagem de que ‘todos os fãs estão esperando pelo filme e estamos entusiasmados!’.

Aquilo foi uma ótima explosão de energia para começar as filmagens.

5 – As Crianças Desaparecidas

[Créditos: Five Nights at Freddy’s/Divulgação]

A mitologia de Five Nights at Freddy’s é repleta de eventos enigmáticos e memoráveis — e um deles é prontamente adaptado no longa: o incidente das crianças desaparecidas. No universo de FNAF, uma onda de desaparecimento de crianças aconteceu durante os anos 1980, e tal acontecimento se conecta diretamente com o grande vilão da franquia, sendo explorado ao longo dos primeiros games de Scott Cawthon.

O responsável por esse terror é o homem chamado William Afton, criador do restaurante onde se passa a trama — além de maníaco que raptou e assassinou mais de uma dúzia de crianças. O filme adapta o ocorrido, mas o leva para os anos 1990 com um direcionamento um pouco diferente dos jogos. No longa, a situação ainda cria uma conexão pessoal para o protagonista Mike, que teve seu irmão pequeno raptado por Afton no passado.

6 – O destino das crianças

[Créditos: Five Nights at Freddy’s/Divulgação]

Como segurança noturno, Mike se depara com vários desenhos de crianças por toda a pizzaria. As ilustrações são das crianças desaparecidas, grupo de cinco vítimas que foram sequestradas e assassinadas por William Afton.

Nos jogos, isso se conecta com a explicação dada para a origem dos animatrônicos possuídos, já que os corpos das crianças foram colocados dentro dos robôs. De alguma forma, a alma das vítimas se fundiu com as máquina em uma coisa só. O filme segue a mesma lógica, de certa forma, e adapta vários dos minigames que expandem a história das crianças, em que as almas perdidas buscam uma forma de se vingar de Afton para se libertarem.

7 – Vanessa

[Créditos: Five Nights at Freddy’s/Divulgação]

Para deixar as coisas mais estranhas na trama, Mike passa a receber visitas da policial Vanessa (Elizabeth Lail) durante o turno da noite, e ela parece saber bastante sobre o local e os animatrônicos. No filme, é revelado que ela é filha de William Afton, o que pode bagunçar bastante a mente de quem conhece os detalhes da história dos games.

Destaque nos recentes Five Nights at Freddy’s: Help Wanted (2019) e Five Nights at Freddy’s: Security Breach (2021), a Vanessa dos jogos é a segurança noturna do complexo de entretenimento Pizzaplex, que precisa caçar o jogador que invadiu o local durante a noite, invertendo os papéis. A personagem também tem forte ligação com Vanny, a coelha assassina seguidora de William Afton que antagoniza FNAF 9 (Porém, se Vanny e Vanessa são a mesma pessoa, ainda está em debate entre os fãs).

Além de tudo isso, vale lembrar que William Afton realmente tem uma filha, mas que se chama Elizabeth nos games. A história d’A Garotinha, como também é chamada, é explorada, principalmente, em Five Nights at Freddy’s: Sister Location.

8 – O taxista do Youtube

[Créditos: Five Nights at Freddy’s/Divulgação]

Em certo momento, a garotinha Abby (Piper Rubio) e o robô Freddy Fazbear (na verdade, Golden Freddy) precisam retornar à pizzaria, pegando carona em um táxi. O motorista é ninguém menos que CoryxKenshin, youtuber norte-americano conhecido por lives embaladas por sustos jogando games de terror. Assim como MatPat, o influenciador foi parte do sucesso virtual da franquia e acabou sendo homenageado no filme até na cena pós-créditos.

9 – “It’s Me”

Durante uma cena mais tensa do longa, é possível ver a inscrição “IT’S ME” (ou “Sou eu”, em tradução livre) escrita na parede. É uma pequena referência ao jogo, que também traz a frase macabra em determinados momentos e alucinações bizarras, com o propósito de deixar o jogador desconfortável.

10 – Minigames no fliperama

[Créditos: Five Nights at Freddy’s/Divulgação]

Vanessa quer que Mike se sinta à vontade no local. Para isso, ela decide ligar as luzes da pizzaria, fazendo com que todos os fliperamas sejam ativados. As máquinas são um mar de easter eggs para os fãs, já que os arcades trazem os inúmeros minigames que a franquia teve ao longo da última década.

Dentro dos títulos principais ou publicados separadamente na internet, Five Nights at Freddy’s teve diversos jogos paralelos com mecânicas e gráficos simples ao estilo Atari, mas que traziam partes fundamentais da mitologia desse universo.

11 – Spring Bonnie

[Créditos: Devianart/Divulgação]

Na reta final, o filme enfim introduz William Afton de verdade — pai de Vanessa, maníaco responsável por sequestrar crianças e criador dos animatrônicos possuídos. No caso, ele é ninguém menos que Steve Raglan (Matthew Lillard), o empregador que contratou Mike como segurança da pizzaria.

Tanto nos jogos quanto no longa, Afton cometeu seus vários crimes usando um disfarce de coelho amarelo, que é um híbrido de roupa e animatrônico conhecido como Spring Bonnie em seu estado original.

12 – “I always come back!

[Créditos: Five Nights at Freddy’s/Divulgação]

Afton tem um desfecho brutal ao ser enfrentado por Mike, Vanessa e os animatrônicos, sendo estufado dentro da roupa robótica de Spring Bonnie com todos os mecanismos letais. Porém, antes de ser supostamente morto pelos protagonistas, ele declara: “Eu sempre retorno!

A frase é o mesmo bordão do antagonista nos games, e o filme ainda faz outra referência ao papel do vilão ao deixar entendido que Afton não morreu. Nos games, sua versão de roupa destruída e apodrecida é chamada de Spring Trap, que carrega os restos mortais do maníaco. Assim, caso uma continuação seja aprovada, é possível que o serial killer retorne como prometeu.

Além disso, toda a cena final com os animatrônicos e o vilão é uma bem-vinda adaptação de um memorável minigame de FNAF 3, que mostra a morte do homem roxo dentro da roupa de Spring Bonnie.

13 – Puppet

Por fim, um easter egg que surgiu na subida dos créditos – literalmente – foi uma mensagem secreta soletrada, bem ao estilo do minigame “Save Them” (Salve-os, em português), de Five Nights at Freddy’s 2. Originalmente, a cena acontece em 1987, com o jogador seguindo Puppet enquanto a mensagem é soletrada, espaçadamente, na gameplay. A personagem mencionada não chegou a participar, de fato, do longa, mas tem grande importância no universo dos jogos e pode surgir em uma possível sequência.

A cereja no bolo é que a música My Grandfather’s Clock, de Henry Clay Work, também é ouvida durante os créditos. A faixa é o tema de Puppet, que toca na jogatina quando a personagem está prestes a dar um susto.


Five Nights at Freddy’s  está atualmente em cartaz nos cinemas brasileiros.

*Matéria feita em parceria com Saori Almeida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *