A luta pela salvação da AVT chega ao ápice no apocalíptico quarto episódio da segunda temporada de Loki. Exibido na última quinta (26), o capítulo teve mais correria, mais paradoxos para desgraçar a sua cabeça e uma reviravolta eletrizante, que promete mudar todos os rumos da série e do universo Marvel.
[Atenção: Zona de Spoilers de Loki abaixo]
O episódio abre com Ravonna Renslayer (Gugu Mbatha-Raw), que, após o quebra-pau com Sylvie (Sophia Di Martino), é chutada pela Loki mulher para a Cidadela no Fim do Tempo, junto da sinistra Senhorita Minutos (Tara Strong).
O lugar, como você deve lembrar, foi palco do final da temporada anterior, onde Sylvie e Loki (Tom Hiddleston) conheceram Aquele Que Permanece (Jonathan Majors). Na época, a variante de Kang explicou toda a trama da AVT e do controle da Linha do Tempo Sagrada, antes de ser morto nas mãos de Sylvie.
Renslayer encontra o cadáver putrefato do personagem e aprende mais sobre seu próprio papel na guerra multiversal que ocasionou a criação da Autoridade de Variação Temporal. Minutos explica que Ravonna foi uma importante aliada d’Aquele Que Permanece na batalha contra suas variantes malignas e confirma que o Kang remanescente ordenou o apagar de memórias de todos os funcionários de AVT, incluindo a própria Renslayer. Enquanto a dupla decide os próximos passos, outro Kang é levado ao lugar que criou (ou que o criou?).
Paradoxo Kang
Na companhia de Loki e Mobius (Owen Wilson), Victor Timely (Majors) chega à AVT. Maravilhado com a tecnologia da agência, o Kang “do bem” conhece Ouroboros (Ke Huy Quan), em mais um paradoxo para dar um nó na cabeça dos fãs do MCU.
Isso porque, como visto no terceiro episódio, Timely baseou suas invenções no manual de bolso da AVT, entregue a ele por Ravonna, no “passado”. O livro foi escrito por Ouroboros e contém toda a engenharia reversa e documentação de todos os processos da organização. No entanto, o próprio O.B. fica encantado ao conhecer Victor, já que afirma ter baseado o conteúdo do manual justamente das invenções de Timely. A graça é fritar os neurônios para resolver qual veio primeiro.
Na AVT, o Tear Temporal segue em colapso, incapaz de acomodar o crescimento desenfreado de ramificações na Linha do Tempo Sagrada. Cabe, então, às duas maiores mentes na sala, Timely e O.B., trabalharem juntos num jeito de expandir o Tear para evitar a destruição da agência e do próprio tempo.
Por falar em destruição, a senhora de guerra da agência, General Dox (Kate Dickie), e sua tropa são presos após o bombardeio nas linhas do tempo (visto no episódio dois). Mesmo após a revelação da farsa sobre quem criou a Autoridade, Dox segue com fé cega na missão de que as ramificações precisam ser podadas em nome da Linha do Tempo Sagrada.
Cabe à caçadora B-15 (Wunmi Mosaku) convencer a general de que cada ramificação tem vidas que merecem ser preservadas, assim como as dos próprios agentes da AVT, tirados de suas linhas do tempo para servir a Kang.
Dox, no entanto, mal tem tempo de ponderar, porque assim que B-15 deixa a cela da tropa, Ravonna e Senhorita Minutos retornam à AVT, com uma proposta mais macabra: ou a general se junta às duas ou toda a tropa será aniquilada. O traíra Brad Wolfe, o X-5 (Rafael Casal) decide ir com a dupla, deixando Dox e os colegas para morrer nas mãos de Renslayer.
Quem me podou?
Enquanto Timely e Ouroboros trabalham no mecanismo que consertará o Tear Temporal, a AVT inteira sofre com picos de energia e destruição, causados pelo colapso iminente da Linha do Tempo.
O Kang do bem se permite um momento para apreciar as maravilhas tecnológicas do “futuro”, incluindo uma máquina de chocolate quente. Mas, como nenhuma boa ação fica sem punição, Timely é capturado por Brad Wolfe e levado a Ravonna e a Senhorita Minutos. O sumiço do inventor vira um problema pois, mesmo com a engenhoca pronta, as portas do Tear Temporal só podem ser abertas pela “aura temporal” de Timely, que é a mesma do Kang que construiu a AVT.
Loki, Mobius e Sylvie partem em disparada na busca pelo inventor, espalhando-se pela agência temporal, enquanto a Senhorita Minutos retoma o controle dos computadores e tempads da organização. A solução encontrada por O.B. é rebootar todo o sistema da AVT, eliminando temporariamente a inteligência artificial do relógio, mas também a energia de toda a agência e, com isso, o bloqueio à magia de Loki e Sylvie.
Perambulando pelos confusos corredores da Autoridade de Variação Temporal, Loki depara-se com um momento familiar. O Deus da Trapaça vê a si mesmo encontrando Sylvie, na mesma cena mostrada no primeiro episódio da temporada. O “nosso” Loki está vivendo o que, para ele, era o “futuro”, enquanto ainda sofria com o deslize temporal. A série, então, responde quem podou Loki bem a tempo de ser fisgado para fora da Linha do Tempo no primeiro capítulo: ele mesmo.
Fim dos tempos
O fim do bloqueio à magia vem a calhar quando Loki e Sylvie finalmente encontram Renslayer e Wolfe, ainda mantendo Timely capturado. A Loki mulher usa seu feitiço para comandar a mente de Wolfe, fazendo o caçador podar Ravonna com seu bastão temporal.
Loki, Sylvie e Timely correm de volta à sala do Tear Temporal, onde O.B., Mobius e B-15 preparam para a manobra desesperada que pode ou não salvar a pele de todos. Provando que, ao menos por enquanto, é mesmo uma variante mais bondosa do sinistro Kang, Victor se oferece para ir até o Tear Temporal acoplar o mecanismo desenvolvido por Ouroboros.
Devidamente trajado, determinado e de mecanismo na mão, Victor Timely consegue abrir as portas do Tear Temporal e bravamente ruma em direção à Linha do Tempo para consertá-la… até tudo ir, literalmente, pelos ares.
Timely é completamente obliterado pela força radioativa que emana do Tear Temporal, reduzindo o inventor a pó, sem nem um cadáver para contar a história. A não ser que o roteiro guarde algum truque milagroso para o futuro, o Kang que julgávamos destinado a se tornar Aquele Que Permanece foi para o beleléu sem rodeios, deixando Loki e companhia atônitos.
Com a última esperança de salvar a agência desintegrada, o Deus da Trapaça, Mobius, Sylvie, Mobius, O.B. e B-15 observam o Tear colapsar completamente, envolvendo a AVT e os personagens num imenso clarão de luz que, claro, fica como eletrizante gancho para a reta final da série.
Loki ganha episódios inéditos às quintas, às 22h, no Disney+. Siga de olho no NerdBunker para mais novidades e cobertura da série. Aproveite e siga a gente nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.