Alan Wake 2 está há poucos dias do lançamento e tem preocupado os jogadores de PC. A Remedy Entertainment recomenda especificações bastante altas para conseguir uma boa performance e qualidade gráfica com o jogo no computador, como as placas de vídeo GeForce RTX 4070 e RTX 4080 da Nvidia, além da aplicação de tecnologias para melhoria de desempenho.
Partindo dessas recomendações, a Nvidia divulgou, na última terça-feira (24), alguns gráficos de performance de Alan Wake 2 rodando nas GPUs mais recentes da empresa. Os testes envolveram tanto as placas de entrada quanto as mais poderosas da linha RTX 4000.
Desde a publicação dos requisitos para o game no PC, a Remedy indica que os jogadores utilizem o modo Performance de Alan Wake 2 para qualidades Média e Alta. Essa configuração conta com o apoio de tecnologias como o DLSS (restrito a GeForces RTX) ou FSR2 (disponível para todos os modelos de placas), que ajudam consideravelmente a conseguir uma performance melhor do título.
Os benchmarks (como são popularmente chamados os testes de hardware) têm como base a qualidade Alta de Alan Wake 2, com todas as configurações no máximo e Ray Tracing completo/ Path Tracing ativado (ponto importante). As alterações são feitas na resolução do jogo e no uso ou não da tecnologia DLSS 3.5. As barras resultantes representam a quantidade de quadros por segundo entregues durante a gameplay.
De acordo com o gráfico abaixo, o DLSS será realmente necessário para aqueles que quiserem a verdadeira experiência cinematográfica de Alan Wake 2. Com a tecnologia desativada, um jogador que possua uma RTX 4080 e deseje chegar à resolução 4k com Ray Tracing, terá que se contentar com apenas 22 quadros por segundo. Botando o DLSS 3.5 em uso, esse resultado quadruplicaria, passando para 103FPS (frames por segundo).
Nos 1080p, resolução mais popular entre os jogadores, uma RTX 4080 chega aos 68FPS sem DLSS — o que já é algo considerado bom, porém bastante baixo do esperado para uma RTX 4080, que é uma placa indicada para jogar em 4K. A RTX 4070, por sua vez, alcança 44FPS.
Usando o DLSS 3.5, por outro lado, os números praticamente triplicam, indo para 181 FPS e 129FPS, respectivamente.
A utilização do DLSS permite que quadros do jogo sejam renderizados com uma resolução menor, para depois ser ampliada. Usando Alan Wake 2 como exemplo prático, no modo Performance, o game é renderizado em 1080p “real”, mas o jogador recebe uma gameplay em 2160p (4K) graças a técnicas de ampliação da resolução da imagem aplicadas através do DLSS e do FSR.
Por conta dessa renderização “facilitada”, a placa de vídeo precisa de menos tempo para criar quadros e, por consequência, entrega mais frames por segundo — o que dá a sensação de uma gameplay mais fluida e sem engasgos.
As placas de vídeo da linha RTX 4000 são as primeiras a chegarem ao mercado com a terceira geração do DLSS, que, além de realizar todo o processo citado acima, consegue criar quadros inteiros a partir de aprendizado de máquina (machine learning, em inglês). Dessa forma, a GPU entrega ainda mais frames, e a gameplay, em teoria, fica mais fluida e confortável, tornando a sensação de movimento no game mais realista.
Por fim, é válido mencionar que os gráficos apresentados nessa publicação fazem parte de um material de divulgação da Nvidia focado em suas próprias placas de vídeo. Ou seja, os resultados oferecidos para Alan Wake 2 em PCs equipados com as GPUs GeForce RTX 4000, nesse caso, mostram os melhores cenários possíveis nas melhores máquinas disponíveis — o que pode não ser a realidade da maioria dos jogadores.
A maneira mais realista de descobrir como será a performance do game em desktops é esperar a divulgação dos testes feitos por veículos e criadores de conteúdo focados em hardware, que usam variadas configurações para PCs, com diferentes marcas, ou testar por si mesmo após o lançamento.
Mais detalhes relacionados às tecnologias e performances das placas da Nvidia em Alan Wake 2, como gráficos focados na resolução 1440p, podem ser encontrados na publicação oficial.
Alan Wake 2 chega em 27 de outubro para Xbox Series X | S, PlayStation 5 e PC (por meio da Epic Games Store).
Fique de olho por aqui para mais conteúdos sobre esse jogo. Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.
Fonte: Nvidia, Adrenaline