Magic: The Gathering retornará a um universo conhecido em sua próxima coleção, As Cavernas Perdidas de Ixalan. A novidade instiga jogadores de longa data, além de fazer um mergulho profundo na cultura latino-americana.
A convite da Wizards of the Coast, o NerdBunker teve a oportunidade de participar de uma apresentação prévia do que o novo set reserva, incluindo novas mecânicas, artes e dinossauros da cultura pop.
Como mencionado acima, As Cavernas Perdidas de Ixalan tem forte influência da arte, mitologia e cultura latino-americana. Ovidio Cartagena (diretor de arte sênior do novo set) e Miguel Lopez (designer de construção de universo da coleção) explicam que a coleção é resultado de uma mistura de inspirações, indo de momentos históricos até acontecimentos e características modernas das comunidades da América Latina.
” [Cartagena:] Nós buscamos inspiração em muitas culturas, e queríamos que todos se sentissem vistos e representados. […] Queríamos que todas as pessoas da América Latina se sentissem retratadas com esse set, e que aqueles que não são [latino-americanos] engajassem com as inspirações e beleza resultante delas.
[Lopez:] Claro, como estamos tratando de um set fantasioso e criando um novo mundo, não há analogias a uma cultura específica. Trabalhamos para garantir a sensação de [Ixalan] como algo único, inspirado em coisas que vivemos.”
Além da ambientação, a nova coleção de Magic: The Gathering reserva novos e antigos perigos. Aqueles que se aventurarem por Ixalan novamente encontrarão concorrência vinda tanto das quatro facções originais desse universo quanto de grupos inéditos.
Expedições reservarão encontros com os humanos e dinossauros do Império do Sol; piratas da Coalizão Descarada; vampiros da Legião do Crepúsculo; os Arautos do Rio; os Malamet, povo-jaguar; os Oltec, ancestrais vivos do Império do Sol; e a consciência coletiva dos Mycoids.
O set ainda reserva um espaço especial para uma colaboração jurássica bastante conhecida pelos amantes de cultura pop. Elementos e personagens da franquia Jurassic World estarão presentes em 26 cartas da coleção.
E convidados especiais também incluem elementos de coleções anteriores de MTG que têm relação com os temas de As Cavernas Perdidas de Ixalan.
Falando de gameplay, a coleção introduz três novas mecânicas a Magic: The Gathering. A primeira delas, Descer, desencadeia habilidades se cartas de permanente forem colocadas no cemitério durante o turno, vindas de qualquer lugar.
Já com o Descobrir, o jogador exila as cartas do topo de seu deck até chegar o momento de exílio de um card não de terreno (nonland, em inglês) com valor de mana determinado pela carta que ativou a mecânica. A partir desse ponto, é possível conjurar a última carta sem pagar o custo de mana ou reservá-la na mão do player. As cartas exiladas antes disso, por suas vezes, voltam para o final do grimório em ordem aleatória.
A terceira novidade, Construir, como o nome indica, permite criar elementos a partir do que é encontrado em exploração. Para esses momentos do jogo, estarão reservadas cartas de duas faces, que se transformam quando o jogador exila uma quantidade determinada de outros artefatos.
E o último destaque são os Marcadores de Finalidade, descritos, na verdade, como uma “nova forma de expressar uma habilidade já existente”. Algumas cartas permitem o retorno de outras, geralmente criaturas, ao campo de batalha para uma última chance de lutar — ou ir para o exílio, sem passagem pelo cemitério.
As Cavernas Perdidas de Ixalan foca em quatro decks de Commander, inspirados nas facções originais do universo apresentado em 2017. Cada conjunto oferece 100 cartas, incluindo duas criaturas lendárias e oito elementos inéditos. Eles contam também com cards especiais, material mais resistente e moldura metalizada, além de uma amostra de booster de colecionador.
Boosters de Draft, Coleção e pacotes especiais, com cards e dados exclusivos, também estarão disponíveis para compra. Mais detalhes podem ser encontrados no site oficial.
A coleção As Cavernas Perdidas de Ixalan de Magic: The Gathering chegam ao mercado, incluindo o brasileiro, em 17 de novembro. Jogadores de MTG Arena, no entanto, encontrarão a nova coleção alguns dias antes, em 14 de novembro.
Fique ligado no NerdBunker para saber as principais novidades de Magic: The Gathering. Aproveite para nos seguir nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.