Continua após a publicidade..

As obras de Edgar Allan Poe em A Queda da Casa de Usher

A Queda da Casa de Usher chegou à Netflix com a delicada missão de adaptar a obra de Edgar Allan Poe, um dos maiores escritores da história. Criador do projeto, Mike Flanagan aproveitou para incorporar, vários contos, poemas e romances do autor norte-americano.

A série conta a história dos poderosos e corruptos Ushers, membros de um clã dono de um império farmacêutico liderado pelos irmãos Roderick (Bruce Greenwood) e Madeline (Mary McDonnell). Porém, essa família pouco unida e muito ouriçada começa a viver situações sinistras e sangrentas.

Apesar do título, a série celebra diferentes obras de Edgar Allan Poe. Pensando nisso, reunimos abaixo as principais obras citadas em A Queda da Casa de Usher. Confira:

[A partir daqui, spoilers leves de A Queda da Casa de Usher]

Continua após a publicidade..

A Queda da Casa de Usher

C. Auguste Dupin em frente à Casa de Usher (Netflix/Reprodução)
C. Auguste Dupin em frente à Casa de Usher (Netflix/Reprodução)

Ok, essa é um tanto óbvia, considerando o nome da série. Porém, resolvemos incluir para os curiosos que queiram ter uma ideia de como é “A Queda da Casa de Usher” no conto original. Ele acompanha um narrador que visita Roderick Usher, um velho amigo que vive com a irmã gêmea, Madeline, na grandiosa casa da família. Vindo de um clã tradicional e abastado, o homem parece cada vez mais insano e perturbado, uma condição que o protagonista testemunha em primeira mão.

O Corvo

O Corvo e Lenore Usher (Netflix/Reprodução)
O Corvo e Lenore Usher (Netflix/Reprodução)

“O Corvo” é, provavelmente, a obra mais famosa de Edgar Allan Poe. O poema é narrado por um homem que lamenta a morte da amada Lenore quando começa a ser atormentado por um corvo falante que repete a frase “nunca mais”.

Essa premissa é abordada pela série no último episódio, que não por acaso tem o título de “O Corvo”. A produção também homenageia o poema no primeiro capítulo, que é batizado com o verso “Meia-noite que apavora”. Por fim, Lenore – que também é título de outro poema de Poe – é o nome dado à personagem de Kyliegh Curran.

Continua após a publicidade..

A Máscara da Morte Rubra

Leia a crítica de A Queda da Casa de Usher (Netflix/Reprodução)
Carla Gugino em A Queda da Casa de Usher (Reprodução)

O conto “A Máscara da Morte Rubra” (ou O Baile da Morte Vermelha, dependendo da edição) conta a história de Prospero, um príncipe que recebe mil nobres em seu castelo para que possam se proteger de uma praga batizada de Morte Rubra (ou Vermelha), enquanto a população morre nas ruas. As coisas tomam rumos sinistros quando eles decidem dar uma festa que conta com a presença de um estranho misterioso.

A ideia é abordada no segundo capítulo, que não por acaso destaca Prospero Usher, personagem vivido por Sauriyan Sapkota.

Os Assassinatos da Rua Morgue

C. Auguste Dupin e Camille L'Espanaye em A Queda da Casa de Usher (Netflix/Reprodução)
C. Auguste Dupin e Camille L’Espanaye em A Queda da Casa de Usher (Netflix/Reprodução)

Com um título bastante auto-explicativo, “Os Assassinatos da Rua Morgue” é um conto que acompanha a investigação de dois homicídios enigmáticos. A história é livremente adaptada no capítulo que ganha seu título e é lembrada por apresentar C. Auguste Dupin, detetive citado como inspiração para a criação de Sherlock Holmes. Presente em diferentes contos de Poe, o personagem é vivido por Carl Lumbly, na série.

Dupin não é o único personagem de Rua Morgue a ser homenageado por A Queda da Casa de Usher. Uma das vítimas do conto é Camille L’Espanaye, personagem de Kate Siegel, e um dos suspeitos é Adolphe Le Bon, nome utilizado pela personagem de Carla Gugino no terceiro capítulo.

Continua após a publicidade..

O Gato Preto

O Gato Preto marca presença em A Queda da Casa de Usher (Netflix/Reprodução)
O Gato Preto marca presença em A Queda da Casa de Usher (Netflix/Reprodução)

Outro conto famoso de Edgar Allan Poe é “O Gato Preto”, que batiza e inspira o enredo do quarto episódio da série. A história original acompanha um homem que maltrata um gato preto chamado Pluto, dando início a uma sequência de mortes e trágicos eventos sobrenaturais.

O Coração Delator

Dr. Alessandra Ruiz e Victorine LaFourcade em A Queda da Casa de Usher (Netflix/Reprodução)
Dr. Alessandra Ruiz e Victorine LaFourcade em A Queda da Casa de Usher (Netflix/Reprodução)

O título do quinto episódio de Casa de Usher é “O Coração Delator”, conto que acompanha um homem que conta orgulhosamente o assassinato que cometeu. Crendo que realizou o crime perfeito, ele encontra problemas quando os batimentos cardíacos da vítima começam a ecoar enquanto depõe para a polícia.

O Escaravelho de Ouro

Tammy Usher apresenta o Escaravelho de Ouro (Netflix/Reprodução)
Tammy Usher apresenta o Escaravelho de Ouro (Netflix/Reprodução)

O sexto capítulo da série é batizado de “O Escaravelho de Ouro”, outro dos famosos contos de Poe. A história gira em torno da caça a um tesouro escondido por piratas que tem início após a captura de um escaravelho dourado. A publicação ficou famosa por incorporar um criptograma – uma mensagem criptografada com diferentes caracteres – na trama.

A inspiração da original em A Queda da Casa de Usher é mínima, já que O Escaravelho de Ouro simplesmente batiza o produto criado por Tamerlane Usher (Samantha Sloyan). Por outro lado, a trajetória da personagem pega emprestado elementos de outras obras do escritor – falaremos mais sobre isso adiante.

O Poço e o Pêndulo

Henry Thomas como Frederick Usher (Netflix/Reprodução)
Henry Thomas como Frederick Usher (Netflix/Reprodução)

O sétimo episódio é outro dos batizados em homenagem a um conto famoso. “O Poço e o Pêndulo” de Poe acompanha um homem sentenciado à morte pela Inquisição Espanhola. Condenado, ele passa por diferentes formas de tortura com a intenção de matá-lo com crueldade. Entre elas, há algumas relacionadas a um poço e um pêndulo.

O Barril de Amontillado

Sr. Longfellow atende Roderick e Madeline Usher (Netflix/Reprodução)
Sr. Longfellow atende Roderick e Madeline Usher (Netflix/Reprodução)

Até aqui, citamos apenas os contos homenageados nos títulos dos episódios. Porém, A Queda da Casa de Usher vai além e incorpora elementos de outras obras do escritor. Uma delas é “O Barril de Amontillado”, que conta a história de um homem que mata o colega, chamado Fortunato, ao prendê-lo no fundo de um porão e subir uma parede de tijolos entre a vítima e o resto da casa.

A primeira referência está em “Fortunato”, que o nome da empresa farmacêutica que se tornou o império dos Usher. A segunda está na morte de um dos personagens, com direito a detalhes como a vítima estar fantasiada de arlequim e a zombaria de que um outro personagem entendia tão pouco de vinhos que “não sabia distinguir xerez de amontillado”.

Tamerlane e William Wilson

Tamerlane Usher e William Wilson (Netflix/Reprodução)
Tamerlane Usher e William Wilson (Netflix/Reprodução)

Lembra que a trajetória de Tamerlane Usher pegou emprestado de outras obras de Edgar Allan Poe? Pois bem. A primeira delas está em “Tamerlane” (Tamerlão, na tradução brasileira), que é título do poema que conta a história de um conquistador que abre mão de um grande amor por ganância de poder. Qualquer semelhança com o arco de Tammy Usher, a filha mais velha de Roderick, não é mera coincidência.

Essa parte da série também bebe de um outro conto de Poe, chamado “William Wilson”. A história original é narrada pelo próprio William Wilson, que relembra uma vida inteira sofrendo nas mãos de um doppelgänger – comumente traduzido como “sósia” –, um outro homem com aparência e até nome similares ao seu. Vale notar que em Casa de Usher, “William Wilson” é o nome do marido de Tammy, interpretado por Matt Biedel.

O Enterro Prematuro

Eliza, a mãe de Roderick e Madeline (Netflix/Reprodução)
Eliza, a mãe de Roderick e Madeline (Netflix/Reprodução)

Outro conto que inspira eventos na série é “O Enterro Prematuro”. Ele acompanha um narrador contando casos de catalepsia, condição em que a pessoa não consegue se movimentar ao ponto de parecer morta. Um dos casos narrados é o de uma mulher que chega a ser enterrada pelo marido, mas é retirada com vida por outro homem, que a ama de verdade.

A história acima foi a grande inspiração para a trajetória da mãe de Roderick e Madeline. Porém, a personagem do conto se chama Victorine Lafourcade, o nome dado ao papel de T’Nia Miller na série.

Annabel Lee

Annabel Lee, o grande amor de Roderick Usher (Netflix/Reprodução)
Annabel Lee, o grande amor de Roderick Usher (Netflix/Reprodução)

Um dos poemas mais famosos de Edgar Allan Poe é “Annabel Lee”, em que o narrador descreve uma bela mulher a quem amou de forma tão profunda, que o sentimento dura até mesmo após a morte dela.

Na série, Annabel Lee é o nome da personagem de Katie Parker. Ela é a primeira esposa e grande amor da vida de Roderick, que declama versos do poema real para a amada.

Arthur Gordon Pym

Mark Hamill como Arthur Gordon Pym (Netflix/Reprodução)
Mark Hamill como Arthur Gordon Pym (Netflix/Reprodução)

A Queda da Casa de Usher tem Mark Hamill, o Luke Skywalker da saga Star Wars, como Arthur Gordon Pym. A escalação não é à toa, já que o personagem é um dos mais famosos criados por Edgar Allan Poe, especialmente por ser dono do único romance completo do escritor.

A Narrativa de Arthur Gordon Pym (ou O Relato de Arthur Gordon Pym, de acordo com a edição) conta as desventuras de um marinheiro em suas viagens em alto mar. Baseadas em relatos de exploradores do mundo real, as aventuras de Arthur Pym serviram de base para outros clássicos da literatura, como Moby Dick e A Volta ao Mundo em 80 Dias.

Berenice

Crystal Balint como Morella Usher (Netflix/Reprodução)
Crystal Balint como Morella Usher (Netflix/Reprodução)

Outro conto livremente adaptado pela série é “Berenice”. O narrador é um homem obcecado pelos dentes da esposa, que é dada como morta subitamente. Acontece que a mulher estava apenas paralisada pela catalepsia e, na verdade, estava viva. O grande problema, é que essa descoberta é feita após o marido arrancar todos os dentes do suposto cadáver com um alicate.

Poemas declamados na série

Foto de Carla Gugino em A Queda da Casa de Usher (Netflix/Reprodução)
Carla Gugino em A Queda da Casa de Usher (Netflix/Reprodução)

Assim como “Annabel Lee”, muitos poemas de Edgar Allan Poe são declamados pelos personagens. Alguns dos mais famosos são “A Cidade no Mar”, “Dream Land” (Terra dos Sonhos, em tradução livre) e “Spirits of the Dead” (Espíritos dos Mortos).

Nomes de personagens

Napoleon, Frederick, Morella e Julius em A Queda da Casa de Usher (Netflix/Reprodução)
Napoleon, Frederick, Morella e Julius, personagens batizados em homenagem a outras obras de Edgar Allan Poe

Para certificar o nível de atenção aos detalhes, os responsáveis por A Queda da Casa de Usher se deram ao trabalho de batizar alguns de seus personagens em homenagem a outras obras de Poe. É o caso de Napoleon, Frederick, Morella e Julius, que ganharam os nomes de protagonistas de “Os Óculos”, “Metzengerstein”, “Morella” e “The Journal of Julius Rodman”, respectivamente. Essas são histórias que não chegaram a ser adaptados pela série, mas que ganharam menção.

Com oito episódios, A Queda da Casa de Usher já está disponível para streaming na Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *