Dave the Diver é uma das gratas surpresas de 2023, que rapidamente conquistou uma boa base de jogadores desde o lançamento em junho. Em apenas dez dias, o game de estreia do estúdio indie MintRocket ultrapassou a marca de um milhão de unidades vendidas, o que representa uma grande conquista para um jogo indie desconhecido.

Continua após a publicidade..

Tanto sucesso não passou despercebido pelo meu círculo de amigos gamers, e logo me vi bombardeada de mensagens passivo agressivas como “você precisa jogar isso!” e “você vai amar”. E, após mais de 30 horas mergulhada em Dave the Diver, posso dizer que me sinto grata pela insistência.

O jogo de aventura acompanha Dave, um mergulhador carismático que divide o dia entre horas de exploração nas profundezas marinhas e o gerenciamento de um restaurante especializado em sushi.

Seja pela mistura inusitada de gêneros ou pela memória afetiva com gerenciamento, a premissa foi o suficiente para despertar minha curiosidade. Foi assim que, em poucos minutos, o jogo me surpreendeu: com diferentes tipos de gameplay, uma história cheia de mistérios — e uma das experiências mais divertidas que tive neste ano.

Continua após a publicidade..

Pesque durante o dia, trabalhe à noite

O Poço Azul está cheio de segredos e criaturas misteriosas (Imagem: MintRocket/Reprodução)

O jogo começa quando Dave aceita um convite para uma parceria com o restaurante Bancho Sushi. Ao chegar lá, o personagem se depara com o Poço Azul, um local cheio de mistérios e riquezas marinhas.

Inicialmente, a parceria consiste apenas na coleta de suprimentos. Assim, o protagonista deve mergulhar duas vezes por dia, uma pela manhã e outra à tarde. Para realizar a tarefa, o mergulhador é equipado com uma faca e um arpão.

Com isso, Dave pode começar a desbravar as profundezas, capturar diferentes espécies de peixes e variados suprimentos que incluem algas, condimentos e até ração para gatos — tudo para garantir o estoque e a manutenção do simpático Bancho Sushi.

Continua após a publicidade..

Curiosamente, a cada novo mergulho, Dave se depara com terrenos e ecologias diferentes. Conforme o gameplay avança, isso também demanda estratégias diversas para a exploração. Às vezes, por exemplo, o jogador precisa capturar um peixe específico, que não aparece com frequência. Por isso, é importante saber o que priorizar em cada momento.

O visual em pixel art, combinado com elementos 3D, aumenta a sensação de “profundidade” (Imagem: MintRocket/Captura de tela)

Nem todo mergulho, no entanto, é a trabalho. Eu, por exemplo, usei o “primeiro” mergulho do dia para reabastecer o estoque de suprimentos do Bancho Sushi. Então pude usar o “segundo” para desbravar o Poço Azul, livre de demandas burocráticas do restaurante, para focar em outras tarefas da história e de missões secundárias. Isso é importante pois, caso você morra durante a exploração no fundo do mar, perde tudo o que coletou naquela ocasião, e apenas um item pode ser recuperado.

Nesse sentido, a aventura de Dave também pode ser extremamente perigosa. Por isso, a liberdade nas profundezas é limitada. Enquanto resolve tarefas e missões, o jogador deve estar sempre atento aos níveis de oxigênio. Além disso, para alcançar maiores profundidades, é necessário desbloquear mais equipamentos.

É nesse ponto que reside a importância do gerenciamento do restaurante. É a partir dele que Dave obtém recursos para aprimorar as armas e os equipamentos de mergulho. Ou seja, o sucesso do estabelecimento depende, diretamente, do desempenho nas profundezas e vice-versa.

Continua após a publicidade..

A experiência no Bancho Sushi é uma delícia para quem curte gerenciamento. Dave assume o controle do restaurante à noite, portanto, cabe ao jogador fazer uma série de escolhas, incluindo os itens do cardápio, a contratação e especialização dos funcionários, atendimento ao público e mais. Então prepare-se para receber convidados VIP e não esqueça de alimentar o Momo, o gatinho mascote do restaurante!

Mistérios nas profundezas

Mergulhar, capturar peixes fresquinhos e ainda gerenciar um restaurante pode parecer muita coisa, mas os desenvolvedores por trás de Dave the Diver conseguiram unir todos esses elementos de uma forma bem natural. Isso se deve, em parte, à história bem construída e cheia de personagens carismáticos.

A narrativa principal se desenvolve ao longo de vários dias, durante longos mergulhos. À medida que aprimora as habilidades, Dave descobre novas áreas do Poço Azul que revelam segredos e criaturas desconhecidas. Paralelamente, o jogador também desvenda mistérios, algumas histórias e missões secundárias, incluindo o passado de Bancho, o chef do restaurante.

Não é à toa que Dave the Diver é um dos games indispensáveis de 2023. Durante a aventura, o jogador se depara com muitos momentos divertidos e emocionantes, mas também assustadores. Afinal, o fundo do mar pode ser sombrio e cheio de animais perigosos.

Como alguém que tem pavor das profundezas marinhas, foi impossível não soltar alguns gritinhos ao encontrar tubarões gigantes e explorar as sombrias áreas abissais. Ao final, a experiência foi a melhor possível — emocionante e com pratos de dar água na boca. Quem sabe eu não abra meu próprio restaurante um dia?!


Atualmente, Dave the Diver está disponível para Mac e PC (via Steam). O game será lançado para Nintendo Switch no dia 26 de outubro.

Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.