A temporada de animes de outono (lançamentos de outubro a dezembro) chegou, e Frieren e a Jornada para o Além é uma das estreias que merecem atenção.

Continua após a publicidade..

Adaptando o mangá de Kanehito Yamada e Tsukasa Abe, o anime chegou ao catálogo da Crunchyroll com o lançamento dos quatro primeiros episódios, que seguem a jornada de autoconhecimento de uma elfa chamada Frieren.

A animação é do estúdio Madhouse (One Punch Man; Hunter x Hunter) e tem Keiichiro Saito como diretor principal. Se você não reconhece esse nome, guarde-o com carinho na memória. O diretor é considerado um dos novos talentos da indústria de animes e esteve por trás de Bocchi the Rock, um dos destaques de 2022.

Além de trazer um nome de peso, Frieren e a Jornada para o Além chega como uma ótima opção para quem busca um “anime conforto” — aquelas produções que nem sempre estão cheias de ação e drama, mas deixam o coração quentinho. Confira as nossas primeiras impressões:

Continua após a publicidade..

Uma aventura que começa pelo fim

Eisen, Himmel e Heiter foram os companheiros de Frieren durante 10 anos. Crunchyroll/Divulgação

A aventura de Frieren começa após o fim de uma grande jornada. Durante 10 anos, a elfa e mais três companheiros embarcaram juntos numa missão para derrotar o Rei Demônio. Após conseguirem o grande feito, eles voltam ao reino, mas logo percebem que têm ambições distintas.

Com uma vida de mais de mil anos pela frente, Frieren é incapaz de perceber que seus amigos (dois humanos e um anão) não terão tempo suficiente para passar ao lado dela. Ignorando o fato, ela parte numa nova jornada solitária. Ao retornar, 50 anos depois, a elfa finalmente percebe o quão efêmera é a vida de seus companheiros. É a partir desse arrependimento que nasce o desejo de Frieren de conhecer e se conectar com as pessoas.

[Atenção! Spoilers leves de Frieren e a Jornada para o Além]

Continua após a publicidade..

Uma jornada de autoconhecimento com visual encantador

Um encontro inesperado pode mudar a trajetória de Frieren. Crunchyroll/Divulgação

Embora pareça, a princípio, uma aventura de descoberta do mundo, a saga de Frieren é, sobretudo, uma jornada de autoconhecimento. Nos episódios iniciais do anime, a protagonista parece indiferente e até um pouco insensível à realidade de seus companheiros.

Contudo, com o passar do tempo, o mundo, a natureza e os novos relacionamentos fazem com que a elfa se dê conta do grande coração que possui e daquilo que é realmente importante para ela. Essa mudança no modo de ver as coisas atinge o ápice com a chegada de Fern, uma jovem humana que deseja aprender a usar magia.

É interessante perceber que esse processo de amadurecimento não é o foco apenas da narrativa. Como esperado dos trabalhos recentes de Saito, o diretor aposta em recursos que enfatizam abordagens como a solidão, amizade e simplicidade. É assim que Frieren e a Jornada para o Além oferece uma animação que contempla a calmaria e o aconchego da natureza, num cenário fantástico e medieval.

Um anime que deixa o coração quentinho

Dito isso, foi uma grata surpresa perceber que os primeiros episódios da jornada de Frieren não seriam recheados de ação, com vistas à destruição de algum inimigo. E a prova disso chega num diálogo da protagonista. Quando questionada sobre o objetivo de sua jornada, ela diz que, simplesmente, não há um.

Continua após a publicidade..

Mas isso não significa que a aventura não tenha valor. Pelo contrário, Frieren e a Jornada para o Além traz uma história sensível, com uma animação encantadora. Um anime perfeito para assistir após um dia difícil ou exaustivo. Ao longo dos episódios iniciais, foi impossível não lembrar do sentimento de assistir a animes como Yuru Camp e Super Cub — duas produções que conquistaram uma boa base de fãs com personagens cativantes e uma animação deslumbrante.

Portanto, uma coisa é certa: Frieren e a Jornada para o Além tem potencial para emocionar um público que está atrás de uma história cativante, com belos cenários, comidas deliciosas e uma trilha sonora inesquecível.


Os quatro primeiros episódios de Frieren e a Jornada para o Além estão disponíveis no catálogo da Crunchyroll.

Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.