Após quase 150 dias de paralisação, a greve dos roteiristas de Hollywood chegou oficialmente ao fim nesta quarta-feira (27). Profissionais da área podem voltar a trabalhar a partir de hoje, mas uma “votação de ratificação” ainda será realizada para oficializar os termos acordados entre a WGA (Writers Guild of America, sindicato de roteiristas) e a AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers).
Segundo o Variety, o sindicato de roteiristas divulgou um resumo das combinações feitas com a AMPTP, que representa os grandes estúdios de Hollywood. Abaixo, é possível conferir alguns dos principais resultados da greve de roteiristas de Hollywood de 2023:
1 – Valores residuais por filmes/séries/TV
A AMPTP concordou em pagar aos roteiristas um “bônus baseado no sucesso” de programas e filmes originais produzidos para plataformas de streaming por assinatura, como Netflix, Prime Video e HBO Max. Tal “extra” cobre títulos de alto orçamento — o que, como menciona o Variety, inclui a maioria das séries originais nos principais serviços.
Para gerar o bônus, um filme ou uma série precisará ser assistido(a) por 20% ou mais dos assinantes do serviço de streaming (nos EUA), nos primeiros 90 dias de lançamento ou nos primeiros 90 dias de qualquer ano posterior em que a produção esteja na plataforma.
Os roteiristas receberão valores que variam entre US$ 9.000 a US$ 16.400 para episódios de TV, e US$ 40.500 para longas-metragens com orçamento superior a US$ 30 milhões.
Tal estrutura de bônus valerá para títulos lançados após 1º de janeiro de 2024. Produções mais antigas, que não foram produzidas especificamente para o streaming (séries exibidas na TV e colocadas em catálogos de diferentes plataformas, por exemplo) não gerarão direito a valores extras.
2 – Inteligência artificial
O segundo grande ponto da greve dos roteiristas de Hollywood foi o uso de inteligência artificial para escrever roteiros. A partir dos novos termos, “o material gerado por IA não pode ser usado para minar o crédito ou direitos separados de um profissional”.
De forma mais detalhada:
- A IA não pode escrever ou reescrever um roteiro, e tal produto não pode ser considerado “material de origem”.
- Um roteirista pode optar pelo uso de IA no seu processo de criação, mas o estúdio não pode obrigá-lo a utilizar qualquer ferramenta desse tipo. Caso a inteligência artificial seja aplicada, o contratante deve autorizar, e o processo de uso deve seguir as políticas aplicáveis da empresa.
- O estúdio deve informar ao roteirista caso algum material fornecido a ele tenha sido, tanto parcial quanto totalmente, gerado por IA.
- “A WGA reserva-se o direito de afirmar que a exploração de material de roteiristas para treinar IA é proibida pelo MBA (Minimum Basic Agreement do sindicato) ou outra lei“.
3 – Salas de roteiristas com número mínimo
Outra mudança é que, a partir das novas combinações, séries com “sinal verde” para pelo menos seis episódios por temporada devem ter um mínimo de seis roteiristas na equipe de produção.
O acordo prevê a contratação obrigatória de três roteiristas-produtores (membros mais antigos), número que pode incluir o showrunner do projeto. A partir daí, o número de profissionais envolvidos na escrita de roteiros dependerá do volume de episódios encomendados pelo estúdio contratante, sempre com um mínimo estipulado. Alguns exemplos são:
- Temporadas de 6 episódios: + 3 roteiristas (total: 6)
- Temporadas de 7 a 12 episódios: + 5 roteiristas (total: 8)
- Temporadas de 13 episódios: + 6 roteiristas (total: 9)
Tal acordo abre exceção para programas com roteiristas solo, como a série The White Lotus, que foi escrita, em sua totalidade, por uma única pessoa. Porém, o contrato do profissional com o estúdio/streaming deve prever tal status solo desde o início do projeto.
4 – Tempo de contratação
Também existem novas regras sobre a duração de trabalhos para os roteiristas, pensando na carga de experiência e exposição que os profissionais adquirem durante o processo de desenvolvimento de uma série ou filme.
De acordo com a WGA, “2 roteiristas-produtores devem ser contratados por pelo menos 20 semanas de produção ou pela duração da produção junto com o showrunner”.
Para salas de criação “pré-sinal verde”, ou seja, produções que ainda não tem autorização para sair do papel, se três roteiristas forem contratados, pelo menos três roteiristas-produtores (incluindo o showrunner) devem ter garantia de 10 semanas consecutivas de emprego.
E um último detalhe é que: se uma série surgir a partir de uma sala “pré-sinal verde”, pelo menos dois roteiristas-produtores que trabalharam nessa criação deverão ser contratados para a sala de roteiristas da futura produção.
5 – Pagamento por roteiro
Como o Variety também cita, uma grande reclamação entre os roteiristas nos últimos anos é a lentidão nos cronogramas de pagamento por roteiros.
As novas regras estipulam que profissionais que ganham 200% do valor mínimo estipulado pela WGA ou menos devem receber metade do pagamento definido no início do trabalho. Se um rascunho do roteiro não puder ser entregue pelo roteirista dentro de nove semanas, mais 25% do valor total deve ser pago ao profissional. Os últimos 25% do dinheiro serão pagos após a entrega do rascunho.
Os roteiristas que trabalham em filmes para streaming também receberão um ganho de 18% na remuneração mínima para histórias e roteiro (direcionado a gravação das obras), que sobe para US$ 100 mil para filmes com orçamento de US$ 30 milhões ou mais.
6 – Alterações em roteiros
Segundo o resumo da WGA, a grande maioria dos roteiristas também terá direito a uma “segunda etapa” de desenvolvimento ou será paga para fazer pelo menos uma reescrita de um rascunho de roteiro.
Inicialmente, a AMPTP aceitaria esse termo apenas em roteiros totalmente originais – não incluindo projetos derivados de IPs existentes ou reboots/remakes de títulos mais antigos. Porém, os novos termos do acordo dizem que:
“Uma segunda etapa é necessária sempre que um roteirista é contratado para um primeiro rascunho de roteiro por 200% do [valor] mínimo [para o trabalho, estipulado pela WGA] ou menos, incluindo roteiros originais e não originais”.
A regra também vale para textos “adquiridos fora do processo normal de desenvolvimento”.
7 – Equipes de escrita e Benefícios
Por fim, equipes de escrita (roteiristas que trabalham sempre em dupla ou em um grupo maior) passarão a receber direitos, como benefícios de saúde e previdência, de forma individual.
A partir dos cálculos pertinentes, cada redator receberá um valor integral, mesmo que ainda esteja dividido entre a equipe. Até então, os honorários cobrados pelas duplas ou grupos tinham que ser divididos.
Além disso, quando uma equipe de redatores for contratada para uma série, a contribuição de cada redator da equipe será feita no mínimo semanal completo, em vez de metade do mínimo semanal.
A greve de roteiristas de 2023 se tornou uma das maiores na história de Hollywood, com um total de 148 dias. Durante este período, gravações de diversos filmes e séries foram afetadas, chegando até a paralisação total.
A “votação de ratificação” dos termos acordados entre o sindicato de roteiristas e a AMPTP deve acontecer entre os dias 2 e 9 de outubro.
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Fonte: Variety