Se você faz parte da comunidade gamer, sabe que 26 de setembro não é apenas um dia comum, mas uma data comemorativa para os desenvolvedores e fãs de The Last of Us, que ficou conhecida como o “TLOU Day”.
A celebração não é novidade — pelo contrário. É praticamente uma tradição anual, que acontece há 10 anos. No entanto, muitos fãs (principalmente aqueles que vieram da série) podem não saber o motivo de tanta festança e da escolha da data. Por isso, montamos um breve guia curioso sobre o “TLOU Day”!
O que é o “TLOU Day”?
O primeiro jogo de The Last of Us foi originalmente lançado em junho de 2013 para PlayStation 3 e, se você já o jogou, deve se lembrar que a pandemia do cordyceps começou no dia 26 de setembro de 2003 na história do game.
Logo de cara, o jogo explodiu com uma recepção extremamente positiva da crítica especializada e da comunidade, que foi uma surpresa até mesmo para os desenvolvedores — o estúdio Naughty Dog. O sucesso foi tanto que a própria desenvolvedora teve a ideia de celebrar com os fãs, mas não poderia ser em qualquer data.
Como o jogo foi lançado em junho daquele ano, o estúdio usou o próprio início da pandemia do cordyceps (26 de setembro) para ser algo único e simbólico. A data, naquela época, foi apelidada de “Outbreak Day”. A ideia era usar o dia para celebrar o jogo ao compartilhar novos conteúdos, merchandising e novidades sobre o futuro da franquia com os jogadores.
Assim, a primeira edição da data comemorativa, lá em 2013, teve uma publicação especial no PlayStation Blog, em que o diretor criativo Neil Druckmann revelou um “final alternativo” para The Last of Us — que era, na verdade, uma pegadinha da equipe com Troy Baker, o ator que interpreta Joel no game. Os desenvolvedores também aproveitaram para revelar novidades de Left Behind, que viria a ser uma DLC (expansão) do primeiro jogo.
Toda a ideia foi um sucesso, e a Naughty Dog decidiu manter a celebração, que se tornou uma tradição anual. Desde então, o estúdio usou o 26 de setembro para agradecer a comunidade com mensagens especiais dos desenvolvedores, avatares digitais, papéis de parede, GIFs temáticos, produtos oficiais, artes especiais, notícias do universo de TLOU e mais.
Em 2020, quando o mundo chegou ao ápice da pandemia da COVID-19, o estúdio decidiu mudar o nome da data comemorativa, abrindo mão do “Outbreak Day” (“Dia do Surto”, em tradução livre) e adotando “The Last of Us Day”. Em um comunicado no Twitter (ou X), a Naughty Dog explicou o motivo para a mudança. Veja um trecho abaixo:
“Ao pensarmos nos acontecimentos do ano e nos desafios de enfrentar a COVID-19, não nos sentíamos bem em continuar como ‘Outbreak Day’. Mesmo que o nome e a data estejam relacionados a acontecimentos do jogo, 26 de setembro significa muito mais do que isso. É sobre agradecer o apoio dos fãs. É por isso que, daqui para frente, 26 de setembro será conhecido como ‘The Last of Us Day’ — um nome que também reflete o crescimento da comunidade à medida que damos as boas-vindas a novos fãs.”
Vale ainda ressaltar que o início da pandemia do cordyceps é levemente diferente do que na série da HBO em termos de data. O estopim ainda acontece no dia 26 de setembro na produção live-action, mas é no ano de 2013 — e não 2003. Um detalhe pequeno, mas importante de ser citado. Mas o que importa mesmo é que continua em 26 de setembro, reforçando o “TLOU Day”!
O primeiro jogo de The Last of Us está disponível para PS3, PS4, PS5 e PC. Enquanto a sequência, The Last of Us Part II, está disponível para PS4 e PS5.
A primeira temporada da série inspirada na franquia, que é estrelada por Pedro Pascal e Bella Ramsey, está no catálogo da HBO Max. Uma segunda temporada já foi confirmada.
Acompanhe o NerdBunker também no Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.