Continua após a publicidade..

Baldur’s Gate 3 ou Diablo IV: qual RPG escolher para jogar?

Em 2023, os fãs de RPGs de fantasia foram presenteados com dois grandes lançamentos nos games: Baldur’s Gate 3 e Diablo IV. Ambos têm suas qualidades únicas e oferecem muita diversão, mas, quando se trata de escolher qual deles merece seu investimento de tempo e dinheiro, a decisão pode ser desafiadora.

Como pilares da comunidade de RPGs, as duas franquias conquistaram muitos fãs fiéis. Agora, com o quarto capítulo da série Diablo ganhando novidades e o terceiro de Baldur’s Gate chegando ao Playstation, vamos ajudá-lo a tomar essa difícil decisão.

Qual tem a melhor história?

Imagens de Diablo IV e Baldur's Gate 3
As duas histórias são boas e a resolução está nos detalhes (Blizzard/Larian Studios/Divulgação)

Baldur’s Gate 3 apresenta um enredo clássico de Dungeons & Dragons para manter o jogador envolvido, independentemente do personagem que escolher. Cultos, Devoradores de Mente e problemas típicos de RPGs estão presentes. No entanto, sua menor escala faz com que tudo seja muito pessoal, mas também menos épico do que acontece em Diablo IV, que conta com um mundo maior e side quests variadas, sempre com um toque de sadismo e urgência.

Como o enredo principal de Diablo IV é grandioso, afinal trata da salvação do mundo inteiro, fica fácil se empolgar com a história. Cada momento e batalha contra chefes faz você sentir que o universo é inóspito e a sociedade pode colapsar a qualquer momento. Ambas as histórias são cativantes, mas o título da Blizzard leva a vantagem por ser mais apelativa.

Continua após a publicidade..
  • Veredito: Diablo IV leva vantagem aqui

Qual possui mais conteúdo?

Imagens de Diablo IV e Baldur's Gate 3
Baldur’s Gate 3 e Diablo IV são formados por mundos complexos, mas um se sobressai (Blizzard/Larian Studios/Divulgação)

Os dois mundos são complexos, mas a forma como cada um dos jogos permite a interação do usuário varia muito. Diablo IV é mais direto, o que é interativo e o que não está bem claro e os puzzles são óbvios. Já Baldur’s Gate existe foca no realismo, pelo menos em termos de interações com o universo à volta dos personagens.

Sem falar que, atualmente, existe uma divisão clara na maneira como os jogos são produzidos. Diablo IV segue a abordagem de muitos desenvolvedores da geração atual, com microtransações, conteúdo baseado em temporadas e um desfecho da história que será explorado em futuros DLCs pagos. O lucro é o principal objetivo e até a forma como a história se desenvolve reforça esse ponto.

Baldur’s Gate 3 fica no lado oposto desse aspecto. Sem microtransações, oferece uma história completa e longa já de início. Como ambos têm preços semelhantes, então a escolha em termos de conteúdo favorece o jogo da Larian Studios.

Continua após a publicidade..
  • Veredito: Baldur’s Gate 3 é a melhor escolha neste quesito

E sobre a jogabilidade?

Imagens de Diablo IV e Baldur's Gate 3
Porradaria ou exploração? Cada um dos títulos investe em uma frente diferente (Blizzard/Larian Studios/Divulgação)

A duração de um game pode ser longa, mas não faz sentido passar dias mergulhado nesse mundo se a jogabilidade for tediosa. Ambos os jogos são prazerosos, embora suas jogabilidades sejam bem diferentes, o que é uma coisa boa para quem pretende explorar os dois.

Diablo IV mantém o que tornou a série uma referência para os RPGs de fantasia: ação desenfreada e lutas gratificantes, mas nem sempre complexas. Esse é seu propósito e o título se destaca nisso, especialmente nas batalhas contra chefes, em que o título realmente brilha. O problema é que o game se torna repetitivo e cansa um pouco depois de muitas horas.

E aí Baldur’s Gate 3 leva vantagem, de novo, por ter muitas opções de jogabilidade e exploração. É normal você se deparar com um problema que pode ser resolvido de maneira que outro jogador jamais imaginaria, graças à sua engenhosidade e às habilidades especializadas do seu personagem. Existem muitos momentos “uau” que você só encontrará nesse jogo, exatamente pela liberdade e realismo.

É legal bater e combater sem parar, mas enfrentar um desafio novo e resolvê-lo de forma racional e com liberdade para manipular o ambiente é algo de outro nível.

Continua após a publicidade..
  • Veredito: Baldur’s Gate 3 é melhor em jogabilidade

Qual é o melhor RPG para um videogame?

Imagens de Diablo IV e Baldur's Gate 3
Baldur’s Gate 3 e Diablo IV possuem histórias cativantes, mas uma tem melhor progressão (Blizzard/Larian Studios/Divulgação)

Baldur’s Gate 3 baseia-se fortemente em D&D, o que pode parecer estranho para aqueles que não são fãs fervorosos do jogo de mesa. Com isso, a mecânica de rolagem de dados e algumas questões específicas do RPG analógico podem tornar a experiência cansativa para alguns, principalmente pela lenta evolução.

Diablo IV tem uma longa história com RPGs de fantasia e a fórmula está bem aprimorada. Não é a tà que a franquia é reconhecida como um dos ápices do gênero. No fim, o game da Blizzard é mais fluído em termos de evolução e traz muitas semelhanças em relação aos MMOs mais jogados. Então, quem conhece RPGs só nos videogames, tem boas chances de ficar mais confortável com Diablo IV.

  • Veredito: Diablo IV leva vantagem nesse quesito

Gráficos são importantes. Qual se destaca?

Imagens de Diablo IV e Baldur's Gate 3
Essa categoria foi a mais difícil para ter um vencedor (Blizzard/Larian Studios/Divulgação)

Embora os gráficos nem sempre sejam a principal preocupação dos jogadores de RPGs, eles desempenham um papel importante em qualquer game. Tanto Diablo IV quanto Baldur’s Gate 3 adotam uma perspectiva de câmera de cima, focando em seu personagem.

Dito isso, Diablo IV possui uma câmera mais afastada e gráficos um pouco mais simples, mas quando a tela explode com diversas magias simultâneas, é impossível não se empolgar. Entretanto, como já é de praxe da Blizzard, são as cutscenes que chamam a atenção e merecem ser vistas repetidamente.

Baldur’s Gate 3 utiliza uma câmera com ângulo mais próximo, permitindo mais detalhes em tela, o que é ótimo para compreender as mecânicas do jogo, ainda mais quando você precisa tomar ações específicas, como empilhar caixas ou apagar focos de incêndio. As cenas cinematográficas são boas, embora sejam inferiores às de Diablo IV.

Aqui vai muito do gosto de cada um, mas após muitas horas dedicadas em ambos os games, prefiro o visual de Baldur’s Gate 3.

  • Veredito: empate técnico (com leve vantagem para Baldur’s Gate 3)

Qual vai te fazer querer jogar de novo?

Imagens de Diablo IV e Baldur's Gate 3
Os dois títulos são repletos de opções, mas um deles oferece desenvolvimentos únicos em cada novo jogo (Blizzard/Larian Studios/Divulgação)

A capacidade de começar novamente um jogo que você terminou recentemente é um fator importante ao escolher qual título comprar. Ambos oferecem uma boa dose de rejogabilidade devido à customização de personagens e aos arquétipos de classe. Cada personagem é único, de alguma forma, e as escolhas também. A questão é: quantas vezes você pode jogar antes de enjoar?

Diablo IV oferece cinco classes jogáveis, com muitas maneiras de especializá-las, entretanto, a linha narrativa não muda muito por escolhas de personagens ou classes. Já Baldur’s Gate 3 apresenta 12 classes jogáveis, 46 subclasses, 11 raças e 31 sub-raças.

A quantidade de personagens diferentes que você pode criar nesse título é absurda. Sem falar que as decisões da história podem mudar drasticamente a cada jogada, afinal o jogo permite inúmeras decisões que impactam tanto o andamento, quanto o final da jornada.

  • Veredito: Baldur’s Gate 3 se destaca aqui

E aí, qual escolher?

Imagens de Diablo IV e Baldur's Gate 3
Foi difícil, mas chegamos a um veredito entre Baldur’s Gate 3 e Diablo IV (Blizzard/Larian Studios/Divulgação)

Essa análise pretende te ajudar a definir em qual jogo investir, mas no fim do dia essa é uma decisão muito pessoal de cada um. Quem quer profundidade e imersão, estará melhor com Baldur’s Gate 3, quem quer uma diversão mais direta, focada em combate, também sairá ganhando com Diablo IV.

Mas, prometemos dar um veredito e, com base no que foi discutido aqui, é preciso deixar claro que Baldur’s Gate 3 tem uma leve vantagem. Diablo IV é um grande jogo e vale seu tempo, mas ele simplesmente não consegue acompanhar a qualidade do conteúdo e a diversão proporcionada pelo título da Larian Studios.


Baldur’s Gate 3 está disponível para PC e PlayStation 5. Uma versão para Xbox Series X|S está prevista para este ano, mas ainda sem data certa de lançamento.

Diablo IV está disponível para PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One e PC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *