A notícia que muitos esperavam finalmente foi oficializada: o anime de Solo Leveling chegará ao público em 2024. O webtoon sul-coreano conquistou milhões de fãs pelo mundo, o que explica a expectativa pela adaptação.

Continua após a publicidade..

Muitas pessoas conheceram a obra de Chugong na forma de manhwa, ou seja, como quadrinhos produzidos na Coreia do Sul. No entanto, a história – e sucesso – de Solo Leveling começou antes disso.

Mas, afinal, como surgiu essa história? No texto abaixo, damos mais detalhes para quem está chegando agora e também quer conhecer a jornada de Sung Jin-woo.

O que é Solo Leveling?

Solo Leveling é, originalmente, uma web novel (apenas em texto) criada pelo sul-coreano conhecido como Chugong. A publicação foi iniciada em 2016, na KakaoPage, plataforma digital de quadrinhos e histórias de ficção da empresa Kakao.

Continua após a publicidade..

Na trama, o leitor é apresentado a um universo em que parte dos seres humanos adquire habilidades mágicas. Essas pessoas, geralmente, trabalham como caçadores de monstros assassinos, que vivem dentro de dungeons — ou seja, masmorras infestadas de criaturas, que podem ter diferentes níveis de dificuldade. Tais combatentes são colocados em um “ranking de poder” e o principal objetivo é impedir a aniquilação da humanidade.

Nesse contexto, o jovem Sung Jin-woo é considerado um dos caçadores mais fracos do Rank-E — que já é o nível mais baixo no ranking. O garoto trabalha como caçador para cuidar da irmã mais nova e arcar com os custos hospitalares da mãe, que está desacordada — além de se manter vivo, no geral.

Não há muitas informações sobre Chugong divulgadas na internet, criando um mistério em torno do autor de Solo Leveling (Tappytoon/Reprodução)

A verdadeira história começa quando Sung Jin-woo vai trabalhar em uma dungeon e acaba em uma situação muito mais perigosa do que o previsto. Após o grupo ser quase inteiramente massacrado, e o protagonista sobreviver por pouco, ele é adicionado a um sistema misterioso, se tornando um Jogador.

Continua após a publicidade..

A partir daí, o jovem entra em uma jornada cheia de descobertas, com metas diárias e inúmeras lutas, para aumentar os níveis de suas habilidades no sistema. O que Sung Jin-woo compreende com o tempo é que tais níveis vão muito além dos limites conhecidos até então.

Solo Leveling conquista o público tanto por seu visual quanto por sua história. O webtoon ganhou fama pela alta qualidade das ilustrações, que dão uma identidade forte e, de forma positiva, monstruosa para o enredo. O design de personagens fascina, e a construção de cenas de ação prendem o leitor por vários capítulos.

Além disso, o personagem principal dessa jornada ganha o coração e a empatia do público ao amadurecer progressivamente — adquirindo uma persona matadora e poderosa, mas sem deixar de ser uma “pessoa normal”, que passa por situações que qualquer leitor pode se identificar em certo nível. A vontade de acompanhar Sung Jin-woo até o poder ilimitado, e entender o misterioso sistema que dá vantagem a ele, cresce com o correr da trama, que se engrandece a cada dungeon.

O sucesso de Solo Leveling

Desde o lançamento, em 2016, Solo Leveling conquistou mais de 2,4 milhões de leitores apenas em sua plataforma de publicação original, o KakaoPage. Dois anos depois da estreia no mercado, a webnovel recebeu licenciamento e foi publicada online em inglês, com o título alternativo Only I Level Up. Além disso, a obra também ganhou uma adaptação para o formato webtoon — ou seja, quadrinhos no estilo manhwa sul-coreano publicados em plataformas online.

Continua após a publicidade..

A ilustração foi comandada por Jang Sung-rak, mais conhecido como Dubu (Redice Studio), e a publicação original aconteceu, novamente, por meio do KakaoPage. A empresa também levou a primeira adaptação para o Japão, onde Solo Leveling chamou a atenção de mais de 1 milhão de pessoas.

A apresentação de muitos fãs à Solo Leveling foi esse grande e macabro sorriso… mas não daremos grandes spoilers aos recém-chegados (Tappytoon/Reprodução)

A primeira temporada do webtoon foi concluída março de 2020, com 110 capítulos, enquanto a segunda finalizou a história com mais 69 partes. Os quadrinhos de Solo Leveling chegaram ao “fim definitivo” em dezembro de 2021.

É válido explicar que as aspas foram utilizadas na frase anterior pois Solo Leveling ganhou mais 21 epílogos, completando 200 capítulos da obra de Chugong e Dubu.

Infelizmente, o ilustrador da webtoon faleceu em julho de 2022, aos 40 anos, devido a uma hemorragia cerebral causada por uma doença crônica.

A polêmica Coreia x Japão

Um detalhe importante na história de Solo Leveling é que a novel ganhou uma “segunda versão” no mercado japonês, com algumas mudanças notáveis.

No enredo da obra de Chugong, personagens japoneses são apresentados como antagonistas de algumas situações — o que não foi bem recebido pelo público representado. Como resultado, Solo Leveling ganhou, em janeiro de 2021, uma light novel que, por exemplo, altera o nome do protagonista. Sung Jin-woo, para o público do Japão, se chama Shun Mizushino.

Capa do 1º volume da light novel japonesa de Solo Leveling (Reprodução)

Essa explicação é bastaste válida, pois especulações sugerem que o anime de Solo Leveling adaptará justamente a versão modificada da história — não a original sul-coreana. Além do nome do protagonista, outras alterações já foram mencionadas, mas trataremos desse assunto com mais detalhes em uma publicação futura. Fique de olho.

Onde ler Solo Leveling?

Por fim, quem quiser se preparar para o anime de Solo Leveling em um nível mais alto (trocadilho proposital), todos os capítulos da webtoon estão disponíveis nas plataformas Tappytoon e Tapas. Porém, o serviço libera apenas alguns capítulos sem custo e os quadrinhos podem ser lidos somente em inglês.

Para aqueles que preferem a língua portuguesa, os 200 capítulos de Solo Leveling estão disponíveis no site Manga Livre, traduzidos pela equipe do projeto Neox Scanlator.

A editora NewPop também publica os volumes físicos de Solo Leveling no Brasil.

O anime de Solo Leveling, com produção da A-1 Pictures, tem previsão de lançamento para janeiro de 2024, pela Crunchyroll. Outra adaptação da obra, que deve chegar ainda em 2023, é o videogame no estilo RPG Solo Leveling: Arise, em desenvolvimento pela Netmarble.

Fique de olho por aqui para mais novidades sobre Solo Leveling. Aproveite e siga o NerdBunker nas redes sociais TwitterInstagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.