O que Marvel’s Spider Man 2, Assassin’s Creed Mirage, Super Mario Bros. Wonder, Alan Wake II, Forza Motorsport, Detective Pikachu Returns, Cities Skylines II e Sonic Superstars têm em comum, além de serem alguns dos lançamentos mais esperados do ano? Todos vão chegar em outubro, com apenas dias de diferença.
O que nos leva a mais uma pergunta curiosa: o que fez tantos jogos serem lançados no mesmo mês?
A resposta mais simples é que… não há uma resposta. Pelo menos, não uma exata. Isso porque não existe uma fórmula fixa por trás do planejamento e marketing de um game, então não temos como traçar com certeza um (ou mais) motivos.
No entanto, o que podemos fazer é entender que, na verdade, o processo de escolha de uma data de lançamento é bem mais complexo do que você imagina.
Em um papo com o NerdBunker, Jesús Fabre, consultor de marketing de jogos independentes da Espanha, que trabalhou em títulos conhecidos como Valheim, Horizon Chase e Monument Valley, jogou uma luz sobre o assunto para entendermos (ou, pelo menos, tentar entender) o que aconteceu com o calendário de outubro.
Por trás das cortinas de outubro
O primeiro passo para a escolha de uma data de lançamento normalmente parte de saber quando o desenvolvimento será finalizado. “O primeiro fator é ter o jogo pronto”, explica Fabre. É algo simples e até um tanto óbvio, mas que pode ser facilmente esquecido pela comunidade gamer por ser um detalhe de pré-produção. Mas, basicamente, é assim que a publicadora tem uma base para a data.
A partir disso, a situação se complica porque os bastidores de criação de um jogo nunca será igual ao de outro, e os projetos têm suas próprias particularidades e demandas. Assim, podemos apenas especular e traçar alguns dos possíveis motivos que levaram a tantos títulos na mesma época.
Um deles é a proximidade de outubro com a temporada de fim de ano. Afinal, não é novidade que Black Friday e Natal são as datas mais capitalistas do ano. A chegada no décimo mês é uma boa estratégia para fazer os jogadores hardcore comprarem no lançamento e espalharem a palavra nos meses seguintes até chegar aos ouvidos de um público mais amplo e casual — bem a tempo da época natalina.
Esse fator também ganha peso com a janela do ano fiscal, que começa em abril e termina em março do ano seguinte. Fabre explica que uma empresa recebe os lucros em até três meses após as vendas. Portanto, o que for comprado no Natal, em dezembro, ainda entra no fim do atual ano fiscal, que termina em março de 2024.
Outro ponto levantado pelo consultor em relação ao fim de ano é que empresas maiores, como Sony e Nintendo, não pensam apenas na venda de jogos, mas também de consoles. E, voltando à nossa investigação de outubro, é curioso que Marvel’s Spider Man 2 e Super Mario Bros. Wonder têm justamente o perfil de definir a compra de videogame de alguém — além de até terem ganhado seus próprios consoles temáticos.
“Estamos falando de jogos, mas não podemos esquecer que também há consoles. E sem consoles, os jogos não são nada”, afirma Fabre.
A existência de deadline interno também é um fator importante. Afinal, criar um jogo exige planejamento que vai além de pensar em pixels, mecânicas e programação. Há uma boa dose de burocracia, contratos e comunicação interna para traçar um orçamento para que um projeto seja viável e veja a luz do dia. Assim, uma previsão de entrega normalmente é esboçada nessa etapa.
Quando o jogo em questão ainda lida com publicadoras terceirizadas, o planejamento pode envolver mais metas internas ligadas ao ano fiscal, acordos específicos, contratos com acionistas e por aí vai — o que complicaria mais ainda uma mudança de lançamento, se uma data já passou pela aprovação de várias mãos diferentes.
Outro possível fator que afetaria a definição da data de um jogo é o público-alvo que a desenvolvedora e a publicadora querem atingir, o que também leva ao debate de se arriscar (ou não) contra uma concorrência. Fabre conta que a tática de “fugir de outros lançamentos” é algo que acontece na indústria, principalmente no cenário indie. A ideia é não bater de frente contra títulos muito aguardados ou do mesmo gênero.
No entanto, o contrário também acontece, e outubro pode ser um reflexo disso.
O consultor explica que algumas empresas grandes parecem ter confiança quando decidem manter um jogo mesmo em datas concorridas, possivelmente por acreditarem que têm um público próprio — o que seria o caso da Nintendo com Mario, a SEGA com Sonic, a Pokémon Company com Detective Pikachu e até da Paradox com Cities Skylines.
Algumas mudanças de data também podem refletir que outras empresas pensam diferente. Por exemplo, não é curioso que Assassin’s Creed Mirage foi adiantado para início de outubro e Alan Wake II foi adiado para o fim do mês, se afastando de Spider-Man 2, Super Mario Bros. e Sonic?
Por fim, também podem existir outras particularidades envolvendo os jogos de outubro, além dos fatores mais gerais citados, como Alan Wake II estar tão próximo do Halloween.
Depois de toda a nossa investigação, é nítido que se trata de um assunto complexo, que vai além do fato de um mês estar cheio de lançamentos. Afinal, são vários fatores que podem influenciar e interferir na escolha da data de um jogo — e a verdade é que parece apenas que outubro foi vítima de um emaranhado de planos de diferentes empresas, que acabaram se coincidindo.
Uma coincidência um tanto bizarra, que fará a comunidade ter o lançamento de mais de 10 jogos aguardados no curto período de 31 dias. São eles:
- Hellboy Web of Wyrd – 4 de outubro
- Assassin’s Creed Mirage — 5 de outubro
- Detective Pikachu Returns – 6 de outubro
- Forza Motorsport — 10 de outubro
- Lords of the Fallen — 13 de outubro
- Sonic Superstars — 17 de outubro
- Hot Wheels Unleashed 2: Turbocharged — 19 de outubro
- Endless Dungeon — 19 de outubro
- Marvel’s Spider-Man 2 — 20 de outubro
- Super Mario Bros. Wonder — 20 de outubro
- Cities Skylines II — 24 de outubro
- Metal Gear Solid: Master Collection Vol. 1 — 24 de outubro
- Ghostrunner 2 — 26 de outubro
- Alan Wake II — 27 de outubro
Ei, no fim, o que importa é que saímos ganhando com tantos jogos incríveis a caminho, não é?
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