Lançada em 2021, a animação Invencível adapta a HQ de Robert Kirkman (The Walking Dead), com direito a muita desgraceira e sangue no mundo dos heróis. Após dois anos, o Amazon Prime Video, que produz a série, revelou o episódio especial Apresentando Eve Atômica.
Lançado em meio à San Diego Comic Con 2023, o especial acabou sendo deixado de lado por muitos fãs. Contudo, o episódio de 56 minutos chegou com algumas importantes adições à Invencível e é um ótimo preparativo para o retorno da série.
Traumas marcam a história de Eve Atômica
Após a relação conflituosa entre Mark Grayson, o Invencível (Steven Yeun) e seu pai, Nolan Grayson, o Omini-Man (J.K. Simmons), ser o foco da primeira temporada da produção do Amazon Prime Video, o episódio especial é centrado na origem e juventude da super-heroína Atomic Eve, ou Eve Atômica (vozes originais de Aria Kane e Jazlyn Ione no episódio especial, e de Gillian Jacobs, na animação principal).
O roteiro, escrito por Helen Leigh e Robert Kirkman, é consistente, mas não inova. Ainda distante da versão mais madura de Invencível, Samantha Eve Wilkins lida com a revelação de ser fruto de um maléfico experimento científico, atravessa a descoberta dos superpoderes durante a adolescência e enfrenta suas primeiras batalhas como uma jovem heroína.
Apresentando Eve Atômica também dá destaque para a relação tóxica de Eve com os seus pais — tema comum no universo de Invencível. Adam e Betsy Winkins exigem que a filha superpoderosa seja apenas uma garota “normal”; Eve, porém, tem outros planos para si.
A tudo isso, adicione uma trama trágica de experimentos governamentais. Afinal, além de Eve, novos seres são produzidos em laboratório visando a “perfeição”, contudo, as coisas não saem como o planejado e o resultado são deformações dignas do anime Akira — e a heroína precisa enfrentá-los em sanguinárias lutas.
Eve Atômica explora poderes e animação
Feita a explicação do enredo do episódio especial, vamos aos maiores destaques. Mais de 2 anos separam as produções da primeira temporada de Invencível e de Apresentando Eve Atômica, o que fica evidente quando as duas animações são colocadas lado a lado.
Com cores mais vibrantes e uma maior fluidez, há um avanço estético significativo na representação de Samantha Eve Wilkins e companhia no episódio especial — algo que, esperamos, também esteja presente na segunda temporada de Invencível, agendada para 3 de novembro.
Soma-se a isso, um investimento maior em uma produção que foi muito bem-sucedida para o Amazon Prime Video, como o caso de Invencível.
Outro aspecto que merece uma menção especial é o design de poderes de Samantha. Se na primeira temporada a heroína já demonstrava um pouco de suas habilidades no campo de batalha, no especial, a jovem Eve tem excelentes sequências de ação — como mostra o vídeo abaixo.
The #Invincible Atom Eve Special has some of the best action sequences in the entire series, that shit had me hollering in pure disbelief. INSANE!!! #Invincible20 pic.twitter.com/w2OgNTZOd4
— PSYMIN (@snoboysimon) July 22, 2023
Durante a juventude, Samantha descobre capacidade de alterar as características moleculares daquilo ao seu redor. A ótima sequência de revelação dessas habilidades detalha os poderes da heroína e a mostra alterando a composição de um átomo — e consequentemente, transformando um caderno em vidro.
Ao contrário de cenas mais genéricas em Invencível, a heroína, em seu especial, é capaz de transformar a mão de um de seus oponentes em um paraquedas, faz um pedaço de um viaduto desaparecer do nada e materializa uma poderosa armadura pink para si, entre outros. A abordagem demonstra um maior cuidado dos produtores da série com as habilidades de seus heróis.
Como o episódio especial prepara o retorno de Invencível?
Apesar de o Invencível e Omini-Man aparecerem apenas brevemente no episódio, Apresentando Eve Atômica é um bom preparativo para o retorno da história focada nos dois personagens. Aqui, apesar de não ter grandes novidades, a história é focada em outro personagem carismático no complexo e violento mundo de super-heróis.
O especial, contudo, tem seu brilho próprio e destaca Samantha Eve Wilkins em uma jornada de descobertas e traumas, que dão novas camadas a personagem. A abordagem pode dar origem a histórias inéditas de mais figuras que integram a história dos Graysons, e que não recebem tanta profundidade em Invencível.
Além disso, o avanço na animação e um maior destaque aos poderes de Eve permitem imaginar que a segunda temporada de Invencível chegará em “outro patamar” visual e terá um maior cuidado com os superpoderes de Mark Grayson e companhia. Os novos episódios de Invencível chegam ao Amazon Prime Video em 3 de novembro.
Acompanhe o NerdBunker para ficar por dentro dos acontecimentos da série. Aproveite e siga as nossas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok, e entre no nosso grupo no Telegram.